Cominho é uma planta muito empregada na alimentação e em licores

Inicio » Agricultura » Cominho é uma planta muito empregada na alimentação e em licores
28/08/2019 Por
Cominho é uma planta muito empregada na alimentação e em licores

Podendo ser utilizado para uma série de finalidades, o cominho ganhou espaço na rotina dos brasileiros

Reconhecido como um excelente aliado no momento da digestão, além de uma série de outras questões de saúde, o cominho começou a aparecer cada vez mais no cotidiano das pessoas. Este tempero começou a ser cultivado no Egito antigo e hoje está presente em todo o mundo.

Por isso, o cominho ganhou espaço no mundo inteiro não só em pratos culinários, mas também em chás. O organismo produz enzimas de maneira mais rápida e eficiente após a ingestão do elemento. Confira todas as características e vantagens que o elemento trará para a sua saúde.

Cominho

O que é cominho?

Cominho é um tempero muito famoso. Conhecido cientificamente como Carum carvi, pertencente à família das umbelíferas e é extremamente reconhecido na medicina popular. É indicado, principalmente, quando o assunto é função digestiva. Porém, são outros os tratamentos que podem ser feitos com o uso do elemento.

Para cultivar cominho, é preciso contar com um terreno bem adubado com estrume. A colheita só acontece depois de dois anos, já que, dentro do período, será semeado com um intermediário, o que lhe renderá mais tempo para formação de folhas.

Os grãos estão considerados maduros quando caem com facilidade da planta. Para tirar qualquer dúvida, basta conferir se eles estão em um tom mais parecido com o castanho escuro. O uso de lonas para auxiliar no processo também é comum.

Durante a distribuição, são buscados cominhos que possuem até 98% de pureza e 14% de umidade. Qualquer alteração nesta perspectiva pode fazer com que o cominho traga propriedades de outras plantas, o que atrapalha muito o desempenho de acordo com a finalidade.

Propriedades do cominho

Entre as substâncias conhecidas na composição do cominho, podemos citar a base aromática narcótica, álcool metílico, acetaldeído, diacetil e furfurol. Você também encontra outras substâncias como albuminoides, tanino, cera e óleo gordo.

Foi graças ao seu óleo essencial que o cominho acabou se tornando importante para a saúde. É a substância que age de forma intensa no estômago, estimulando bons fluidos para o funcionamento do intestino e reduzindo a quantidade de ácidos.

Cominho

Aplicação do cominho

Por todas as suas características, o cominho planta é extremamente bem visto por especialistas e consumidores. Seu valor é reconhecido não só pela facilidade na digestão, mas também pelas demais propriedades. Em muitas regiões, o elemento é aproveitado em receitas de pão francês.

O tempero também pode ser aplicado em diversas saladas, principalmente as folhas que possuem uma ação maior em contato com o sistema digestivo. É o caso da couve e do repolho, por exemplo. Mas a aplicação não se dá apenas na alimentação saudável. A especiaria é utilizada em uma série de outras receitas.

Pratos mais básicos também podem receber o cominho na composição, como em molhos e sopas. Verduras cruas, alimentos sem glúten e sem açúcares também podem receber este toque especial. Mas é muito importante não cozinhar o elemento junto ao alimento, acrescentando-o em pó apenas depois que já estiver pronto.

Isso se faz porque o cominho é um condimento extremamente especial e pode perder muitos dos seus nutrientes se cozido por um longo tempo. Há algumas finalidades ainda mais curiosas para o tempo, como a aplicação em massas e pastéis. Mas tudo vai depender do gosto que você quer aplicar ao resultado.

Há uma série de benefícios do cominho. Para facilitar a sua rotina, listamos os principais efeitos causados pelo tempero cominho no corpo.

  • Controle de problemas respiratórios

Fazendo o chá de cominho, você poderá desfrutar de um efeito extremamente expectorando no pulmão. Por isso, o elemento se tornou muito procurado por quem quer realizar tratamentos contra tosse e presença de catarro. É evidente a limpeza nos brônquios e em todo o sistema respiratório.

Isso acontece pelas propriedades encontradas no tempero, que deixam a movimentação do muco acumulado extremamente constante, fazendo com que ele desapareça. Há uma série de propriedades desinfetantes na iguaria, o que faz as bactérias serem eliminadas.

  • Reforço do sistema imunológico

Atuando como uma poderosa antioxidante, a semente do cominho é extremamente rica em vitamina C. Isso faz com que o elemento seja fundamental no reforço das defesas do corpo contra alguns vírus, como gripes e alguns problemas estomacais.

Mas também é importante destacar que o tempero vai ajudar no combate ao estresse, além de evitar inflamações e outros problemas. Tomando o chá, você também pode encontrar uma redução de pressão arterial e combater problemas como a depressão.

  • Controle de anemia

Com grandes doses de ferro em sua composição, o cominho se torna um grande aliado no controle da anemia. O consumo frequente deste elemento é extremamente recomendado pelos médicos. Mas também é importante consumir o elemento na luta contra o cansaço e a ansiedade, por exemplo.

Tudo isso acontece pelo auxílio do elemento na formação da hemoglobina. Isso faz com que a circulação sanguínea aconteça de forma mais intensa, gerando uma maior quantidade de hemoglobina. A participação do ferro neste processo é fundamental.

Cominho

  • Bem-estar da pele

O cominho também é muito importante para quem quer ter uma pele saudável, mais forte e com menos elasticidade. Isso acontece por conta da presença predominante de vitamina E, que combate processos de inflamação e efeitos do envelhecimento.

O chá de cominho é extremamente importante neste processo, porque enriquece o corpo com os nutrientes necessários para a manutenção da pele. Algumas pessoas também aplicam o elemento como água tônica, lavando as regiões que mais precisam de produtos. Indica-se fazer em compressa fria.

As propriedades antioxidantes da iguaria fazem com que os benefícios da pele não sejam apenas externos, mas também internos. O combate a micróbios e bactérias é intenso, gerando anticorpos capazes de evitar uma série de infecções, independente se fungos ou bactérias.

  • Combate a insônia

Por ser rico em vitaminas do complexo B, o cominho é muito eficiente se consumido antes do momento de dormir. Ele pode gerar um efeito hipnótico, permitindo um relaxamento mais veloz do corpo. Indica-se uma mistura com outros alimentos, como bananas ou sopas. O chá também é extremamente eficaz neste momento do dia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo