Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial

Inicio » Agricultura » Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial
31/05/2019 Por
Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial

A groselha é uma fruta rica em vitaminas e minerais importantes para o organismo

A groselha é nativa da Europa e do Norte dos Estados Unidos. O maior produtor mundial da fruta é a Indonésia, seguido das Filipinas. O Brasil está em quatro nesse ranking, e continua crescendo a partir do investimento de produtores rurais no país. As regiões Sul e Sudeste brasileiras são as que mais se destacam, em especial o Sul de Minas Gerais.

O consumo da groselha, além de muito saboroso, é benéfico para um melhor funcionamento do organismo. A fruta é capaz de regular o níveis de colesterol ruim no sangue e fortalecer o sistema imune. Além disso, é de caráter diurético e pode ajudar em um melhor fluxo do intestino. Também conta com a presença de ferro e zinco, responsáveis pela saúde dos ossos.

Groselha

O que é groselha?

A groselha é uma fruta vermelha e pequena de origem europeia. Esta fruta é nativa de regiões de inverno intenso e verão úmido. Ela é muito confundida com a pitanga por conta do tamanho reduzido, e mede cerca de 2 centímetros. Além disso, é de rápido crescimento e apresenta afiados espinhos por todo o seu ramo, podendo atingir até 6 pés de altura.

Existem vários tipos de groselha, e as três principais são:

  • vermelha
  • verde
  • preta

A groselha do tipo vermelha é mais cultivada nos Estado Unidos e no Canadá. Na Europa, as épocas do ano mais comuns de se encontrar este fruto são entre os meses de julho e agosto. Já no Brasil, é possível encontrar em plantações as variações da fruta em vermelho e preta, de origem europeia.

Apesar de pouco conhecida, sua muda pode ser plantada entre os meses de inverno, de julho até agosto. Além disso, a planta deve ser protegida do sol intenso, pois não se adapta facilmente ao clima e necessita de adubação orgânica.

Entre as suas principais propriedades, podemos citar características diuréticas, antissépticas, tônicas, laxantes e depurativa; ou seja, ajuda a eliminar toxinas. Além disso, a fruta apresenta um alto índice de vitamina A e C, potássio e ferro em sua composição.

Esta fruta serve para diversos tipos de indústrias como a alimentícia, por exemplo; sendo usada na composição de xaropes, sucos e geleias, entre outros. Sendo assim, a groselha é um dos principais ingredientes encontrados na culinária do norte da Europa.

O modo de consumo mais comum em todo o mundo é com a fruta in natura. Além de deliciosa, ela é também uma fonte rica em proteínas essenciais. Apesar do amplo uso na culinária, a fruta é comumente utilizada para se fazer o licor.

A groselha é nativa da Europa e da Ásia

Quais são os benefícios da groselha?

Além de muito saborosa e de fácil consumo, a groselha carrega diversos benefícios para o organismo. A fruta contém uma vasta composição de vitaminas e minerais que são auxiliares para um melhor funcionamento do organismo humano. Ela é recomendada para todos, em especial para os diabéticos.

A groselha é capaz de equilibrar o metabolismo e, por isso, faz com o que o corpo responda com maior facilidade à doses de insulina diárias. Além disso, a presença da vitamina C faz com o que o pâncreas funcione melhor.

Os principais benefícios da groselha são:

  • Melhora a visão;
  • Ajuda a melhorar as atividades cerebrais, como a concentração;
  • Auxilia no controle da diabetes;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a saúde capilar e estimula o crescimento dos fios;
  • Melhora na saúde bucal e pode acelerar tratamentos de problemas na gengiva;
  • Evita problemas urinários e combate infecções;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim e estimula a produção de lipoproteína;
  • Reduz os sintomas da menopausa e melhora o fluxo de sangue no organismo;
  • Favorece o sistema imunológico;

A groselha contém um alto índice de vitamina C em sua composição, que é conhecido como um dos principais auxiliares para o favorecimento do sistema imune. Deste modo, o consumo em quantidades adequadas, sem exageros, pode aumentar e fortalecer o funcionamento desse sistema.

Assim, é possível reduzir as chances da manifestação de diversas doenças, como a anemia, por exemplo. Além disso, a melhora na circulação sanguínea é capaz de proporcionar bem-estar para o organismo e reduzir as taxas de colesterol ruim, conhecido por LDL.

Os benefícios da groselha preta

Diferente da groselha vermelha mais comum que vemos no dia a dia, a do tipo preta é considerada a mais benéfica entre os tipos da fruta. Além disso, ela é também é vista como a mais saborosa e aromática.

A fruta é rica em antocianinas que são responsáveis pelo combate de processos inflamatórios, o seu efeito no organismo é semelhante ao da aspirina, por exemplo.

O chá da groselha preta é utilizado para tratamentos da gota e hidropsia, além disso também pode auxiliar no combate de tosses por inflamação e dores de garganta. Já o xarope deste tipo de groselha é indicado para o tratamento da doença coqueluche e outras doenças infecciosas.

Outro detalhe importante sobre este tipo de groselha é por conta da imensa quantidade de benefícios, ela contém até duas vezes mais potássio que bananas e até quatro vezes mais vitamina C que laranjas. Entretanto, é importante lembrar que seu consumo deve ser moderado para não causar nenhum dano ao organismo por excesso de ingestão da fruta.

A groselha é uma fruta rica em proteínas

Cultivo da groselha no Brasil

O Brasil é o quarto maior produtor de groselha no mundo desde 2013, sendo a região Sul a mais ativa na produção. Os valores anuais de produção chegam perto das 3 milhões de toneladas, e o cultivo é feito no fim do outono; tendo suas raízes se desenvolvendo ao longo do ano.

Os arbustos necessitam ser podados em períodos regulares como forma de manter a plantação saudável e longe de pragas danosas.

A groselha necessita de solos bem drenados e não pode ter contado com luz solar intensa. A árvore da planta pode atingir até 6 metros de altura, o amadurecimento das mudas acontece em entre um período de 5 até 7 anos após o plantio.  Para a colheita, é importante se atentar para a aparência dos cachos e certificar de que estão maduros. No momento do corte do cacho, é recomendado a retirado por inteiro como forma de garantir uma melhor conservação.

3 Replies to “Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo