Como plantar brócolis: confira dicas práticas e importantes

Inicio » Agricultura » Como plantar brócolis: confira dicas práticas e importantes
04/12/2020 Por
Como plantar brócolis: confira dicas práticas e importantes

Um vegetal bastante versátil, o brócolis é nutritivo e contém vitaminas, fibras, dentre outros componentes benéficos. Por isso, muitas pessoas procuram saber como plantar brócolis, para cultivar em casa.

Os detalhes de como plantar brócolis foram descobertos na Europa, local de origem do vegetal, que hoje já faz parte da mesa dos brasileiros.

Como plantar brócolis

Tipos de brócolis

De nome científico Brassica oleracea, o brócolis é uma hortaliça da família Brassicácea, a mesma da couve-flor, o repolho e couve-comum. Essa planta gosta de climas mais amenos, podendo ter sua produção prejudicada em locais onde o clima é mais quente.

Apesar disso, já existem cultivares com melhoramento genético que podem ocorrer em temperaturas mais elevadas, podendo ser plantadas o ano todo. No entanto, não é recomendado a fazer a colheita com temperaturas quentes ou com excesso de chuva na fase da formação da inflorescência.

No Brasil, por exemplo, há dois tipos de brócolis. O que diferencia um de outro é, basicamente, as características de cultivo.

  • brócolis de cabeça única: essa espécie é considera a mais simples para o plantio e manejo, pois resulta em apenas uma colheita e tem uma duração maior para o consumo após colhido. Essa versão, bastante utilizada para montar pratos congelados, é chamada de brócolis de cabeça devido ao seu formato, pois o que se colhe é uma cabeça única, como se fosse uma couve-flor;
  • brócolis ramoso: esse, mais tradicional, rende várias rebrotas e, consequentemente, várias colheitas, mas seu prazo para consumo é menor após colhido. Em períodos de calor, dura cerca de 18 horas até ser consumido. É chamado de ramoso devido ao fato de produzir mais ramas.

Existem duas variedades mais conhecidas do brócolis ramoso no Brasil, o ramoso santana de inverno e o ramoso piracicaba de verão. Entretanto, se a intenção com o plantio de brócolis é vender aos consumidores, o mais indicado é cultivar o ramoso pois, além de mais produtivo, também é mais saboroso.

Como plantar brócolis

Como plantar brócolis em casa?

Para plantar essa hortaliça em casa, é preciso começar escolhendo a cultivar que melhor se adapta a sua região, levando em consideração também a época de cultivo. Assim, existem as sementes de inverno e de verão, que você pode encontrar em estabelecimentos agropecuários, mercados e estufas que vendam implementos de hortifruti ou distribuidores.

Após, as sementes podem ser desenvolvidas em copinhos ou bandejas de isopor, que vai facilitar o transplantio da muda mais tarde. O transplantio deve ocorrer cerca de 35 dias após o começo do cultivo, ou quando a planta já tiver entre quatro a seis folhinhas, é possível transplantar para o solo já preparado com alguns dias de antecedência (cerca de 10 dias).

O solo para brócolis pode ser preparado com nitrogênio, fósforo, potássio, além de boro e enxofre. O ideal é buscar ajuda de um profissional para analisar a área do plantio e então recomendar as doses exatas de cada insumo.

Já no campo, as mudas precisam de um metro de espaçamento entre linha e 0,5 entre as plantas. É provável que as plantas necessitem de reposição de nutrientes no solo pelo menos a cada quinze dias.

Ao final, o brócolis ramoso normalmente pode ser colhido após 75 dias depois do transplantio, enquanto o brócolis de cabeça pode levar até 110 dias.

Assim, para que o cultivo saia de acordo com o esperado, é aconselhável a orientação de um profissional da agronomia, para não ter erro na hora de aprender como plantar brócolis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo