Aprenda como plantar tomate de forma eficaz e simples

Inicio » Agricultura » Aprenda como plantar tomate de forma eficaz e simples
21/07/2020 Por
Aprenda como plantar tomate de forma eficaz e simples

Brasil ocupa o top 10 mundial dos maiores produtores do fruto, por isso, muitos se interessam em saber como plantar tomate

Como plantar tomate não é uma questão que gera grandes empecilhos no Brasil, pois nosso país se coloca entre os 10 maiores produtores de tomates do mundo. Anualmente, produz mais de 1 milhão de toneladas.

Os EUA lideram o ranking mundial com mais de 11 milhões de toneladas ao ano. Países como Itália, Espanha, Turquia e China também não enfrentam grandes dificuldades no cultivo e colheita de tomate, pois integram a lista dos maiores produtores. Afinal, como plantar tomate, seja no Brasil, nos EUA ou na Europa? Confira o passo a passo nos próximos tópicos.

como plantar tomate

O que é tomate?

Tomate é um fruto do tomateiro, cujo nome científico é Solanum lycopersicum, que pertence à mesma família da berinjela, batatas e pimentões.

Isso responde uma velha dúvida em relação ao tomate, se é um fruto ou um legume. Sim, essa é uma questão que permaneceu por longo tempo, porque há uma confusão na hora de classificar frutas e legumes.

Algumas frutas são referidas como legumes e, alguns legumes, como frutas.

Logo começou a ser frequente chamar tomate de fruta ou legume, instaurando a dúvida. Como deve ter prestado atenção logo no começo de nossa explicação sobre o que é tomate, viu que o definimos como fruto.

Sim, o tomate é um fruto, porque todo ovário amadurecido de uma planta, onde ficam localizadas as sementes, é classificado como fruto. É o caso do tomate.

A confusão ocorre porque virou hábito do brasileiro fazer a seguinte associação: tudo que é vegetal e doce, é fruta, e tudo que é salgado nessa categoria, é legume. Mas isso é um equívoco, pois não se classifica essa categoria de alimentos pelo gosto.

Para surpresas de muitos, alimentos vegetais como caju, morango, pera e abacaxi, notadamente doces e que nos acostumamos a tratar como frutas, não o são. Na verdade, são pseudofrutas suculentas que não se desenvolvem no ovário de uma planta.

Como plantar tomate?

Iniciando o nosso guia de como plantar tomate, sem dúvida, um dos motivos que tornam o fruto tão produtivo em nosso solo é o fato de preferir temperaturas elevadas para desenvolver-se bem e não ser tão exigente em termos de fertilidade da terra. Para um país com tantas terras férteis como o nosso, portanto, isso não é problema.

Terras férteis certamente contribuirão para melhor produção do fruto. O solo deve ter pH de 5,8 a 7,0 e, quanto mais rico em matéria orgânica, melhor. Tem que ser bem drenado para evitar que a área de plantação fique encharcada.

Os tomateiros têm a capacidade de se desenvolverem junto a uma estaca fincada na terra. Isso, sem dúvida, facilita a clonagem dos melhores tomates.

Outra característica vantajosa do tomateiro é a agilidade para criar raízes na água, seja em um recipiente com água ou na própria terra. Basta cortar 15 cm de um galho em crescimento e mergulhar no líquido puro.

Em uma semana as raízes aparecem e, na segunda semana, já podem ser transplantadas para o local definitivo.

como plantar tomate

Como plantar tomate: passo a passo

Da semeadura até o transplante, o cultivo do tomate leva de 6 a 8 semanas. Locais ensolarados colaboram para o rápido desenvolvimento do tomateiro.

Para fazer as mudas, o mais recomendável é utilizar bandejas reutilizáveis. Contudo, não é obrigatório utilizar apenas esse recurso. Copos de plástico, caixas de leite e embalagens limpas de iogurte também são boas opções.

No entanto, o solo continuará sendo o mais importante para o êxito da plantação de tomate.

Sendo fértil, bem drenado e com boa incidência de sol direto, independente da forma que decida fazer a sua muda, terá grandes chances de uma colheita bem-sucedida posteriormente.

Tenha cuidado para não plantar as sementes de tomate muito fundo no solo, pois elas são pequenas. Plantando-as muito fundo, elas nunca nascerão. A profundidade ideal é de meio centímetro.

A luz é um fator importantíssimo para o desenvolvimento da fruta. Já foi verificado que sementes que nascem em local com sombra acabam esticando demais e ficando fracas.

Por isso, quanto mais luz direta no local de plantio, melhor será para o tomateiro.

Drenagem e fertilização

Seguindo com as orientações sobre como plantar tomate, solo bem drenado é sempre importante para as plantas. Quando o solo fica encharcado, cria-se a condição de arruinar a plantação. O mesmo ocorre quando não há umidade.

Por isso, o ideal é manter o solo úmido, mas não encharcado. Uma boa drenagem certamente consegue atender essa exigência. Assim, é possível absorver a quantidade de água na medida certa para impedir alagamento e também não secar rápido demais a terra.

Para garantir a umidade e evitar o encharque, coloque na boca do recipiente um plástico filme ou plástico transparente.

Tire o plástico quando a germinação ocorrer. Isso permitirá que o ar circule, provocando uma espécie de efeito estufa.

Como plantar tomate cereja?

Uma variedade popular de tomate é o tomate cereja.

Não é muito diferente do tomate padrão. As exigências de clima, solo, drenagem e adubo são as mesmas.

O passo a passo de como plantar tomate cereja é o seguinte:

  1. Adquiras sementes ou mudas;
  2. Como o tomate cereja cresce muito rápido, precisa se apoiar em algo para crescer saudavelmente. Por isso, tenha um apoio para esses pequenos tomates;
  3. Plante em solo fértil ou use adubos naturais. Use fertilizante apenas uma vez na semana;
  4. Regue diariamente. Quando começar a brotar os frutos, coloque o apoio.

O cultivo será possível depois de 6 semanas da plantação.

como plantar tomate

Como plantar tomate em vaso?

O passo a passo de como plantar tomate em vaso é o seguinte:

  1. Após comprar as sementes, escolha um vaso que tenha capacidade de 60 litros e tenha 45 cm de profundidade para cada pé de tomate;
  2. Para movê-los e limpá-los com mais facilidade, escolha vasos de plásticos;
  3. Sempre limpe os vasos com água e sabão;
  4. Coloque no fundo do recipiente uma tela de fibra de vidro;
  5. Misture substrato com fertilizante de modo a encher 1/3 do vaso. No prato, coloque seixos ou pedras;
  6. No meio de cada vaso coloque duas sementes de tomate. Se for usar mudas, coloque apenas uma planta no meio do recipiente;
  7. Tanto a muda como as sementes devem ser regadas regularmente e em abundância;
  8. Quando o vaso estiver cheio de terra coloque as estacas;
  9. Cuide para posicionar o vaso em local que o faça receber diariamente de 4 a 6 horas de sol;
  10. Para proteger a planta de insetos e vermes, coloque uma tela de nylon em volta.

Quando os frutos ficarem vermelhos, colha-os para finalizar o passo a passo de como plantar tomate no vaso.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo