Coxinha de frango: de norte a sul, é praticamente impossível não gostar

Inicio » Agronegócio » Coxinha de frango: de norte a sul, é praticamente impossível não gostar
03/10/2020 Por
Coxinha de frango: de norte a sul, é praticamente impossível não gostar

Coxinha de frango é receita do século XIX apreciada no Brasil inteiro. Coxinha de frango é, definitivamente, um dos petiscos favoritos do Brasil. De fato, os petiscos brasileiros, comumente chamados de “salgados” ou “salgadinhos”, incluem uma variedade de iguarias como empada (também chamada empadinha), risoles (croquetes fritos), pastel, quibe (em sua versão caracteristicamente brasileira), esfiha, croquete, pão de queijo, enroladinho, folhado, entre outros.

Esses salgadinhos podem ser encontrados em quase todas as lanchonetes, cafés e padarias brasileiras, e às vezes até mesmo nos restaurantes mais sofisticados do país. Em suma, quando falamos de coxinha de frango, elas podem vir em vários tamanhos. Ou seja, do tamanho da mordida até os maiores, que podem ser apreciados como um almoço completo.

Coxinha de frango

O que é coxinha de frango?

Coxinha de frango é um petisco tipicamente brasileiro. Em suma, a coxinha de frango empanada ou coxinha de frango assada é moldada em forma de “lágrima” ou “gota”.

Também chamada coxinha de galinha ou apenas coxinha, a base do salgadinho costuma ser uma mistura de frango desfiado embrulhado em massa para então ser polvilhado e frito.

A palavra coxinha vem da forma do petisco, que imita uma coxa de frango.

História da coxinha

A versão original da receita da coxinha de frango foi criada na pequena cidade de Limeira, não muito longe de São Paulo, durante o século dezenove. Nessa época, vivia nossa conhecida princesa chamada Isabel. A princesa imperial do Brasil era herdeira do trono brasileiro depois que seus dois irmãos mais velhos morreram.

Ela era casada com um conde europeu, Gaston d’Orléans. O conde e a princesa tiveram três filhos e uma filha. Infelizmente, um de seus filhos foi mantido fora da vista do público, pois sofria de doença mental. Esse filho se recusava a comer outra coisa que não coxas de frango, e era isso que o cozinheiro da fazenda preparava diariamente para ele.

Um dia, a cozinheira percebeu que não tinha coxas de frango para o jovem príncipe. No entanto, havia muita carne de frango sobrando do dia anterior. Ela decidiu rasgar um pouco de carne de frango restante antes de embrulhá-la em uma bola de massa e moldá-la em forma de uma coxa de frango.

Em seguida, a cozinheira empanou, fritou e apresentou o alimento ao jovem príncipe como uma coxinha especial. Ele adorou tanto o lanche que decidiu comer apenas essa nova receita de coxinha daquele dia em diante.

Logo depois, o sucesso da coxinha se espalhou por toda a cidade de Limeira antes de viajar por todo o país e se tornar uma iguaria brasileira onipresente em todos os estados do país.

Dito isso, resta a dúvida: como fazer coxinha de frango empanada? Existe alguma receita especial? Aprenda a seguir!

Coxinha de frango

Como fazer coxinha de frango?

A coxinha de frango geralmente é baseada em uma massa feita com farinha e caldo de galinha, mas também pode incluir purê de batatas. Assim, o petisco é recheado com carne de frango desfiada, além de especiarias como, por exemplo, cebolas, salsa e cebolinhas.

O recheio também inclui ocasionalmente molho de tomate, queijo, açafrão e Catupiry. Algumas versões das coxinhas incluem apenas Catupiry, sendo uma das marcas mais famosas de requeijão aqui do país.

Além disso, as coxinhas são revestidas de ovos e depois polvilhadas na farinha de rosca (ou farinha de mandioca) antes de serem fritas.

Elas podem ser servidas sozinhas ou acompanhados de ketchup, fatias de limão, molho rosé (mistura de creme de leite e ketchup) ou até molho chimichurri.

Confira a seguir uma deliciosa receita de coxinha de frango!

Receita de coxinha de frango

Ingredientes da coxinha

Para o recheio:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola branca picada;
  • 2 dentes de alho prensados;
  • 3 xícaras de frango assado, desossado e desfiado;
  • Sal;
  • Pimenta preta;
  • 3 colheres de sopa de maionese (ou requeijão);
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada;
  • ½ molho de salsa picada.

Para a massa:

  • 3 xícaras de caldo de galinha;
  • ¼ colher de chá de sal;
  • 2 colheres de chá de azeite;
  • 6 xícaras de farinha de trigo peneirada.

Para empanar:

  • 8 claras de ovo grandes;
  • 3 xícaras de farinha de rosca.

Para fritar:

  • Óleo vegetal.

Coxinha de frango

Modo de preparo do recheio

  1. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola branca e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficar macia e translúcida por cerca de dois minutos;
  2. Adicione o alho e cozinhe por cerca de um minuto;
  3. Em uma tigela grande, coloque o frango desfiado e misture a cebola cozida e a mistura de alho, sal, pimenta, maionese ou requeijão, salsa e cebolinha. Reserve;
  4. Em uma panela grande e antiaderente, coloque o caldo de galinha, o sal, o urucum (opcional) e o azeite. Em seguida, leve para ferver em fogo médio-baixo. Assim, quando o caldo estiver quente, adicione a farinha peneirada de uma só vez, mexendo muito bem.

Preparo da massa da coxinha

  1. De fato, ficará cada vez mais difícil mexer, mas continue mexendo com força por cerca de um minuto ou mais, até obter uma massa uniforme;
  2. Retire do fogo e transfira a massa da coxinha para uma batedeira. Amasse a massa em velocidade baixa por cerca de 5 minutos ou até que fique macia e suave;
  3. Raspe a massa da tigela sobre uma superfície bem enfarinhada com um raspador ou espátula e amasse um pouco mais à mão. Modele a massa da coxinha e deixe descansar por cerca de dez minutos em temperatura ambiente;
  4. Aperte os pedaços de massa do tamanho de uma bolinha, depois enrole-as com as duas mãos. Coloque cerca de 1 colher de sopa do recheio de frango no centro de cada bola;
  5. Junte a massa na parte superior para selar, criando pequenas baquetas ou bolsas em forma de gota ou coxa de frango;
  6. Em uma tigela, misture levemente as claras. Mergulhe cuidadosamente cada coxinha nas claras e depois na farinha de rosca até ficarem completamente revestidas;
  7. Despeje bastante óleo vegetal em uma panela com fundo pesado. Aqueça a 350 graus;
  8. Por fim, frite a coxinha de frango em pequenos grupos por cerca de oito minutos ou até dourar. Escorra em papel toalha, tempere levemente com sal e sirva quente!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo