O escaravelho é um tipo de besouro considerado uma praga agrícola

Inicio » Meio Ambiente » O escaravelho é um tipo de besouro considerado uma praga agrícola
03/04/2019 Por
O escaravelho é um tipo de besouro considerado uma praga agrícola

O escaravelho é um tipo de besouro presente em quase todo o mundo

O besouro escaravelho é muito conhecido nas regiões do Oriente Médio em razão das lendas mitológicas a respeito do inseto. Dentro de muitas religiões, o animal é tido como sagrado, pois é relacionado com divindades dos povos. Este tipo de crença é cultivado desde a Antiguidade, em especial no Egito, e perpetua até os dias atuais.

O escaravelho é um besouro do reino animal e apresenta cerca de 25 mil espécies em seu filo. São animais responsáveis por grande parte do equilíbrio ecológico e manutenção de ecossistemas. Eles atuam na decomposição de seres vivos, contudo, há espécies que não participam deste meio decompositor e se alimentam de folhas e frutos, sendo consideradas pragas no meio agrícola.

Escaravelho

O que é escaravelho?

O termo escaravelho é o nome dado às espécies de insetos classificados como coleópteros. O grupo de insetos denominados desta forma apresenta uma variedade de hábitos alimentares e estilo de vida, assim como seus habitats são diferentes para cada espécie. Entre esses animais estão inclusos todos os tipos de besouros, incluindo o besouro-golias, conhecido como escaravelho sagrado.

Estes animais são muito comuns no país em razão do clima favorável para sua proliferação.No Brasil, existem diversos tipos de nomenclaturas para os escaravelhos. Os nomes mais comuns são:

  • caracachá
  • cascudo
  • coró
  • bicho bolo
  • besouro de chifre
  • touro voador

Características do escaravelho

Uma das características mais marcantes que diferencia este animal dos demais besouros é a sua antena curta e curvada. Além disso, seu corpo é compacto e robusto. Apresenta cores variadas, do fosco até o metálico, e seu tamanho pode variar de 1,4 milímetro até 16 centímetros.

As patas destes animais contém pequenos espinhos e afiadas garras. Quando ainda larvas, estes insetos são característicos por apresentarem um tipo de cabeça de caráter proeminente, ou seja, elevada para cima.

Algumas das espécies apresentam um complexo de dimorfismo sexual. Este termo significa que os dois sexos são bem distintos um do outro. Enquanto o macho da espécie contém chifres na cabeça e um tronco mais alongado, as fêmeas são menores e não apresentam chifre, apenas antenas.

O chifre deste inseto é uma característica associada à competição sexual. Ou seja, é comum que as fêmeas escolhem seus parceiros de acordo com o chifre que o macho apresenta. Além disso, esta característica também é sinônimo de segurança para o ninho e os filhotes.

Alimentação do escaravelho

A alimentação dos escaravelhos pode ser divida em dois grandes grupos: por um lado é possível observar os que se alimentam de matéria orgânica no processo de decomposição, enquanto do outro lado são encontrados os que se alimentam de folhas e frutos.

Uma dúvida muito comum acerca deste insetos é sobre sua base alimentar. Nenhum deles se alimentam de carne ou sangue, e nem mesmo são venenosos. Embora algumas espécies possam se alimentar de carne em decomposição, mas não procuram pelo alimento.

Deste modo, o hábito alimentar que as espécies decompositoras desenvolvem é fundamental para o equilíbrio ecológico. Elas realizam um processo de limpeza do material orgânico e reciclam os nutrientes dentro deste sistema. A maior parte da alimentação deste tipo de besouro são as fezes e a carniça de outros animais.

Além disso, também colaboram com a fertilização natural do solo, pois criam pequenos buracos nele e ali depositam fezes e demais materiais orgânicos. Esta atividade é conhecida como telecoprismo, os insetos enrolam alimentos esféricos e os enterram.

Por outro lado, as espécies que consideradas herbívoras são um dos medos do agricultor. A alimentação à base de folhas faz com que os insetos entrem em grandes propriedades de cultivo e se instalem por lá. Por isso, são classificadas como pragas agrícolas. O produtor deve estar sempre atento à plantação para não permitir que elas se prejudiquem e reduzam a colheita.

Ciclo de vida do escaravelho

Assim como muitos animais, os escaravelhos apresentam um sistema de metamorfose completa, ou seja, realizam os estágios de crescimento bem demarcados. Eles nascem a partir de ovos, iniciam seu primeiro estágio de vida como larvas e se desenvolvem com muita facilidade. Embora, os hábitos alimentares das larvas e dos adultos possam ser muito diferente, um exemplo disso é que alguns tipos de larvas se alimentam de resto de madeira em estágio de apodrecimento, enquanto os adultos se alimentam de folhas.

Um tipo de atividade muito comum deste inseto é o endocroprismo. Existem espécies de escaravelhos que após enrolar grande quantidade de alimentos, se instalam nele. Deste modo, formam seus ninhos mais seguros pois ficam longe de predadores.

No ciclo reprodutivo, as fêmeas desta espécies são consideradas muito férteis. Em apenas um mês são capazes de gerar cerca de 80 larvas. Grande parte dos animais conseguem sobreviver, em especial nos ambientes de climas mais quente. Por isso, em sua distribuição geográfica, os animais predominam em regiões tropicais, longe das polares e do norte da Europa.

Tipos de escaravelhos

Dentro dos tipos de escaravelhos, existe uma grande gama de espécies de animais, a mais famosa é conhecida como escaravelho sagrado. Este besouro é de uma subfamília escarabeídeos proveniente das regiões próximas ao Mediterrâneo.

Esta espécie é considerada sagrada acerca dos mitos sobre este animal, no Egito Antigo, exemplo, o animal está relacionado com o deus Khepri – responsável pelo movimento do sol segundo a mitologia. A principal característica desta espécie são as inscrições gravadas na carapaça do animal e serve de amuleto até os dias de hoje para muitos povos do Oriente.

Besouro escaravelho

Uma curiosidades sobre o escaravelho é que ele pode ser um animal de estimação. Do outro lado do mundo, no Japão, é muito comum que crianças tenha este tipo de besouro em casa. Eles são geralmente dispostos em caixas de plástico ou aquários de vidro sem água. Para criar um ambiente semelhante ao natural, podem ser colocados pequenos pedaços de madeira e muitas folhas.

Para a alimentação do escaravelho, é vendida em pet shop uma espécie de gelatina composta por nutrientes essenciais ao inseto. Por outro lado, no mesmo país ainda é possível encontrar o animal para consumo em feiras livres, especialmente na capital, Tóquio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo