Couve manteiga é a variedade mais popular da verdura e uma ótima aliada no fortalecimento dos ossos
A couve é um dos vegetais mais consumidos e procurados por quem busca uma alimentação saudável, e pode ser encontrada em qualquer supermercado ou feira do país. Existem diversas variedades desta verdura, e a couve manteiga é, sem dúvidas, uma das mais populares.
A couve manteiga apresenta as folhas grandes, lisas, onduladas e coloração verde escura. Essa variedade contribui, principalmente, no combate de radicais livres em excesso no organismo.
Além de ser indicada como parte de dietas balanceadas, ela também é o principal ingrediente de um dos mais famosos sucos detox; que contribui, inclusive, para o alívio dos sintomas das pessoas que sofrem com problemas como o da gastrite.
O que é couve manteiga?
A couve manteiga é um vegetal bastante nutritivo, e esta variedade da hortaliça é de fácil cultivo e pode se adaptar a qualquer lugar do mundo.
As propriedades da couve manteiga incluem o alto teor de fibras, o baixo nível de calorias e ainda a ação antioxidante. O alimento também conta com as vitaminas C, E e K e sais minerais em sua composição como, por exemplo, magnésio, fósforo, ferro e cálcio.
Benefícios da couve manteiga
Conforme citado anteriormente, a couve é um alimento benéfico para o organismo e muito saudável. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios desse tipo de couve:
- Contribui para o emagrecimento porque é pouco calórica e rica em fibras;
- Ajuda a proteger o organismo quanto a manifestação de hemorroidas ou problemas de constipação;
- Auxilia na prevenção do câncer, já que conta com fitonutrientes com propriedades anticancerígenas em sua composição;
- Suas folhas verdes escuras são antioxidantes e ajudam no combate aos radicais livres;
- Protege contra a ação de bactérias e vírus;
- A variedade é capaz de diminuir os sintomas da ressaca;
- Melhora a disposição, uma vez que possui neurotransmissores que contribuem para isso;
- Ajuda a prevenir a osteoporose por ser rica em vitamina C, que facilita a absorção de cálcio e ferro – nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.
Como consumir couve manteiga?
A produção de receitas com couve manteiga evidencia a variedade de formas que esse tipo do vegetal pode ser consumido. Vale citar que tanto o talo como as folhas da hortaliça podem ser utilizadas na composição de pratos; e as suas folhas ainda podem ser misturada a outros vegetais, frutas, carnes, peixes e ervas.
Uma das formas mais populares de consumo desta variedade da couve é refogada, como um acompanhamento da feijoada.
No entanto, o consumo da variedade deve ser feita com cuidado, principalmente por quem sofre com problemas na tireoide. Isso porque a couve manteiga crua contem goitrógenos, que dificultam a produção do hormônio que estimula essa glândula quando consumidos em excesso.
Como plantar a verdura?
O plantio da couve manteiga é realizado por meio da propagação de sementes em hortas. Ela também podem ser plantadas em outros locais; no entanto, assim que as primeiras folhas aparecerem, devem ser transferidas para uma horta.
O recomendado para o plantio da verdura é espalhar as sementes em uma pequena profundidade. Geralmente, dentro de umas semana, acontecerá a germinação. Para o seu melhor desenvolvimento, deixe a planta exposta a luz solar. Nos meses mais quentes, o ideal é deixá-las a meia sombra.
O solo ideal para o plantio da couve manteiga é o úmido. Normalmente, ao completar 10 semanas as verduras são podem ser colhidas. Contudo, evite colher suas folhas nos horários mais quentes.