Descubra como plantar acerola e conheça dicas para obter frutas perfeitas

Inicio » Agricultura » Descubra como plantar acerola e conheça dicas para obter frutas perfeitas
14/07/2020 Por
Descubra como plantar acerola e conheça dicas para obter frutas perfeitas

Como plantar acerola e as exigências de mercado são as principais dúvidas dos novos produtores rurais que pensam em investir no cultivo da fruta

Alguns números para os interessados em como plantar acerola. A área de cultivo no Brasil atualmente gira em torno de 10 mil hectares. Os principais estados produtores são do Nordeste. Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba, juntos, concentram 60% da produção nacional.

Sem dúvida, algo que os produtores devem ter ciência ao pesquisar sobre como plantar acerola é que as plantações devem ser próximas ao mercado de destino, pois é uma fruta com alta perecibilidade. Além disso, as indústrias exigem frutos com mais de 80% de coloração rosada.

Como plantar acerola

O que é acerola?

Acerola é uma fruta que deriva da aceroleira, planta originária das Antilhas e largamente cultivada em escala comercial na Jamaica, Porto Rico, Havaí e Brasil.

É rica em vitamina A, do complexo B, C, em ferro e cálcio.

Como plantar acerola?

Para saber como plantar acerola, tenha em mente que o clima ideal para fazer uma plantação de acerola deve ser quente, com pelo menos 26 °C, e também deve ser um local que receba chuva com alguma frequência, algo entre 1200 a 1600 mm.

O espaçamento das covas devem ser de 5×5 metros a 6×6. Isto dependerá da fertilidade do solo.

O plantio deve ser realizado preferencialmente no início ou durante os meses da estação de chuvas.

Adubos orgânicos favorecem o desenvolvimento de frutos maiores e principalmente para que a aceroleira produza mais.

Algumas das pragas que atacam a fruteira são formigas, pulgões, cigarrinhas, moscas-das-frutas, cortadeiras e nematoides.

Anualmente, a planta pode registrar de três a mais safras e, após o terceiro ano, as fruteiras adultas chegam a produzir 40 quilos de acerolas por ano, cada planta. Os frutos devem ser colhidos a cada 2 ou 3 dias.

Como plantar acerola

Mudas de acerola

Prosseguindo com os detalhes sobre como plantar acerola, você pode tanto adquirir as mudas de acerola como criar uma muda a partir de sementes.

Sem dúvida, a opção de comprar uma muda já pronta é a mais fácil, pois bastará fazer o transplante para um trecho ensolarado de seu jardim, no entanto, em uma cova grande e que comporte as raízes e o torrão com sobras de espaço.

A cova deverá ser preenchida com terra orgânica principalmente misturada com areia média e jogada nas laterais do torrão. A adubagem tem que contar ainda com composto orgânico curtido e farinha de osso.

O período ideal para o transplante da planta é em época de chuvas.

Para criar uma muda de acerola com sementes, o mais indicado é fazer um enxerto de um ramo de uma aceroleira já produtiva. Para germinar as sementes, é preciso usar um subtrato leve de areia e que seja misturado em igual proporção com vermiculita.

Como plantar acerola

Como plantar acerola no vaso?

Como plantar acerola no vaso? O solo para a plantação de acerola tem quer profundo, areno-argiloso e bem drenado.

É fundamental, contudo, que tenha um vaso grande para garantir que as raízes tenham vasão.

A aceroleira com certeza cresce muito e é provável que precise transplantá-la para vasos maiores conforme for crescendo.

A terra do vaso deve ser adubada. Além disso, o vaso deve ficar em um lugar que receba muito sol.

Para fazer um transplante de uma muda já pronta, preencha a terra em volta do torrão quando este estiver no vaso. A muda tem que ser firmada com uma haste de madeira até que se enraíze no solo.

Siga essas recomendações de como plantar acerola para garantir uma plantação produtiva.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo