Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial

Inicio » Agricultura » Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial
31/05/2019 Por
Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial

A groselha é uma fruta rica em vitaminas e minerais importantes para o organismo. Ela é nativa da Europa e do Norte dos Estados Unidos. O maior produtor mundial da fruta é a Indonésia, seguido das Filipinas. O Brasil está em quatro nesse ranking, e continua crescendo a partir do investimento de produtores rurais no país. As regiões Sul e Sudeste brasileiras são as que mais se destacam, em especial o Sul de Minas Gerais.

O consumo da groselha, além de muito saboroso, é benéfico para um melhor funcionamento do organismo. A fruta é capaz de regular o níveis de colesterol ruim no sangue e fortalecer o sistema imune. Além disso, é de caráter diurético e pode ajudar em um melhor fluxo do intestino. Também conta com a presença de ferro e zinco, responsáveis pela saúde dos ossos.

  1. O que é groselha?
  2. Quantos tipos de groselha existem?
  3. Quais são os benefícios da groselha?
  4. Os benefícios da groselha preta
  5. Cultivo da groselha no Brasil
  6. Origem da groselha
  7. Tipos de groselha
  8. Como plantar groselha?
  9. Cuidados com o pé de groselha
  10. Doenças e pragas da groselheira
  11. Usos da groselha
  12. Chá de groselha
  13. Suco de groselha
  14. Xarope de groselha
  15. Como se faz groselha?
  16. Groselha na maçã do amor
  17. Cebola em conserva com groselha
  18. Versatilidade da groselha

A groselha é uma fruta rica em protéinas

O que é groselha?

A groselha é uma fruta vermelha e pequena de origem europeia. Esta fruta é nativa de regiões de inverno intenso e verão úmido. Ela é muito confundida com a pitanga por conta do tamanho reduzido, e mede cerca de 2 centímetros. Além disso, é de rápido crescimento e apresenta afiados espinhos por todo o seu ramo, podendo atingir até 6 pés de altura.

Quantos tipos de groselha existem?

Existem vários tipos de groselha, e as três principais são:

  • vermelha
  • verde
  • preta

A groselha do tipo vermelha é mais cultivada nos Estado Unidos e no Canadá. Na Europa, as épocas do ano mais comuns de se encontrar este fruto são entre os meses de julho e agosto. Já no Brasil, é possível encontrar em plantações as variações da fruta em vermelho e preta, de origem europeia.

Apesar de pouco conhecida, sua muda pode ser plantada entre os meses de inverno, de julho até agosto. Além disso, a planta deve ser protegida do sol intenso, pois não se adapta facilmente ao clima e necessita de adubação orgânica.

Entre as suas principais propriedades, podemos citar características diuréticas, antissépticas, tônicas, laxantes e depurativa; ou seja, ajuda a eliminar toxinas. Além disso, a fruta apresenta um alto índice de vitamina A e C, potássio e ferro em sua composição.

Esta fruta serve para diversos tipos de indústrias como a alimentícia, por exemplo; sendo usada na composição de xaropes, sucos e geleias, entre outros. Sendo assim, a groselha é um dos principais ingredientes encontrados na culinária do norte da Europa.

O modo de consumo mais comum em todo o mundo é com a fruta in natura. Além de deliciosa, ela é também uma fonte rica em proteínas essenciais. Apesar do amplo uso na culinária, a fruta é comumente utilizada para se fazer o licor.

Quais são os benefícios da groselha?

Além de muito saborosa e de fácil consumo, a groselha carrega diversos benefícios para o organismo. A fruta contém uma vasta composição de vitaminas e minerais que são auxiliares para um melhor funcionamento do organismo humano. Ela é recomendada para todos, em especial para os diabéticos.

A groselha é capaz de equilibrar o metabolismo e, por isso, faz com o que o corpo responda com maior facilidade à doses de insulina diárias. Além disso, a presença da vitamina C faz com o que o pâncreas funcione melhor.

Os principais benefícios da groselha são:

  • Melhora a visão;
  • Ajuda a melhorar as atividades cerebrais, como a concentração;
  • Auxilia no controle da diabetes;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a saúde capilar e estimula o crescimento dos fios;
  • Melhora na saúde bucal e pode acelerar tratamentos de problemas na gengiva;
  • Evita problemas urinários e combate infecções;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim e estimula a produção de lipoproteína;
  • Reduz os sintomas da menopausa e melhora o fluxo de sangue no organismo;
  • Favorece o sistema imunológico;

A groselha contém um alto índice de vitamina C em sua composição, que é conhecido como um dos principais auxiliares para o favorecimento do sistema imune. Deste modo, o consumo em quantidades adequadas, sem exageros, pode aumentar e fortalecer o funcionamento desse sistema.

Assim, é possível reduzir as chances da manifestação de diversas doenças, como a anemia, por exemplo. Além disso, a melhora na circulação sanguínea é capaz de proporcionar bem-estar para o organismo e reduzir as taxas de colesterol ruim, conhecido por LDL.


Os benefícios da groselha preta

Diferente da groselha vermelha mais comum que vemos no dia a dia, a do tipo preta é considerada a mais benéfica entre os tipos da fruta. Além disso, ela é também é vista como a mais saborosa e aromática.

A fruta é rica em antocianinas que são responsáveis pelo combate de processos inflamatórios, o seu efeito no organismo é semelhante ao da aspirina, por exemplo.

chá da groselha preta é utilizado para tratamentos da gota e hidropsia, além disso também pode auxiliar no combate de tosses por inflamação e dores de garganta. Já o xarope deste tipo de groselha é indicado para o tratamento da doença coqueluche e outras doenças infecciosas.

Outro detalhe importante sobre este tipo de groselha é por conta da imensa quantidade de benefícios, ela contém até duas vezes mais potássio que bananas e até quatro vezes mais vitamina C que laranjas. Entretanto, é importante lembrar que seu consumo deve ser moderado para não causar nenhum dano ao organismo por excesso de ingestão da fruta.

Cultivo da groselha no Brasil

O Brasil é o quarto maior produtor de groselha no mundo desde 2013, sendo a região Sul a mais ativa na produção. Os valores anuais de produção chegam perto das 3 milhões de toneladas, e o cultivo é feito no fim do outono; tendo suas raízes se desenvolvendo ao longo do ano.

Os arbustos necessitam ser podados em períodos regulares como forma de manter a plantação saudável e longe de pragas danosas.

A groselha necessita de solos bem drenados e não pode ter contado com luz solar intensa. A árvore da planta pode atingir até 6 metros de altura, o amadurecimento das mudas acontece em entre um período de 5 até 7 anos após o plantio.

Para a colheita, é importante se atentar para a aparência dos cachos e certificar de que estão maduros. No momento do corte do cacho, é recomendado a retirado por inteiro como forma de garantir uma melhor conservação.

Origem da groselha

A groselha é uma fruta original das regiões de clima temperado, como o Norte dos Estados Unidos e alguns países da Europa. Embora no Brasil essa fruta seja bastante conhecida por causa do seu xarope, a verdade é que ela é bastante versátil, podendo ser consumida in natura, em diversas receitas e até como cerca viva.

Em seguida, vamos saber mais sobre como plantar groselha, quais cuidados essa planta necessita e quais são as principais doenças que afetam seus cultivares. Também, veremos algumas dicas de receitas práticas e saborosas com essa fruta.

Tipos de groselha

A groselha é uma fruta pequena produzida em plantas arbustivas de porte baixo. Contudo, isso pode variar de acordo com os tipos de groselha, já que algumas espécies podem medir até 1,8 metro de altura. De fato, existem diversas espécies de groselheiras, embora apenas quatro delas sejam bem conhecidas no Brasil.

Em primeiro lugar, a espécie mais famosa dessa fruta é a groselha vermelha, também chamada de Ribes rubrum. Essa variedade é original da Europa Ocidental e da Escandinávia.

Em seguida, temos groselha preta (Ribes nigrum), que é bastante comum na Europa Central e Oriental e no Centro e no Norte da Ásia.

Além disso, é comum encontrarmos o cultivar de groselha branca (Ribes rubrum), de origem inglesa, bem como a groselha verde (Ribes uva crispa), que tem raízes no norte da África, na Ásia e na Europa.

Entretanto, embora as groselhas se diferenciem de acordo com sua origem, características e nutrientes, todas elas podem ser cultivadas da mesma forma. Veja mais informações a seguir!

A groselha é nativa da Europa e da Ásia

Como plantar groselha?

A groselheira é uma planta de clima temperado, bastante resistente a invernos rigorosos. Embora seja possível plantá-la em climas tropicais, é preciso lembrar que a planta não suporta vento direto (embora precise de boa circulação de ar) e nem temperaturas superiores a 29 °C. Então, o ideal é plantar a groselha em uma área reservada da horta ou do pátio, onde ela receba luz do sol pela manhã e sombra à tarde.

Em relação ao solo para cultivo da groselha, é importante que ele seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Além disso, é necessário que o solo seja profundo e com pH neutro ou levemente ácido. Para isso, pode ser usado um fertilizante rico em potássio, húmus de minhoca e esterco bem curtido.

Para plantar a groselha, podem ser usadas sementes ou uma muda de um ano de idade feita com estacas, sendo que o segundo modo é mais eficiente para propagação. Ademais, a época ideal para iniciar o cultivo de groselha é no outono ou princípio do inverno. Dessa forma, a planta florescerá na primavera e dará frutos no verão.

Depois de escolher um lugar e a época adequados e preparar o solo, é o momento de começar a plantação de groselha. Para isso, o melhor é plantar as mudas com espaçamento de 5 metros entre as plantas e 7 metros entre as linhas, ou em vasos bem drenados e com boa profundidade. Por fim, regue até que o solo fique úmido.

A primeira colheita ocorrerá depois de 3 ou 4 anos após o plantio. Nesse sentido, o recomendado é que as groselhas sejam colhidas três semanas depois de já terem sua cor vermelha.

Além disso, as variedades preta, branca e vermelha são colhidas em cachos, assim como são produzidas. Por outro lado, a Ribes uva espim (verde) deve ser colhida individualmente.

Cuidados com pé de groselha

De fato, o pé de groselha precisa de bastante água para crescer bem. Por isso, é importante que ele receba irrigação abundante e constante durante a floração e a frutificação.

O sistema ideal para manter o solo levemente molhado é o de gotejamento. Entretanto, se o verão da região em que a plantação está localizada for úmido, o recomendado é reduzir a irrigação durante esse período.

Em contrapartida, também é fundamental realizar a capinagem e a poda regularmente. Nesse sentido, é importante fazer a poda de formação até o terceiro ano e, depois disso, a poda de manutenção.

Esse processo se faz importante especialmente na groselheira preta, pois ela só produz frutos nos ramos novos. Além disso, a capinagem regular impedirá que a groselheira tenha que competir com a erva daninha.

Decerto, esses cuidados ajudarão a planta a crescer saudável, dar melhores frutos e prevenir doenças. Assim, o pé de groselha poderá produzir, dependo da espécie, entre 3 e 6 kg de groselhas por arbusto.

Doenças e pragas da groselheira

Embora, quando bem cuidado, o pé de groselha dê bons resultados, é importante lembrar que essa planta é bem sensível a pragas, como os pulgões, lagartas, aranhiço vermelho e o ácaro dos galhos da groselheira preta.

Além disso, ela pode sofrer de algumas doenças causadas por fungos e vírus. A enfermidade mais comum desse tipo de planta é a Ferrugem Trigo Mourisco. Essa doença ataca todos os órgãos da planta, se manifestando em forma de ferrugem de cor marrom. Por fim, quando ataca o tronco, ela faz os ramos ficarem secos e torna os frutos impróprios para consumo.

Outras doenças comuns das groselheiras são:

  • Antracnose;
  • Oídio americano;
  • Makhorovost;
  • Mosaico listrado;
  • Podridão cinzenta.

Decerto, a melhor forma de evitar as pragas e doenças da groselheira é fazendo a manutenção adequada da planta. Contudo, se o cultivo já tiver infestado, será necessário recorrer ao controle biológico ou químico, adotando o método mais adequado para cada caso.

Groselha

Usos da groselha

De fato, a groselha pode ser usada de diversas formas. Por exemplo, por se multiplicar com facilidade e ter espinhos em seus ramos, o pé de groselha é comumente usado em algumas regiões da Europa como cerva viva.

Por outro lado, o fruto da groselha (a baga) também é muito utilizado na culinária. Assim, ele é usado em tortas, bolos, geleias e doces.

Na cultura europeia, é comum usar essa fruta para fazer conservas, o famoso licor de cassis, condimentos de pratos típicos e até remédios naturais. Contudo, a groselha no Brasil é mais conhecida pelo seu xarope.

Decerto, quando criança, boa parte dos brasileiros costumava fazer refresco de groselha misturando esse xarope com água ou leite!

Embora todos os tipos de groselhas possam ser usados na culinária, as mais comum são as variações preta e vermelha, pois além de serem fáceis de encontrar, elas são mais aromáticas e ácidas que as outras espécies.

Então, confira a seguir algumas receitas tradicionais para fazer com a groselha.

Chá de groselha

Uma forma prática, gostosa e saudável de aproveitar os benefícios da groselha é fazendo um chá com suas folhas. Para fazê-lo, você vai precisar de:

  • Água fervente;
  • Folhas frescas ou secas de groselha.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, aqueça a água até que ela ferva. Então, desligue o fogo, adicione as folhas de groselha, tampe e aguarde cerca de 5 minutos. Por fim, coe o chá e beba em seguida. Se preferir, guarde na geladeira por até 24 horas;
  2. É interessante mencionar que as propriedades dessa bebida podem ajudar a combater a asma, bronquite, faringite, artrite, coqueluche, problemas renais e hepáticos.

Suco de groselha

Outra opção para usar a fruta in natura é fazendo um suco de groselha. Para isso, comece separando-as do cacho e lavando-as bem. Então, basta bater a fruta com água na concentração que mais te agradar. Além disso, você pode adicionar 2 colheres de sopa de água de rosas para cada copo de água filtrada.

A saber, você pode tomar esse suco puro ou adicioná-lo em outras receitas, como na Pink Lemonade. Confira a receita!

Ingredientes:

  • 1 xícara de suco de groselha;
  • 1 xicara de suco de limão;
  • 2 xícaras de água gelada;
  • Açúcar a gosto;
  • Cerejas e fatias de limão para decorar.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, misture bem o suco de groselha, o suco de limão e a água gelada;
  2. Então, adoce a gosto e sirva com as cerejas e as fatias de limão!

Xarope de groselha

No Brasil, a forma mais popular de consumir essa fruta exótica é com o xarope de groselha. De fato, é fácil encontrar o produto nos mercados locais. Contudo, assim como a maioria dos produtos industrializados, esse xarope é cheio de açúcar e quase não tem nenhum nutriente.

Como se faz a groselha?

Se você quer uma versão mais saudável de uma das mais tradicionais formas de se consumir a fruta – o xarope – confira a receita a seguir.

Ingredientes:

  • 1,5 kg de groselhas;
  • 500 ml de água;
  • ½ colher de chá de baunilha em pó;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão.

Modo de preparo:

  1. Depois de lavar bem as groselhas, coloque a água e as frutas em uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que elas desmanchem. Em seguida, coe a mistura em uma peneira forrada com pano, deixando escorrer o líquido sem pressionar os restos de fruta. Para evitar insetos ou poeira, cubra a mistura e deixe-a drenar na geladeira por mais ou menos duas horas;
  2. Depois que todo o líquido tiver escorrido, adicione ao suco a baunilha e o limão. Então, leve essa mistura ao fogo médio até que ferva. Logo após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe o xarope cozinhar por mais 20 minutos;
  3. Enquanto isso, ferva em água limpa uma garrafa ou um pote de vidro com tampa por 10 minutos, para esterilizá-las. Então, quando o xarope estiver pronto, coloque-o ainda quente dentro dos recipientes e feche sem pressionar muito;
  4. Assim, quando o xarope esfriar totalmente, a tampa formará um vácuo que vai ajudar a conservar a receita. Dessa forma, o xarope de groselha vai durar até 3 meses na geladeira.

Groselha na maçã do amor

Um dos doces mais tradicionais brasileiros é a maça do amor feita com xarope de groselha. Para essa receita, você vai precisar de:

  • 1 xícara de açúcar cristal (200g);
  • ¼ de xícara de chá (4 colheres de sopa) de xarope de groselha;
  • ¼ de xícara de chá (4 colheres de sopa) de água;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 4 maças médias;
  • Óleo para untar.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, higienize e seque bem as maçãs, tire o talo e espete-as em palitos para picolé. Então, misture o xarope de groselha, o açúcar, o limão e a água em uma panela. Depois, leve a mistura para o fogo baixo por aproximadamente 10 minutos;
  2. Por fim, cubra as maçãs com a calda e deixe secar em uma superfície untada. Quando esfriar, as maçãs do amor estarão prontas.

Groselha

Cebola em conserva com groselha

Outra opção de receita com xarope de groselha, para quem gosta de sabores agridoces, é a cebola em conserva. Veja a receita a seguir.

Ingredientes:

  • ¼ de xícara de chá de xarope de groselha;
  • ¾ de xícara de chá de vinagre de vinho tinto;
  • Cebolas pérola descascadas.

Modo de preparo:

  1. Antes de mais nada, acomode as cebolas em um recipiente e cubra com água quente;
  2. Depois de aguardar 10 minutos, descasque as cebolas e corte-as ao meio. Então, coloque-as em um pote de vidro esterilizado (como mencionado na receita anterior) junto ao xarope de groselha e o vinagre de vinho tinto. Se preferir, você pode adicionar alguns temperos, como folhas de louro e pimenta em grãos;
  3. Em seguida, tampe o pote e guarde a mistura na geladeira. Depois de algumas semanas, quando as cebolas estiverem completamente vermelhas, a receita estará pronta. Você pode usar essa receita para temperar saladas ou acompanhar outras receitas.

Versatilidade da groselha

Em resumo, a groselha é uma fruta bastante versátil. Como vimos, ela pode ser consumida in natura ou usada para fazer sucos, chás, doces, licores e conservas, ou até usada como cerca viva. Além disso, o seu xarope pode ser usado no preparo de diversas receitas.

Por outro lado, quer seja plantada em horta, quer em vasos, a groselheira produz bastante fruto. Embora ela seja sensível a várias doenças e pragas, é possível evitar grande parte dos problemas com um bom preparo do solo, regas, podas e capinagem regulares.

Então, gostou de aprender mais sobre a groselha? Comente abaixo o que achou desse conteúdo e compartilhe o artigo com seus amigos que podem gostar!

3 Replies to “Groselha tem Brasil como quarto maior produtor mundial”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo