Como fazer maionese? Conheça 5 deliciosas receitas

Inicio » Agronegócio » Como fazer maionese? Conheça 5 deliciosas receitas
20/10/2020 Por
Como fazer maionese? Conheça 5 deliciosas receitas

Aprender como fazer maionese pode render pratos deliciosos para comer com a família, com os amigos ou a dois. De origem antiga, a maionese surgiu por acidente e desde então tem sido um dos principais pratos em lancherias, restaurantes, hamburguerias e demais estabelecimentos. Logo, saber como fazer maionese é essencial para quem quer impressionar clientes, amigos, entre outros.

O alimento é de fácil preparo e, como fazer maionese não possui grandes complicações, apenas é necessário tomar cuidado para que a mesma não chegue ao ponto de talhar. Ainda assim, é uma mistura de grande popularidade e sabor.

Como fazer maionese

O que é maionese?

Maionese é um preparo muito saboroso. Saber como fazer essa receita é um grande atrativo para quem possui um estabelecimento culinário ou quer agradar os amigos e familiares.

Criada em 1756, a maionese surgiu como uma forma de comemoração pela vitória do Duque de Richelieu. Na ocasião, porém, seriam preparados molhos que teriam como base a nata e o ovo. Entretanto, como não havia ovo na cozinha, o chef francês optou por utilizar o azeite junto aos ovos. Dessa forma, surgiu a maionese tradicional como conhecemos hoje.

Como muitas pessoas sabem como fazer maionese e como a criatividade é algo inacabável no ser humano, logo outros sabores foram rapidamente criados e adaptados para o paladar de terceiros.

Assim, hoje em dia é possível encontrar os mais variados tipos de maionese. Porém, os ingredientes da maionese são basicamente os mesmos, chegando a mudar somente conforme o paladar e preferência da pessoa que está cozinhando.

Supondo que o indivíduo não consuma nada de origem animal, é possível substituir o ovo por algum outro ingrediente que possa ser amassado e transformado em maionese. Além disso, a maionese caseira também pode ser tão ou mais saborosa quanto a maionese industrializada.

Além do sabor, também é mais saudável simplesmente pelo fato de ser consumida fresca, no ponto e com ingredientes naturais. Outrossim, também não possui nenhum tipo de conservante, o que já é meio caminho andado.

Tipos de maionese

Como dito anteriormente, a maionese se modernizou com o passar do tempo e hoje é apresentada em diversos sabores. Com isso, diversos tipos foram criados e comprovam que a mistura é democrática e muito versátil na combinação.

Os tipos mais comuns de maionese feitos aqui no Brasil são:

  • Verde;
  • De alho;
  • Temperada;
  • De leite;
  • Vegana.

Como fazer maionese

Cada receita possui uma característica que a diferencia, apesar de a base de preparo ser basicamente a mesma, com exceção da vegana que não leva ovo. Todas elas são encontradas facilmente em diversos locais.

A maionese verde, por exemplo, consiste em concentrar o sabor da salsa e da cebola, podendo conter hortelã, manjericão ou outro ingrediente. Já a maionese de alho é ótima para ser servida com frango, por exemplo. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar no alho, ou a maionese ficará enjoativa.

A maionese temperada pode ser facilmente confundida com a maionese verde. O fato é que a maionese verde é, literalmente, verde. Por sua vez, a temperada tem como base a maionese tradicional, porém, com diversos outros temperos (cebola, bacon, alho, cenoura, etc).

Em seguida, temos a versão com leite. Essa, tem como objetivo deixar a textura muito mais leve e saborosa, promovendo um menor “peso” no estômago quando consumida. Porém, não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, a não ser que se tenha 100% de certeza que o leite utilizado era sem lactose.

A vegana, como dito anteriormente, não utiliza nada de origem animal. Logo, também se torna um alimento menos calórico e é uma das receitas mais fáceis.

Como fazer maionese

Antes de saber como preparar maionese, é preciso verificar se todos os principais ingredientes da receita estão disponíveis no local. Entre eles:

  • Ovo;
  • Sal;
  • Azeite.

Em alguns casos, será necessário o suco de limão para quebrar um pouco o sabor pesado e enjoativo do azeite junto ao ovo. Porém, esse detalhe também é opcional, já que muitas pessoas preferem com um gosto mais forte do que o comum.

Para a receita de maionese, então, será necessário prosseguir da seguinte forma:

  • 1 ovo cozido;
  • 1 gema crua;
  • Azeite;
  • Sal a gosto.

Corte o ovo cozido ao meio e separe a clara da gema. A gema cozida, coloque em um recipiente separado e acrescente a gema do ovo cru. A clara cozida, pode-se consumir ou usar como decoração para o alimento, caso queira. Há quem goste de guardar a clara crua para utilizar em bolos, omeletes, etc.

Em seguida, esmague um pouco com o garfo, somente para que elas misturem e seja mais fácil caso precise bater a mistura manualmente. Após ter feito isso, acrescente levemente o óleo e vá batendo. Não pare de bater e acrescentar finos fios de azeite, até que a mistura tenha atingido o ponto necessário. Não esqueça de acrescentar o sal.

Para ser muito mais prático, é possível bater todos os ingredientes no liquidificador. Porém, algumas pessoas preferem o método tradicional já que, com ele, é possível controlar mais de perto a quantidade do sal, textura, entre outros aspectos.

Assim, basta colocar em um recipiente e deixar gelar pelo tempo que julgar necessário. Essa, sem dúvidas, é a melhor receita tradicional e também a mais saborosa.

Como fazer maionese

Principais benefícios da maionese para a saúde

Após aprender a fazer, é possível conhecer um pouco dos benefícios que a mesma traz ao organismo. Por conta de não possuir nenhum conservante, quando feita em casa, possui ingredientes naturais e frescos.

Esses ingredientes são ótimos para colaborar com a saciedade, bom funcionamento do intestino, controle do colesterol ruim, problemas vasculares, etc. Afinal, como possui o ovo, que é um ótimo auxiliador de saúde, a maionese pode ser benéfica quando natural e, também, quando consumida moderada e corretamente.

Para quem possui sérios problemas de saúde, o alimento pode ser prejudicial. Portanto, sempre consulte um médico e tente trocar as opções, os ingredientes, método de preparo, etc. Dessa forma, é possível saber como fazer maionese, consumi-la e ainda não correr o risco de que algo não tenha um efeito legal no organismo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo