Verduras são livres de carboidratos e previnem doenças do coração

Inicio » Agricultura » Verduras são livres de carboidratos e previnem doenças do coração
30/03/2019 Por
Verduras são livres de carboidratos e previnem doenças do coração

O consumo de verduras é importante para o bom funcionamento do organismo e o melhor desenvolvimento do corpo

As verduras têm grande importância para a sociedade, uma vez que o seu consumo pode trazer diferentes benefícios para a saúde e vida humana.

Além disso, as verduras são ótimas opções para novos agricultores; visto que a criação de pequenas hortas é uma grande oportunidade de trazer rentabilidade a propriedades rurais.

Verdura de cor verde clara pronta para consumo

O que são verduras?

Verduras são espécies de vegetais que podem ser consumidas por diferentes tipos de seres vivos. Entretanto, o ser humano pode ser considerado o maior responsável pelo seu consumo. Por se tratar de um alimento natural, os diferentes tipos de verduras são ricos em propriedades de prevenir diferentes doenças, entre elas a gota, pressão alta e problemas no coração.

Atletas que buscam a boa forma também fazem o consumo das verduras saudáveis. A quantidade de fibras presente nos vegetais ajuda no fortalecimento do corpo; ou seja, após a corrida, o atleta ainda terá vigor e a sua estrutura física irá se regenerar de forma mais rápida. Desse modo, ele consegue um desempenho maior nos exercícios em um curto espaço de tempo.

A vantagem das verduras é o seu baixo preço de mercado. Dessa maneira, o consumo pode ser feito por diferentes tipos de pessoas. Seu preparo também é considerado relativamente simples, visto que o maior cuidado fica por conta da limpeza das verduras verdes, já que o seu consumo é feito cru.

Na hora de fazer a limpeza das verduras, é interessante que ela fique de molho dentro de um recipiente com água e limão, assim eliminando as bactérias ali presentes. Por ser um alimento que é cultivado na terra, a presença de bactérias é algo comum.

Para uma limpeza mais eficiente, também pode ser utilizada uma espécie de loção. Nesse caso, ela é aplicada com um conta gotas, para assim fazer o processo de eliminação dos micro-organismos. A etapa remover as impurezas dos vegetais é extremamente importante; já que consumir alimentos com a presença de bactérias pode trazer problemas graves ao estômago. Em alguns casos, o tratamento precisa, inclusive, ser feito com a ajuda de antibióticos.

Diferença entre legumes e verduras

A principal diferença entre legumes e verduras é a sua aparência e modo como são consumidos. Enquanto os legumes são conhecidos por compor o grupo de sementes e frutos, as verduras estão ligadas as folhas e outras composições dos vegetais.

Por isso, alimentos como a batata, feijão e lentilha pertencem ao grupo de legumes. Já o alface, agrião e repolho compõe o grupo de verduras.

A existência dos legumes não anula a presença dos vegetais na composição dos pratos; até porque as duas podem ser facilmente consumidas ao mesmo tempo. Dessa forma, os pratos ficam ricos em nutrientes e trazem benefícios a saúde humana. A famosa sopa, por exemplo, é um grande exemplo de receita que mistura legumes e verduras.

Horta de verduras sendo cultivada

Então, para quem deseja uma dieta mais rígida, o consumo de legumes deve ser controlado, já que o alimento é rico em carboidratos. Assim, antes de seguir procedimentos de emagrecimento, é necessário procurar um médico nutricionista, pois ele montará a dieta de acordo com a sua necessidade.

O consumo exagerado de alimentos com carboidratos pode gerar um feito negativo no organismo. Por isso, seguir as regras nutricionais de médicos especialistas é importante para a qualidade de vida.

Verduras escuras

A cor verde é presente na grande maioria dos verduras. No entanto, sua tonalidade pode variar, variando entre tonalidades mais claras ou escuras. Vegetais como brócolis e a rúcula são bons exemplos disso. Porém, a diferença de um alimento para o outro não está apenas na cor, mas também nos nutrientes que cada um deles contém.

As verduras consideradas verdes são ricas em nutrientes, dentre eles:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Fibra

Todos esse nutrientes são importantes para o bom funcionamento do corpo. Ajudando na desintoxicação e no funcionamento do organismo. Assim como as verduras e legumes, as folhas verdes podem ser consumidas tranquilamente junto de outros alimentos.

O consumo de verduras escuras não fica restrito apenas a sua composição em pratos naturais, e elas também podem ser consumidas como suco natural. Além disso, misturar vegetais à frutas como maçã e mamão pode ajudar no bom funcionamento do organismo.

Incluir verduras para dietas é importante, pois o resultado será mais rápido e visível, seja na fisionomia ou em questões de performance ao praticar exercícios físicos.

Verduras do Brasil

A agricultura do Brasil, junto da pecuária, têm uma representatividade muito importante em todo o país. As verduras são consumidas cada vez mais, e isso se dá ao fato da grande quantidade de cultivos de verduras brasileiras.

A presença de hortas no território nacional é muito diversificada e inclusiva, visto que diferentes tipos de agricultores têm espaço no mercado da horticultura.

Verdura é benéfica para a saúde

Os locais de maiores hectares são vantajosos por terem a possibilidade de trabalhar com diferentes tipos de cultivo, assim aumentando a rentabilidade e ajudando até mesmo em outras áreas da fazenda, como na alimentação de animais.

Ao mesmo tempo, agricultores de subsistência também podem fazer investimentos no cultivo de vegetais, assim ajudando pequenas regiões a se estruturar de maneira mais efetiva; vendendo as verduras para feiras ou pequenos mercados locais. Além disso, a agricultura de subsistência ajuda a cultivar alimentos para consumo próprio, ajudando no corte de gastos.

Desse modo, a agricultura é vista com bons olhos em todo o país, visto que os seus benefícios ultrapassam os benefícios nutritivos e também ajudam famílias a se sustentar em regiões extremamente pequenas. Ótimas opções também são as hortas urbanas, que possibilitam o cultivo de verduras em regiões onde as indústrias prevalecem. Esse trabalho tornou-se uma boa opção parar gerar novos empregos nas grandes cidades.

O alto crescimento econômico do país permite mais investimentos na agricultura. O resultado disso é o aparecimento de cada vez mais novas hortas e, consequentemente, da variedade e quantidade de verduras para consumo. Importantes para a economia e qualidade de vida, elas são essenciais nas fazendas e no prato dos brasileiros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo