Como plantar maracujá? Veja aqui as principais dicas!

Inicio » Agricultura » Como plantar maracujá? Veja aqui as principais dicas!
08/12/2020 Por
Como plantar maracujá? Veja aqui as principais dicas!

Como plantar maracujá no Brasil? Felizmente não é um trabalho muito complicado em nosso país, porque o clima tropical brasileiro é perfeito para a plantação do fruto. Os números não deixam mentir: o Brasil é o maior produtor mundial de maracujá.

Ainda sobre como plantar maracujá: é vital que o maracujazeiro seja plantado em área muito espaçosa para que possa se espalhar, pois é uma planta sensível, por isso, facilmente danificável ao encontrar entraves no seu florescer.

Como plantar maracujá

O que é maracujá?

Maracujá é o fruto de uma planta trepadeira semilenhosa de nome científico Passiflora edulis e é nativa do sudeste do Brasil.

Popularmente conhecida como maracujazeiro, as sementes da planta é a origem do fruto conhecido como maracujá.

O fruto é ovoide, redondo, amarelo ou púrpura escuro quando está maduro e seu interior suculento é marcado por grande quantidade de sementes.

É típico de regiões tropicais e zonas subtropicais da América. A fruta é utilizada principalmente para fazer sucos, mas também muito usada para fazer polpa de maracujá. Em algumas situações, é misturada no suco de outros frutos, como o de laranja.

O maracujá é polinizado por abelhas grandes conhecidas como mamangavas.

O fruto é famoso por ser tranquilizante, mas a fama, apesar de ter fundamento, foi propagada de maneira equivocada.

Não é o fruto que provoca relaxamento, mas as folhas localizadas na sua superfície que têm esse efeito quando fervidas em água, ou seja, quando consumidas na forma de chá.

Plantio de maracujá

Como fazer o plantio de maracujá?

Sem dúvida, é preciso analisar as condições do solo e do clima antes de começar o plantio. As primeiras dicas foram dadas mais cedo: o fruto maracujá se dar melhor em regiões de altas temperaturas, de clima tropical e subtropical e precisa de espaço privilegiado para desenvolvimento pleno.

Após localizar o lugar de plantio ideal, o próximo passo é preparar as sementes.

Existem sementes da fruta vendidas em supermercados e lojas especializadas, mas elas podem demorar muito tempo para germinarem, até meses. Uma alternativa melhor é fazer uso de sementes recém-colhidas.

Uma maneira fácil de obtê-las é comprar um maracujá maduro e, alguns dias antes do plantio, abri-lo e coletar as sementes.

Ponha as sementes em uma peneira. Depois, precisará retirar a polpa nas sementes. Para isso, esfregue-as.

Peneire e depois lave-as com água. Coloque-as na sombra por alguns dias para secar – de 3 a 4 dias.

Se você decidir usar as sementes imediatamente para plantio depois de lavadas, o tempo médio de germinação é de 10 a 20 dias.

Você pode armazenar as que eventualmente sobrarem. Para um bom armazenamento, coloque-as em um saco plástico e guarde-o na geladeira, fechado, por até 6 meses.

Como plantar maracujá

Plantando maracujá no solo

Sem dúvida, o plantio no solo é um ponto-chave sobre como plantar maracujá. A área de plantio tem que ser bem espaçosa para garantir o desenvolvimento da planta sem obstáculos que possam a vir a danificá-la, o que facilmente pode ocorrer por se tratar de uma espécie frágil.

No entanto, o modo ideal de plantação de maracujazeiro não é diretamente no solo, mas sim iniciando o plantio de mudas em um recipiente separado e depois transportando-as ao local definitivo.

Nesse recipiente, deve conter os seguintes elementos:

  • Solo;
  • Adubo;
  • Terra.

Esses elementos devem ser misturados. Detalhe em relação ao solo é que é recomendável neutralizá-lo com a aplicação de calcário ou cinzas de madeira – isto porque o maracujazeiro é sensível à acidez.

Faça furos usando uma vara, de preferência, de modo que se respeite distância, entre eles, de 5 cm.

Para fazer a plantação das sementes, não é preciso cavar um buraco de muita profundidade. Dois centímetros abaixo da terra são o bastante.

Cubras as cavidades com terra fina depois que inserir as sementes. Após o plantio, umedeça imediatamente o solo.

Agora o trabalho é só o de regar o plantio de forma ocasional quando a terra estiver seca. Mas um detalhe importante sobre esse trabalho é que o solo deve ficar apenas umedecido, não encharcado.

Transferindo as mudas de maracujá

Seguindo com a postagem sobre como plantar maracujá, o momento de transferir as mudas para o local definitivo se verifica pelo tamanho das plantas. Quando alcançarem altura de 20 a 25 cm, é chegado o momento de fazer a transferência.

Esse local definitivo precisa atender alguns requisitos para o bom desenvolvimento da planta. Um deles é que receba boa incidência de sol por pelo menos 5 horas.

O solo também tem que receber preparação, como a que foi feita na do recipiente separado. O solo do vaso tem que ser transportado ao local definitivo.

Depois de concluído o transporte, a terra deve ser regada 2 vezes por dia.

As frutas começam a surgir, normalmente, a partir do quinto mês da transferência.

Como plantar maracujá

Como plantar maracujá em vasos?

Caso seu interesse seja pelo tema “como plantar maracujá em vasos”, o procedimento não difere muito dos primeiros passos mostrados acima. As melhores sementes são as frescas, extraídas do fruto maduro.

Depois de limpas, devem ser colocadas em um recipiente à parte, no caso, o vaso, com terra tratada para diminuir a acidez, para depois, algumas delas, se tiverem em grande quantidade no vaso, serem transferidas em definitivo quando alcançarem altura de 20 a 25 cm.

O que deve se atentar é sobre as dimensões do vaso e a quantidade de sementes a se plantar.

O vaso deve ter capacidade mínima de 50L. Precisa ser preenchido com substrato e ter pequenos sulcos para que a umidade não afete as sementes.

Para um vaso de 50L, 6/7 sementes são suficientes.

Melhor época para plantar maracujá

Qual a melhor época de plantar maracujá em seu estado? Varia de região para região e o motivo dessa variação é o clima.

Deve se observar o clima para poder definir a época ideal de plantio de maracujá. A planta e a fruta se desenvolvem bem em climas tropicais, com temperaturas acima de 20 °C, no mínimo, e acima de 25 °C, como condição ideal.

Por isso, atente-se bem na região onde reside quais meses do ano costumam ter dias muitos quentes. Clima e espaço são fundamentais quando o assunto se trata de como plantar maracujá.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo