Você sabe como fazer pão caseiro? Nós ensinamos

Inicio » Agronegócio » Você sabe como fazer pão caseiro? Nós ensinamos
05/10/2020 Por
Você sabe como fazer pão caseiro? Nós ensinamos

O pão é um dos alimentos mais difíceis de se desapegar, por isso, muitos têm curiosidade em saber como fazer pão caseiro. Sabe por que é tão difícil deixar o pão para lá? Muitas vezes isso ocorre pois nem todo produto vendido como pão é, de fato, pão. O pão industrializado está no meio-termo entre um alimento processado e um alimento ultraprocessado. Por isso, é tão importante aprender como fazer pão caseiro.

Ao saber como fazer pão caseiro, é possível optar por uma versão menos prejudicial do pão e, assim, continuar consumindo esse alimento que faz parte da mesa de tantas famílias dentro e fora do território brasileiro.

como fazer pão caseiro

Como fazer pão caseiro?

O ato de saber como fazer pão caseiro pode ajudar aquelas pessoas que precisam reduzir o consumo de pão, mas estão acostumadas demais para isso. Dessa forma, é possível reduzir os “venenos” que são colocados no pão industrializado e, dessa forma, realizar uma receita de pão caseiro totalmente diferenciada e de acordo com o gosto das pessoas que consumirão.

O pão caseiro de verdade, aquele que é feito com água, farinha, fermento e sal ainda assim é um alimento processado, mas que pode continuar fazendo parte de uma alimentação balanceada – desde que ela não seja baseada somente em pães, é claro. Isso ocorre pois o pão caseiro não tem os emulsificantes, ácidos graxos, conservadores, fosfato monocálcico, etc.

Caso algum alimento possua um desses ingredientes, significa que ele não é uma comida de verdade e deveria ser descartado agora mesmo. Por isso que de nada adianta comprar pão sem glúten no mercado, se o mesmo ainda possui todos os ingredientes citados acima.

A melhor receita de pão para saber como fazer pão caseiro fofinho leva os seguintes ingredientes:

  • 450ml de água morna;
  • 150ml de óleo;
  • 1 xícara (café) de açúcar;
  • 1 colher rasa (sopa) de sal;
  • 2 colheres (sopa) de fermento para pão;
  • 1 kg de farinha de trigo.

Modo de preparo

  1. Com todos os ingredientes em mãos, é só pegar uma vasilha e colocar a água morna, o açúcar e o fermento e esperar fermentar por mais ou menos 20 minutos;
  2. Depois, é só acrescentar o óleo e a farinha de trigo e sovar;
  3. Após sovar, é necessário dividir a massa em 3 partes iguais, modelá-las e deixar descansando para crescer;
  4. Depois disso, é só levar ao forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos.

Mesmo para quem nunca fez pão, não há erros ao seguir essa receita. Além disso, é uma das melhores formas de como fazer pão caseiro fácil.

como fazer pão caseiro

5 diferenciais do pão caseiro

Muitas famílias estão retomando os hábitos milenares de realizar diversas receitas de pão caseiro. Afinal, ele é muito mais barato pois rende bastante, é fácil e uma ótima forma de passar o tempo.

Alguns dos principais motivos são:

  • Sabor: depois que uma pessoa experimenta um pão feito no conforto de casa, é muito difícil querer comer o pão da padaria ou do mercado. Ele, geralmente, é muito mais macio, tem a massa mais leve, além de ter a opção de comer quentinho com a manteiga derretendo;
  • Saúde: se olhar o verso da embalagem dos pães de forma que são vendidos em mercados, ou mesmo a versão “bisnaguinha”, é possível encontrar diversos conservantes extremamente prejudiciais, além, é claro, dos aditivos. O pão caseiro não leva nenhum emulsificante ou outro ingrediente diferente do que já se tem em casa;
  • Preço: basicamente, é necessário um forno, assadeira, colher e tigela para fazer um pão em casa. Os ingredientes são simples, a não ser que queira experimentar algo diferenciado. A água pode ser qualquer uma filtrada, o sal pode ser o de cozinha e o fermento pode ser o de saquinho. Além disso, é capaz de render um bom tamanho e quantidade;
  • Diminui o estresse: o ato de sovar e modelar a massa do pão é uma atividade muito útil para quem precisa aliviar a tensão. Além disso, o fato de ter que aguardar a fermentação do pão ensina a saber a esperar e controlar a ansiedade;
  • Facilidade: não precisa ser nenhum padeiro profissional para saber como sovar um pão, basta seguir a receita com atenção.

Receitas de pão caseiro

Para quem gosta de uma receita mais prática ou diferenciada, é possível adaptar a receita simples de como fazer pão caseiro e incrementar alguns ingredientes extras para fazer um pão diferenciado e até mesmo para vender. Veja alguns exemplos em seguida.

como fazer pão caseiro

Como fazer pão caseiro recheado

Para fazer o pão recheado, será necessário misturar em um recipiente a farinha, o ovo, o sal, o óleo, a margarina, o fermento e o leite. Misture tudo com as mãos, até a massa se soltar.

Abra a massa com um rolo para que ela fique bem esticada. Recheie com presunto, mussarela, bacon, calabresa, tomate ou qualquer outro ingrediente que queira para o recheio.

Depois é só enrolar como um rocambole, pincelar com gema e levar ao forno por mais ou menos 25 minutos.

Como fazer pão caseiro com fermento seco

Para fazer esse tipo de pão é necessário colocar o ovo, o óleo, a água morna e misturar com um batedor fouet e, em seguida, adicionar o açúcar, fermento e sal e misturar novamente.

Após, você deve adicionar a farinha aos poucos e misturar com as mãos. O ato de sovar e deixar descansando é o mesmo processo citado no início do texto.

Como fazer pão caseiro no liquidificador

Para fazer o pão no liquidificador, basta adicionar o leite, o açúcar, o sal, o fermento, o óleo e a manteiga, bater até misturar e ir adicionando a farinha aos poucos.

Logo após isso, basta sovar a massa e deixá-la lisa para que fique homogênea. Em seguida, basta deixar descansando com o pano por cima durante uns 20 minutos. Após, basta separar e modelar.

Porém, nesse tipo de preparo de como fazer pão caseiro, é necessário, após a modelagem, cobrir com um pano úmido por mais 50 minutos e somente depois levar para assar no forno. No forno a gás, a temperatura deve ser de 200 °C, e no forno elétrico deve ser de 180 °C.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo