Contaminação da água e os muitos riscos que isso envolve

Inicio » Meio Ambiente » Contaminação da água e os muitos riscos que isso envolve
20/02/2019 Por
Contaminação da água e os muitos riscos que isso envolve

A contaminação da água é perigosa e pode afetar diretamente a produção e rentabilidade dos agricultores

A contaminação da aguá é algo que acontece com certa frequência no país. Porém, a contaminação do solo por consequência das produções agrícolas é uma pauta válida e pouco discutida.

A contaminação da água está diretamente relacionada ao uso de substâncias altamente tóxicas ao meio ambiente. A utilização destes materiais, quando em excesso, ultrapassa o limite de cuidar do solo para atrapalhar a saúde.

contaminação da água

Produtos que promovem a contaminação da água

A prática de usar produtos tóxicos no solo é comum, e eles são até necessários na maioria das vezes. Porém, o uso de forma excessiva é o que traz problemas.  Por isso é importante tomar cuidado na aplicação de materiais como:

  • Fertilizantes: O produto que é usado para aumentar a qualidade do solo é extremamente perigoso quando utilizado com frequência. Visto que o seu alto teor de fósforo é altamente tóxico a água.
  • Lodo de esgoto: Por ser vantajoso ao solo, seu uso é muito comum e eficaz quando aplicado ao solo na densidade correta. Entretanto, o descarte do lodo é um dos principais causadores de danos ao meio ambiente. Pois os seus fragmentos que soltam do componente agridem diretamente a água.
  • Herbicidas e pesticidas: Com a finalidade de controlar o solo, essas substâncias são altamente tóxicas a água, pois o material possui alto teor de fósforo. Sua degradação do solo é mais lenta que a dos outros materiais, e é isso que a torna perigosa, pois age de modo silencioso.
  • Descarte de embalagens: O descarte de forma incorreta é um dos maiores problemas da população brasileira, no campo não seria diferente. Os plásticos por sua vez também podem ser altamente tóxicos. Além disso, em locais de seca, agricultores reutilizam esses sacos com a finalidade de guardar água. Desse modo a contaminando com os vestígios do produto.

Contaminação do solo

A contaminação do solo causa problemas diretos a água. Desse modo, tudo que a terra absorveu é de certo modo irreversível. Por isso que é necessário o uso controlado desses produtos, para que assim o solo só extraia o que é realmente necessário a si.

Segundo dados do IBGE, durante os últimos 11 anos, o número das vendas de agroquímicos no país subiram cerca de 21%, ou seja, um dos produtos mais perigosos à saúde da água está tendo alto crescimento.

O crescimento da venda de produtos pode ser visto de duas formas, uma negativa outra positiva. As vendas estão aumentando e isso significa que mais agricultores estão surgindo no mercado. Já a negativa é que o uso descontrolado dessas substâncias vão contaminar a água.

contaminação da água

Os perigos da contaminação da água

O uso da água contaminada pode trazer sérios riscos a produtividade da fazenda, podendo desencadear doenças irreversíveis aos animais e agricultores. E isso sem contar os riscos de óbito.

Por fim, é importante entender que a contaminação da água vai além do âmbito da fazenda. Peixes e animais de solo, por exemplo, podem ser facilmente contaminados. Peixes por já estarem direto onde a contaminação se espalha e os  animais de terra por procurarem alimentos e beberem água as margens dos rios.

Agro20 | Portal Vida No Campo