Coqueiro pode atingir até 30 metros de altura e rende boa produção

Inicio » Agricultura » Coqueiro pode atingir até 30 metros de altura e rende boa produção
07/07/2019 Por
Coqueiro pode atingir até 30 metros de altura e rende boa produção

O coqueiro é comum em todo o litoral brasileiro e possui um bom mercado

Todos aqueles que pensam em se aventurar na plantação de coqueiro precisam saber algumas informações básicas. Isso porque existem certas particularidades, cuidados a serem tomados e maneiras corretas de fazer com que a árvore renda mais frutos.

O agronegócio possui muitos desafios, mas pouco se fala sobre a plantação de cocos e sobre sua importância para nossa economia. É por isso que trazemos, no artigo de hoje, informações sobre o que é um coqueiro, como plantar, quais são os tipos, as características, os desafios de sua produção e muito mais!

Coqueiro

O que é coqueiro?

Coqueiro é uma árvore da família Arecaceae e um dos tipos de palmeira mais famosos do mundo. Toda essa fama tem muito a ver com seu local de cultivo, normalmente no litoral e perto de praias atrativas turisticamente. Trata-se de uma árvore importante para a economia do Brasil, mas que é cultivada no mundo todo, sobretudo em determinadas ilhas do Oceano Pacífico, onde é a principal fonte de renda de certas populações.

Seu fruto é o coco que, além do uso culinário, também tem um grande valor comercial, industrial e até mesmo medicinal.

Além do fruto, as fibras extraídas de diversas partes dessa árvore podem ter um grande valor. Até mesmo de suas folhas são extraídas fibras que são utilizadas para a confecção de diversos tipos de produtos, como escovas e capachos, por exemplo.

Outros produtos são derivados das fibras do coqueiro, tais como cordas, esteiras e estofados. Por essa razão, o coqueiro é a árvore litorânea de maior importância comercial em todo o mundo.

Uma curiosidade sobre essa planta é que, apesar de ter o formato de uma árvore, seu tronco é composto basicamente de fibras, que também tem um ótimo valor comercial, como já dissemos.

Tipos de coqueiro

Existem, basicamente, três tipos de coqueiro. Vamos falar sobre cada um deles, explicar quais são suas principais características e em que condições seu cultivo é recomendado.

Coqueiro gigante

Como o próprio nome sugere, o coqueiro gigante é a maior árvore do tipo, podendo ultrapassar os 30 metros de altura.

Começa a dar frutos, o famoso coco verde, a partir dos 6 anos de idade e rende, em média, 70 cocos por ano.

Por conta dessas características, o seu uso é feito quase inteiramente para a indústria alimentícia, como para a produção de coco ralado e óleo do coco, por exemplo.

Coqueiro anão

É o tipo de árvore que é amplamente utilizado para se extrair a famosa água de coco. Possui cerca de 12 metros de altura e rende cerca de 120 frutos por ano.

Por conta disso, o coqueiro anão é um dos mais cultivados em todo o Brasil, além de também começar a produzir frutos após apenas 2 anos e meio.

Coqueiro

Coqueiro híbrido

O coqueiro híbrido é uma mistura entre os dois tipos já citados, um verdadeiro meio termo. Ele é utilizado tanto para a indústria alimentícia quanto para se extrair água.

Outra grande vantagem do coqueiro híbrido é que ele pode chegar a produzir até 150 frutos no mesmo ano. Essas árvores costumam ter cerca de 20 metros de altura e são muito comuns de se encontrar nas praias do Brasil.

Esses são os três tipos de coqueiro mais utilizados para fins industriais e para que você possa cultivar. Porém, não podemos deixar de citar outros tipos existentes, que possuem fins estéticos, como o coqueiro de jardim, por exemplo.

Em diversas lojas de jardinagem também é vendido o coqueiro artificial, uma cópia em tamanho pequeno dessa bela árvore.

Principais características do coqueiro

Independentemente do tamanho ou do tipo de coqueiro, é possível apontar diversas características bastante comuns. A primeira delas é o tronco com casca cinza e bastante lisa, sempre com algumas cicatrizes.

As folhas do coqueiro medem entre 4 e 6 metros, são meio curvadas e possuem uma coloração verde brilhante. Já os frutos, os famosos cocos, possuem cerca de 23 centímetros de diâmetro e pesam, em média, 1,2 kg.

O coco é um fruto leve e que vive perto do mar. Sua reprodução ocorre muitas vezes com a água o levando para algum outro solo fértil.

O endosperma está lá contido em forma de óleo do coco e também de sua carne, em parte, o que permite que uma nova árvore cresça facilmente. Por essa razão, quem investe no cultivo de coqueiros tem facilidade com a reprodução das árvores.

Plantação de coqueiro

O coqueiro é uma árvore de fácil reprodução e que rende muitos frutos. Porém, existem alguns desafios que alguém que possui uma plantação de coqueiro precisa enfrentar, especialmente no que diz respeito às pragas. Vamos falar um pouco mais profundamente sobre as principais.

Broca do coqueiro

É um inseto que pode deixar sua árvore doente, condição conhecida como doença “anel vermelho do coqueiro”. Ele abre um buraco e coloca seus ovos dentro dele. As larvas comem os frutos por dentro e, eventualmente, matam a planta.

Isso, é claro, anula qualquer tipo de uso comercial do coqueiro. É recomendável que se queime as plantas já afetadas. Isso não deixa que os insetos se proliferem. Além disso, devem ser tomadas medidas para que eles não voltem a atacar.

Coqueiro

Barata do coqueiro

Apesar de ser apenas um nome, esse termo designa uma série de insetos que também pode afetar a qualidade dos frutos de um coqueiro. Eles se alimentam dos frutos e de partes da planta, o que prejudica a qualidade do produto.

É possível lidar com esse tipo de praga manualmente ou através de compostos químicos que as eliminam.

Pulgão preto do coqueiro

Esse inseto pode afetar a produção de cocos de diversas maneiras. Eles tornam as árvores temporariamente inférteis ou até mesmo retardam o crescimento de coqueiros mais jovens.

Entretanto, o controle desse tipo de praga pode ser feito de forma fácil com produtos químicos.

Lagarta das folhas

Como o próprio nome sugere, é uma praga que se alimenta das folhas do coqueiro. Assim, em condições favoráveis, pode causar até seu desfolhamento total. É possível, no entanto, combatê-las manualmente ou através de compostos químicos.

A produção de coqueiro possui suas especificidades, mas é uma ótima opção para quem busca plantas que tenham uma boa produção. Além disso, elas têm ótimo valor comercial, como você pôde perceber. Entender o que é essa planta e quais são os desafios para seu plantio já é um ótimo primeiro passo!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo