Corujas brasileiras representam diversas espécies muito belas

Inicio » Meio Ambiente » Corujas brasileiras representam diversas espécies muito belas
03/10/2020 Por
Corujas brasileiras representam diversas espécies muito belas

Símbolos de sabedoria para alguns, as corujas brasileiras também são fonte de muita superstição. Embora possam ser encontradas em quase todo o mundo, as espécies de corujas brasileiras são variadas e chegam a apresentar até hábitos de vida distintos entre si. Isso porque sua ocorrência no país tem ligação com as variações climáticas e vegetação de cada bioma.

Além do lado da biodiversidade, as corujas brasileiras podem ser muito mais do que símbolos de inteligência. Afinal, se não fosse por sua beleza exótica, ela seria apenas uma ave que vocaliza sons agourentos e tem uma existência noturna associada ao místico.

Corujas brasileiras

Como são as corujas brasileiras?

Corujas brasileiras são as aves de rapina que ocorrem em território nacional e tendem a nos fascinar por seus hábitos e por sua aparência. Aliás, essas espécies são oriundas do grupo das Estrigiformes.

Isso quer dizer que as corujas brasileiras também são espécies de grande porte, tendem a voar em altas atitudes e mantêm uma grande característica em relação a demais espécies: saem para se alimentar apenas à noite.

Enfim, embora sejam aves encontradas somente em regiões de mata, elas são comumente avistadas em grandes áreas urbanas e podem até serem criadas de forma doméstica. De qualquer forma, dentro das duzentas espécies classificadas no mundo, muitas delas são corujas brasileiras.

Corujas brasileiras

Coruja buraqueira

Como grande característica, a coruja buraqueira apresenta os olhos bem grandes, sendo que em algumas subespécies eles chegam a ser maior até mesmo que o cérebro. Com isso, ela melhora a eficiência de sua visão em locais de baixa luminosidade, ajudando a captar e processar melhor a iluminação que estiver disponível.

No entanto, além da visão privilegiada presente até mesmo nas corujas brasileiras, essa espécie também possui uma audição excelente. Assim, ela consegue ter uma localização mais precisa de suas presas.

Enfim, como era esperado, ela recebeu este nome justamente por cavar buracos no solo. Aliás, assim como a maioria das corujas brasileiras, ela costuma viver nos mais diversos ambientes como pastos, campos, restingas planícies e até praias.

Corujas brasileiras

Coruja caburé

Uma das grandes dúvidas da biologia é saber se caburé é uma coruja ou se existe mesmo a coruja caburé. Primeiro, vale lembrar que ambas são aves da mesma família, a das Strigidae, a qual estima-se que compreende mais de duzentas espécies.

Assim, podemos afirmar que caburé é uma espécie de coruja. Dessa forma, junto a demais espécies brasileiras, ainda podemos adicionar a essa família exemplares como a coruja das neves, a coruja-buraqueira, a coruja-campestre e a coruja-moura, entre outras.

Enfim, cada espécie de coruja pode apresentar suas próprias peculiaridades. Assim, para fazer uma distinção mais acertada, você precisa levar em consideração diversos aspectos, ainda mais sobre questão física.

Para isso, basta observar fatores como a cor da plumagem, dos olhos, assim como o peso e o tamanho, para conseguir distinguir uma espécie de outra.

Enfim, algumas espécies de corujas brasileiras podem até ser semelhantes entre si, mas ainda há toda uma gama de variedades que podem ser vistas em várias regiões do país.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo