Descubra como plantar mamão para obter frutas com qualidade e volume

Inicio » Agricultura » Descubra como plantar mamão para obter frutas com qualidade e volume
18/07/2020 Por
Descubra como plantar mamão para obter frutas com qualidade e volume

Entender como plantar mamão colocará à sua disposição uma verdadeira delícia, tanto alimentícia quanto medicinal

Com o propósito de saber como plantar mamão, você poderá cultivar uma horta orgânica ou plantá-lo em vasos. De tal sorte que, em sua casa, você disporá de uma planta com inúmeras propriedades medicinais, além de ter frutas altamente saborosas.

Do mesmo modo, o mamoeiro ajuda na digestão, é laxante, diurético, cicatrizante e anti-inflamatório. Como resultado, se decidir consumir as sementes, terá um grande aliado ao tratamento de verminoses e à limpeza estomacal. No momento em que souber como plantar mamão, certamente, você ficará gratamente surpreso!

Como plantar mamão

O que é mamão?

Mamão é uma fruta tropical, rica em vitaminas A e C, muito comum no Brasil.

Em princípio, antes de dominar as técnicas e obter os conhecimentos necessários para o plantio, é imprescindível conhecer melhor a fruta, não é mesmo? Embora o mamão seja oriundo de um arbusto frutífero, ele é muito popular em nosso país, tanto que o Brasil ocupa uma posição de destaque na produção mundial da fruta.

Primordialmente, a planta é originária da América tropical. Porquanto trata-se de uma região na qual dificilmente ocorrem geadas ou baixas temperaturas, o clima é bastante propício para o crescimento e desenvolvimento saudável de mamoeiros.

Ainda assim, as variedades mais cultivadas em nosso país são a variedade Improved Sunrise Solo (de mamão havaí), a Sunrise Solo (mamão papaia e havaí) e a Formosa (mamão híbrido Tainung).

Ainda que as frutas possam ser consumidas in natura, elas são comercializadas, também, a partir do processo de cristalização, em néctares, em sucos, em geleias e em conservas.

Não apenas as frutas são aproveitáveis: os caules podem, também, ser consumidos, sobretudo, como matérias-primas de geleias.

Tipos de pés de mamão

Ao passo que há mamoeiros que não dão frutas, é necessário entender que existem três diferentes tipos de pés de mamão:

  • Macho: ele não gera frutos. Assim, para reconhecê-lo, é necessário aguardar que dê flores que, por sua vez, ficam dependuradas em hastes finas que partem de seu tronco;
  • Fêmea: esse tipo gera frutos. Porque ele é polinizado por um mamão hermafrodita ou um macho. Anteriormente, sua identificação é facilitada pelo fato de que as flores ficam grudadas ao tronco e são comparativamente maiores. Enfim, outro modo de identificar um mamoeiro fêmea consiste em observar seus frutos, que são mais arredondados;
  • Hermafrodita: além disso, temos os pés de mamão hermafrodita, que apresentam características dos dois tipos precedentes.

Por exemplo, além dos benefícios citados anteriormente, o mamão é rico em diversos nutrientes, como fibras, açúcares, vitaminas K, E e C. De fato, encontra-se, também, minerais em sua composição, entre os quais sódio, zinco, potássio, magnésio, fósforo, entre outros.

Uma planta tão relevante merece a chance de ser cultivada, não é mesmo?

Como plantar mamão

Como plantar mamão anão?

Então, chegou a hora de mostrar a você como plantar mamão. Ao mesmo tempo, vale a pena lembrar que uma das variedades mais interessantes para ter como plantar mamão em vaso é a variedade conhecida como “mamão anão”.

Nesse sentido, o plantio em vasos é relativamente fácil. Por certo, é preciso levar em consideração, para ter como plantar mamão anão, que se trata de uma pequena árvore, cuja vida é curta. Dessa maneira, você pode efetuar os cultivos de qualquer variedade em vasos, porém, como ressaltamos, essa é a variedade mais indicada a esse fim.

Em resumo, caso não a consiga encontrar, é possível tomar medidas para evitar que o seu mamoeiro – seja do tipo que for – não cresça exageradamente. Só que o plantio, geralmente, é realizado por meio de sementes extraídas de uma fruta madura. Para tanto, basta retirar as pequenas sementes e deixá-las secar por alguns dias.

A escolha do vaso

Já que um contêiner, com 50 centímetros de diâmetro e 60 litros, é capaz de abrigar uma árvore de cerca de um metro e meio, é altamente recomendável obter um vaso nessas dimensões.

Assim, esse recipiente deve ser lavado com água e sabão neutro, deixando-o secar ao ar livre. Decerto, o melhor a fazer é posicionar esse recipiente no lugar em que deseja cultivar seu mamoeiro.

Salvo você tenha um carrinho apto a mobilizar esse contêiner, também poderá utilizá-lo. Antes de mais nada, se decidir mover o vaso futuramente, lembre-se de que ficará excessivamente pesado para carregá-lo com as mãos.

O preparo do solo

Quanto ao preparo do solo, tenha em mente que o pé de mamão se beneficiará de substratos ricos em nutrientes. Em conclusão, prepare o solo com duas partes de compostagem e mais uma parte do próprio solo.

Sobretudo, as frutas crescem bem em solos rochosos, arenosos ou argilosos, cujo pH (medida que serve para indicar a sua solidez em soluções aquosas) varia de 5 a 8. Assim, os solos não podem ser muito alcalinos ou demasiadamente ácidos.

Como plantar mamão

O plantio de mamão

Nesse sentido, quando chegar a hora de plantar, você deve molhar abundantemente a terra do seu vaso, a fim de deixá-la umedecida. Como se deseja obter tal efeito, coloque diversas sementes no recipiente para assegurar seu nascimento.

A menos que você seja muito apressado, um tempo de espera de, no máximo, três semanas, será suficiente para deixar somente uma, transplantando as demais para outros recipientes.

Depois que mais 15 dias se passarem, as suas plantinhas já começarão a emergir saudavelmente da terra. Mesmo que os mamoeiros apreciem bastante luz solar e água – algo que a natureza, por si só, garante –, não deixe de molhar bem e evitar que o solo, embora úmido, fique encharcado.

Mesmo que note um rápido crescimento da planta, não deixar de aumentar, paulatinamente, a quantidade de água. No momento em que plantar mamões em sua própria casa, assegure-se de que sua planta receberá luz solar (entre 6 a 8 horas por dia, pelo menos).

Desde que essa medida seja de alta relevância, é conveniente estar ciente que todos os pés de mamão se desenvolvem melhor e dão frutos de maior qualidade quando recebem sol pleno.

O adubo

Posteriormente, na fase de adubagem, lembre-se de que os mamoeiros devem ser adequadamente alimentados. Caso contrário, não crescerão saudável e rapidamente. Então, o indicado é adicionar cobertura morta, esterco ou compostos orgânicos ao solo.

Todavia, se você deseja ter como plantar mamão eficientemente, uma boa dica consiste na aplicação de fertilizantes, tais como o nitrogênio-fósforo-potássio (N-P-K). Antes de tudo, porém, garanta as seguintes proporções: 14-14-14 ou 10-10-10.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo