Lableite é referência para produção leiteira em todas as regiões do Brasil

Inicio » Agronegócio » Lableite é referência para produção leiteira em todas as regiões do Brasil
14/10/2019 Por
Lableite é referência para produção leiteira em todas as regiões do Brasil

O Lableite é um laboratório que preza pelo produto final que chega à mesa dos brasileiros

Uma grande estrutura de ordem pública instaurada no Rio Grande do Sul. Esse é o Lableite, um laboratório que faz todas as análises oficiais nos leites produzidos em território nacional.

O Lableite é reconhecido como uma instituição credenciada por vários órgãos competentes, integrando a RBQL (Rede Brasileira de Qualidade do Leite). É assim que é garantida a confiança quanto ao rastreamento do produto até seu consumidor final.

lableite

O que é Lableite?

Lableite é um laboratório público nascido em 2005. Ele faz parte do Sispel (Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira). Sua atuação se dá no âmbito de pesquisa, bem como de prestação de serviço dentro do ramo qualitativo do leite.

Seu atendimento compreende cooperativas, indústrias de laticínios, órgãos voltados para pesquisa, universidades e produtores particulares. São feitas cerca de 10 mil pesquisas em amostras por mês. Entretanto, a capacidade desse laboratório é de realizar em torno de 60 mil pesquisas em amostra mensalmente.

O que limita esses números é uma equipe reduzida de trabalho que o Lableite ainda tem. São somente 8 integrantes, sendo:

  • 3 empregados;
  • 4 colaboradores;
  • 1 pesquisador coordenador técnico.

O Laboratório de Qualidade do Leite

O Laboratório de Qualidade do Leite é uma organização que, hoje em dia, possui bastante notoriedade no meio. A visibilidade que possui nada mais é que o resultado dos esforços de todos os colaboradores.

A maior motivação da equipe que trabalha no Lableite é alcançar as metas de qualidade dos produtos. Para tal, é necessário o cumprimento minucioso das exigências feitas pelos órgãos certificadores.

lableite

Todas as análises feitas pelo laboratório passam por uma rigorosa auditagem. Entre os requisitos verificados estão:

  • A proteína encontrada no leite;
  • A gordura;
  • O açúcar lactose;
  • Os sólidos;
  • A contagem bacteriana.

Caso esses itens não estejam de acordo com a exigibilidade da certificação para segurança alimentar, o produto não é liberado. Portanto, o padrão de confiabilidade é certo. Assim, consegue-se resultados finais por meio de processos e rotinas que garantem a qualidade na mesa de todos os brasileiros.

O Lableite Embrapa Clima Temperado

O Lableite Embrapa Clima Temperado localiza-se no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Pelotas. Este é o primeiro laboratório do ramo que possui a certificação do Inmetro.

Tal certificação confere à organização pública os selos necessários que reforçam seu intento. Isto é, tudo o que é analisado pelo laboratório passa por critérios dentro da segurança alimentar e o Inmetro garante isso.

lableite

Com os esforços de todos os envolvidos, é notório o comprometimento dentro das pesquisas agropecuárias. A instituição qualifica aproximadamente 10 mil amostras mensais de leite. Os clientes são produtores da região, bem como indústrias e também cooperativas.

A credibilidade do Lableite já alcança patamares maiores desde o seu início, em 2005. A cadeia de produção de leite agora é segura, o que faz com que a atuação da organização seja estratégica. Esta é uma referência para toda a produção leiteira, não só dentro do Estado do Rio Grande do Sul, mas também do país inteiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo