Como plantar acerola e as exigências de mercado são as principais dúvidas dos novos produtores rurais que pensam em investir no cultivo da fruta
Alguns números para os interessados em como plantar acerola. A área de cultivo no Brasil atualmente gira em torno de 10 mil hectares. Os principais estados produtores são do Nordeste. Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba, juntos, concentram 60% da produção nacional.
Sem dúvida, algo que os produtores devem ter ciência ao pesquisar sobre como plantar acerola é que as plantações devem ser próximas ao mercado de destino, pois é uma fruta com alta perecibilidade. Além disso, as indústrias exigem frutos com mais de 80% de coloração rosada.
O que é acerola?
Acerola é uma fruta que deriva da aceroleira, planta originária das Antilhas e largamente cultivada em escala comercial na Jamaica, Porto Rico, Havaí e Brasil.
É rica em vitamina A, do complexo B, C, em ferro e cálcio.
Como plantar acerola?
Para saber como plantar acerola, tenha em mente que o clima ideal para fazer uma plantação de acerola deve ser quente, com pelo menos 26 °C, e também deve ser um local que receba chuva com alguma frequência, algo entre 1200 a 1600 mm.
O espaçamento das covas devem ser de 5×5 metros a 6×6. Isto dependerá da fertilidade do solo.
O plantio deve ser realizado preferencialmente no início ou durante os meses da estação de chuvas.
Adubos orgânicos favorecem o desenvolvimento de frutos maiores e principalmente para que a aceroleira produza mais.
Algumas das pragas que atacam a fruteira são formigas, pulgões, cigarrinhas, moscas-das-frutas, cortadeiras e nematoides.
Anualmente, a planta pode registrar de três a mais safras e, após o terceiro ano, as fruteiras adultas chegam a produzir 40 quilos de acerolas por ano, cada planta. Os frutos devem ser colhidos a cada 2 ou 3 dias.
Mudas de acerola
Prosseguindo com os detalhes sobre como plantar acerola, você pode tanto adquirir as mudas de acerola como criar uma muda a partir de sementes.
Sem dúvida, a opção de comprar uma muda já pronta é a mais fácil, pois bastará fazer o transplante para um trecho ensolarado de seu jardim, no entanto, em uma cova grande e que comporte as raízes e o torrão com sobras de espaço.
A cova deverá ser preenchida com terra orgânica principalmente misturada com areia média e jogada nas laterais do torrão. A adubagem tem que contar ainda com composto orgânico curtido e farinha de osso.
O período ideal para o transplante da planta é em época de chuvas.
Para criar uma muda de acerola com sementes, o mais indicado é fazer um enxerto de um ramo de uma aceroleira já produtiva. Para germinar as sementes, é preciso usar um subtrato leve de areia e que seja misturado em igual proporção com vermiculita.
Como plantar acerola no vaso?
Como plantar acerola no vaso? O solo para a plantação de acerola tem quer profundo, areno-argiloso e bem drenado.
É fundamental, contudo, que tenha um vaso grande para garantir que as raízes tenham vasão.
A aceroleira com certeza cresce muito e é provável que precise transplantá-la para vasos maiores conforme for crescendo.
A terra do vaso deve ser adubada. Além disso, o vaso deve ficar em um lugar que receba muito sol.
Para fazer um transplante de uma muda já pronta, preencha a terra em volta do torrão quando este estiver no vaso. A muda tem que ser firmada com uma haste de madeira até que se enraíze no solo.
Siga essas recomendações de como plantar acerola para garantir uma plantação produtiva.