Aprenda como plantar batata doce e as melhores práticas deste cultivo

Inicio » Agricultura » Aprenda como plantar batata doce e as melhores práticas deste cultivo
20/07/2020 Por
Aprenda como plantar batata doce e as melhores práticas deste cultivo

Aprender como plantar batata doce pode fazer bem para você e para o seu negócio

Atualmente, a alimentação saudável está muito em alta, e um dos alimentos favoritos tem sido a batata doce. Por isso, vale a pena aprender como plantar batata doce. Além de trazer diversos benefícios à saúde, o seu plantio é fácil e tem baixo custo.

Confira, no artigo completo e especial que preparamos hoje, como plantar batata doce, alguns dos seus benefícios e veja como está o mercado brasileiro voltado para essa raiz.

Como plantar batata doce

O que é batata doce?

Batata doce é uma raiz tuberosa com sabor adocicado, utilizada para alimentação e na indústria (na produção de biocombustível). Essa planta apresenta dois tipos de raiz: a tuberosa, que é a batata em si, e as raízes secundárias, que são responsáveis por absorver os nutrientes e ajudar no desenvolvimento da planta.

No Brasil, existem 4 variedades de batata doce que são diferenciadas pela cor da casca e da polpa. São elas: batata-branca, roxa, amarela e avermelhada.

A batata branca, também conhecida como angola ou nova terra, tem polpa branca e é pouco adocicada. Por sua vez, as batatas amarela e roxa têm casca e polpa dessas cores e, por serem mais doces, geralmente são usadas na preparação de does. Por último, a batata doce avermelhada possui casca parda e polpa amarela, sendo a mais indicada para assar.

Benefícios da batata doce

A batata doce é consumida como uma fonte de carboidrato saudável, pois ela tem somente 77 calorias e 18,4 gramas de carboidrato a cada 100 gramas cozidas. Além disso, ela é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas A, B, C, E, e K.

Entre os benefícios da batata doce, está sua capacidade de auxiliar no ganho de massa muscular, controlar a glicemia e a pressão arterial. Entretanto, para poder absorver todos esses nutrientes, precisamos nos atentar à forma de preparo.

Em especial, é preciso evitar adicionar produtos gordurosos na preparação da batata doce. O mais saudável é consumi-la assada ou cozida, sempre preservando a casca durante o preparo. Dessa forma, haverá menos perda de nutrientes.

Além dos benefícios para a saúde, o seu plantio também tem muitas vantagens. Uma delas é que não é necessário ter grande habilidade para começar a plantar, uma vez que a hortaliça é fácil de ser tratada. Ademais, a batata doce também pode ser cultivada em um vaso pequeno e não exige grande investimento.

Como plantar batata doce

Mercado brasileiro

A batata doce é a sexta hortaliça mais produzida no Brasil, alcançando a produção anual de 500 mil toneladas. Entretanto, estamos longe de ser o maior produtor do mundo, uma vez que o Brasil representa somente 0,30% da produção mundial.

A plantação de batata doce, nos últimos 10 anos, ocupou cerca de 48 mil hectares, sendo que 44% desse cultivo foi feito no Nordeste do país. Além disso, entre 2004 e 2014, o valor monetário com a batata doce foi de mais de R$ 300 milhões, sendo 50% representados na região Sul do Brasil, e 29% pela região Nordeste (IBGE, 2016).

Como plantar batata doce?

Uma das grandes vantagens de plantar batata doce é a facilidade de manejo, o baixo investimento e o seu ciclo curto de cultura. Embora seja possível comprar mudas de batata doce, o mais indicado para a sua propagação, tanto técnica como economicamente, é o uso de ramas.

A batata doce prefere regiões de clima temperado a quente, com temperatura média de 20 °C. A hortaliça também se dá muito bem com solos úmidos (porém, não encharcados) e com pH em torno de 6, embora ela adapte bem a vários tipos de solo.

Além disso, a batata doce precisa receber boa luminosidade para crescer bem. Entretanto, é necessário tomar cuidado para não exceder mais de 12 horas de luz solar direta, pois isso pode impedir que elas brotem.

Normalmente, o plantio é feito de forma manual. Para isso, faz-se um orifício no solo e deposita-se a base da rama, a cobrindo com terra até a metade do seu comprimento.

O espaçamento mais utilizado para a plantação de batata doce é de 25 a 40 centímetros entre as plantas, e 80 a 100 centímetros entre as leiras (geralmente de 20 a 40 centímetros de altura). Entretanto, para solos mais férteis, é recomendado espaçamentos menores.

Por fim, A batata doce não apresenta nenhum ponto específico para a colheita. No geral, ela pode ser colhida quando atingir aproximadamente 300 gramas, o que pode acontecer de 3 a 5 meses após o plantio.

A colheita pode ser feita de forma manual, abrindo as leiras lateralmente para remover as raízes, ou com o auxílio de máquinas. De qualquer forma, deve-se tomar cuidado para não danificar a raiz tuberosa.

Como plantar batata doce

Como plantar em casa?

Para plantar batata doce em casa, você precisará de um vaso que tenha capacidade de 15 litros (pelo menos), uma batata doce orgânica bem saudável, alguns palitos de dente, um recipiente de vidro com água, terra e substrato de terra.

Antes de tudo, você deve cortar a batata ao meio, inserir alguns palitos e colocá-la em um recipiente com água. Os palitos devem ajudar a batata a ficar somente metade embaixo da água. Por último, acomode o recipiente em uma janela que receba bastante luz do sol.

Depois de um mês, a batata estará coberta de ramificações. Para retirá-las por inteiro, torça cada um dos ramos. Logo em seguida, coloque-os novamente em um recipiente com água para que novos ramos cresçam, formando a raiz da batata. Quando chegar a esse ponto, está na hora de transferir a muda para o vaso.

Para preparar o vaso, insira terra de jardim e substrato de terra até a metade, mantendo a mistura sempre úmida. Por fim, plante as mudas no vaso, cobrindo-as até a metade. Quando a rama atingir a altura do vaso, adicione mais terra, porém, sem cobrir por completo.

Cerda de três meses depois, as batatas estão prontas para serem colhidas. Para isso, com cuidado, retire somente as batatas doces e deixe as ramas no vaso para que elas voltem a brotar depois de alguns meses.

Agora que você já sabe como plantar batata doce e também seus benefícios, então, mãos à obra!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo