Couve-flor é fonte de variados nutrientes e benefícios para o organismo
A couve-flor é um tipo de vegetal da categoria brassicácea ou, ainda, crucífera, como o brócolis. A hortaliça é fonte de nutrientes, porque apresenta vitamina C, B5, B6, K, manganês e demais. Ela conta com propriedades de caráter antioxidante e fitoquímicas.
Além disso, a couve-flor é responsável por prevenir vários tipos do câncer. Ela é composta por antioxidantes que auxiliam na prevenção da mutação celular, bem como a redução das ações dos radicais livres. Um desses elementos é o I3C, disponível em vegetais crucíferos. De acordo com pesquisas, houve, portanto, o apontamento de que essa hortaliça é capaz da redução de, pelo menos, quatro tipos de câncer – cervical, próstata, mama, endometrial.
Benefícios da couve-flor
São muitos os benefícios da couve-flor para a saúde, e não somente no que se refere à nutrição do corpo; já que esta hortaliça auxilia desde a saúde cardíaca até o funcionamento do cérebro, conforme descrito a seguir:
-
Melhora a saúde cardíaca
O sulforafano é uma substância que está entre os benefícios da couve-flor e composta também em demais vegetais crucíferos. Ela apresenta a capacidade de aprimorar a saúde cardíaca. Este elemento é capaz de auxiliar no aumento de defesas, em relação à antioxidantes e proteínas que desintoxicam as células, protegendo todos os vasos de sangue. Além disso, é responsável pela redução dos prejuízos provocados aos elementos celulares, em razão do açúcar em excesso.
-
Propriedades anti-inflamatórias
Esta hortaliça apresenta um número grande de nutrição anti-inflamatória. Esses quantitativos agem em nível das células, de maneira a prevenir, portanto, as resoluções de caráter inflamatório desde fase inicial. Age na regulagem do sistema da imunidade e inflamatório, reduzindo que patologias relacionadas ocorram, bem como:
- diabetes;
- obesidade;
- doença cardiovascular.
-
Fonte de minerais e vitaminas
Em determinados momentos, com rápidas refeições ao longo do dia, não consumimos o quantitativo ideal de nutrição necessária, de maneira a gerar a carência. Por isso, consumir de forma regular a couve é um modo simples de obtenção de toda a nutrição necessária para o organismo. Um quantitativo de 77 %, portanto, do valor indicado por dia do elemento vitamínico C.
A vitamina C é imprescindível para que o organismo esteja imune a diversas bactérias e vírus comuns. O resfriado e a gripe são totalmente evitáveis, quando o corpo tem imunidade suficiente para se proteger dos causadores dos problemas. Para tanto, a vitamina citada é essencial e torna o sistema imunológico mais sadio.
-
Melhora a saúde do cérebro
Essa hortaliça é fonte de colina, um elemento vitamínico versátil e imprescindível, conhecido por melhorar as funções cerebrais. O consumo da colina auxilia no sono, memória e aprendizagem. O elemento auxilia a manter toda a parte estrutural da membrana das células, ajudando a transmitir impulsos nervosos e promovendo o auxílio das gorduras absorvidas.
Todos os nutrientes da couve-flor são capazes de fazer com que as atividades do cérebro respondam melhor. O exercício mental passa a ser realizado de maneira mais focada, com concentração e melhores níveis de aprendizagem. Comer a hortaliça, portanto, é bom para quem quer aprender melhor!
-
Mantém os ossos fortificados
A couve-flor é um tipo de alimentação rica em elemento vitamínico K. Pesquisas fazem a associação do consumo baixo da vitamina K com osteoporose e fratura óssea. A ingestão adequada dessa vitamina é, portanto, capaz de melhorar a saúde óssea, porque aprimora o cálcio absorvido e faz-se a redução da eliminação do cálcio pela urina.
Um organismo que mantém a quantidade de cálcio adequada consegue atrasar o processo de envelhecimento e ainda mantém as articulações saudáveis. As juntas também recebem um melhor tratamento, ao passo que as vitaminas e minerais estejam em equilíbrio.
-
Facilita a perda do peso
De mesmo modo que muitos alimentos que sejam repletos de fibras, essa hortaliça é capaz de proporcionar a saciedade. Com isso, aqueles que procuram emagrecer com saúde, podem aderir ao consumo diário da hortaliça.Com baixo quantitativo calórico, é possível que o alimento seja peça fundamental para a dieta e equilíbrio alimentar.
Quem luta contra a obesidade ou problemas que desencadeiam o aumento do peso podem fazer jus a esse alimento. Essa atitude ajuda a aderir a qualidade de vida. A hortaliça consegue ser um auxílio para a fome saciada por mais tempo e ainda nutre o organismo com funcionalidade termogênica, quando aliada, portanto, aos exercícios físicos.
Receitas com couve-flor
Agora que os benefícios desta hortaliça estão claros, o ideal é fazer uso de todas as suas propriedades em prol da saúde. As receitas com couve-flor são ideais para incrementar o cardápio de vários tipos de refeições, e compõe a mesa dos brasileiros. Como sabido, a hortaliça é repleta de vitaminas que aprimoram, principalmente, as funcionalidades referentes à digestão.
A recomendação desse legume é específica para a alimentação daqueles que têm dispepsias, úlceras ou gastrites. Ela traz benefícios, ainda, para quem sofre com diarreias e prisão de ventre. A indicação também trata diverticulite e a colite. Assim que houver uma infecção de caráter agudo, a recomendação é de consumo da couve-flor para sentir o alívio da condição patológica. Para tanto, experimente algumas dicas culinárias, a seguir.
Couve-flor gratinada
Essa é uma opção deliciosa de transformar aquele jantar em família e amigos. Nessa receita, usa-se leite, manteiga, sal, alho, mussarela, creme de leite, presunto, uma cabeça de couve-flor pequena, queijo parmesão, tempero a gosto. O ideal é os ingredientes e cozinhar os temperos na água. Depois disso, é só colocar num recipiente e reservar.
Para o molho da couve-flor gratinada, use o alho, o leite, o sal e mexa tudo. Continue até que a mistura fique grossa e homogênea. Em seguida, faça o acréscimo dos demais itens, junto do creme de leite, polvilhando o queijo ralado e levando-o ao fogão para atingir a consistência desejada. Esse cardápio é genuinamente brasileiro e pode repaginar a sua cozinha.
Couve-flor à milanesa
Outra alternativa deliciosa de como preparar couve-flor e que enche a boca de água é a sua versão à milanesa. O mais interessante é que receitas do gênero auxiliam a reduzir as crises inflamatórias do organismo que sofre de determinadas patologias intestinais. Para melhores resultados, lave o vegetal e faça a ingestão no formato cru.
Usufrua da couve-flor no seu dia-a-dia, para quaisquer objetivos. A hortaliça é sinônimo de saúde e pode significar uma qualidade de vida melhor para todos os que consomem-a.