Cravo da Índia é amplamente cultivado em todo o mundo

Inicio » Agricultura » Cravo da Índia é amplamente cultivado em todo o mundo
26/08/2019 Por
Cravo da Índia é amplamente cultivado em todo o mundo

O cravo da Índia ganhou espaço no Brasil, principalmente, pelos benefícios que oferece à saúde

Quem busca um excelente funcionamento do organismo já percebeu que o cravo da Índia pode se tornar um grande aliado. O elemento é totalmente natural e é procurado por pessoas que estão tentando emagrecer.

Por isso, o cravo da Índia é extremamente indicado para quem está buscando um equilíbrio entre a boa forma física e a saúde. Assim, para você saber como explorar os principais pontos fortes da iguaria, separamos algumas informações importantes. Continue conosco até o final!

Cravo da Índia

O que é cravo da Índia?

Cravo da Índia é uma iguaria de fama mundial e que possui designações em todo o mundo. Em Portugal, por exemplo, é conhecido como “cravinho“.

O nome científico do elemento é Syzygium aromaticum. A iguaria é extraída de uma árvore proveniente das ilhas da Indonésia.

Embora a origem do cravo da Índia seja nas ilhas Molucas, na Indonésia, o elemento passou a ser cultivado em outros países, como Granada e Madagascar. Hoje, ele está espalhado por lojas de produtos naturais e supermercados do mundo inteiro. Seu maior trunfo é o sabor e o aroma que agrega às receitas.

Além disso, também há um grande destaque para as funções medicinais trazidas pelo cravo da Índia. São muitos os tratamentos que podem trazer este elemento de forma efetiva. Por isso, o chá de cravo ganhou muito destaque entre os brasileiros.

Nutrientes do cravo da Índia

Entre os principais nutrientes presentes na composição do cravo da Índia, podemos destacar os óleos essenciais. Um dos mais importantes elementos é o eugenol, que funciona como um potente antisséptico e anestésico.

Muitos especialistas dedicaram estudos ao cravo, que se destacou no combate a uma série de problemas de saúde. O sistema digestivo e o funcionamento das articulações demonstram grande evolução com a presença do elemento no organismo.

O potássio e o manganês são os sais minerais que aparecem em grande quantidade na composição. Também deve-se destacar a presença do selênio, do ferro e do magnésio, que auxiliam muito o corpo na realização das atividades.

As vitaminas também trazem boa parte dos benefícios oferecidos pelo cravo da Índia. Entre elas, a vitamina K, a vitamina C e a vitamina A aparecem como maiores destaques. O beta-caroteno também é vital para a atividade do alimento.

Benefícios do cravo da Índia

Graças às propriedades do cravo da Índia, são muitas as vantagens oferecidas pelo elemento. Um dos maiores destaques é o combate a inflamações, bactérias e fungos. As virtudes analgésicas, antioxidantes e antissépticas também devem ser altamente ressaltadas.

O óleo de cravo da Índia, por exemplo, é extremamente eficaz contra problemas estomacais, como inchaços e gases. O elemento auxilia na produção de enzimas que tornam a eliminação das toxinas mais simples, acelerando o processo e digestão.

O mesmo efeito também é encontrado contra problemas como náuseas, vômitos e enjoos.

Mas as vantagens não param por aí. Cravos da Índia também podem ser aplicados para a saúde dos dentes, evitando possíveis problemas nas gengivas.

Conheça, em detalhes, os principais benefícios do cravo da Índia que listamos a seguir.

Cravo da Índia

  • Antisséptico e analgésico

Esse é o principal efeito gerado pelo eugenol. A substância é muito efetiva no controle da acne, por exemplo, trazendo benefícios para a consistência da pele. Mas também é possível evitar o nascimento de rugas com esta aplicação.

Além disso, ainda podemos destacar outras utilidades importantes do eugenol. É possível aplica-lo como medicamento contra queimaduras, feridas e infecções, além de controlar febres, reduzir as cólicas menstruais e diminuir a dor de cabeça. Nada mal, não é mesmo?

  • Circulação do sangue

O ritmo da circulação sanguínea também é ampliado após o consumo de cravo da Índia. Dessa forma, o corpo fica extremamente fortalecido. É uma forma de levar mais nutrientes para todos os processos do organismo.

Também é um excelente caminho para evitar doenças relacionadas aos vasos sanguíneos, trazendo benefícios para a frequência cardíaca. O sistema imunológico, então, ganha reforços significativos.

  • Melhora da digestão

Com o aumento das enzimas gastrointestinais, o cravo da Índia faz com que a digestão se torne rápida e eficiente. Mas é importante destacar que o consumo do elemento deve ser acompanhado de uma alimentação balanceada, sem exageros.

Dessa forma, a iguaria ajuda no combate aos problemas de digestão, como a azia e a prisão de ventre. O mal-estar, as náuseas e a irritação, que podem gerar vômitos, também serão drasticamente reduzidos.

  • Excelente antioxidante

Muito eficiente na eliminação de radicais livres, o elemento é simplesmente ótimo no combate aos problemas que podem acontecer na reprodução celular. A propriedade antioxidante se sobressai dentro do organismo, trazendo melhorias em todos os sentidos.

Isso acontece, principalmente, pela liberação de hidrogênio causada pelo cravo, que auxilia também na quebra de gorduras. Isso faz com que haja uma redução de peroxidação lipídica no organismo.

Cravo da Índia

  • Funcionamento da tireoide

As disfunções da tireoide, que causam a perda excessiva ou o ganho instantâneo de peso, também podem ser tratadas com a presença do cravo da Índia. A especiaria age no corpo, tanto para manutenção como prevenção.

  • Poderoso anti-inflamatório

A presença do eugenol também é fundamental para que o cravo seja considerado um excelente agente contra inflamações. Inclusive, presente no cotidiano, ele pode reduzir drasticamente este problema com o passar dos meses.

No entanto, devemos destacar a importância dos flavonoides nesta atividade, pois eles são os responsáveis por tornar o efeito contra a inflamação muito mais intenso.

  • Aceleração do metabolismo

É por isso que o cravo da Índia é apontado como grande aliado para quem busca uma redução de peso. As suas propriedades são altamente eficientes na movimentação do metabolismo, o que faz o corpo trabalhar de forma intensa.

Com isso, o nível de saliva aumenta, trazendo também as substâncias presentes no processo de digestão. Dessa forma, o cravo da Índia emagrece, desde que, é claro, seja aliado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Todas essas características, portanto, colocam o cravo da Índia como substância interessante para quem quer realizar a queima de gordura rapidamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo