Criação de aves tem importante papel na economia do país

Inicio » Agronegócio » Criação de aves tem importante papel na economia do país
24/06/2020 Por
Criação de aves tem importante papel na economia do país

Fonte alternativa de renda pode vir através da criação de aves exóticas ou para consumo

A criação de aves é uma atividade bem explorada no Brasil, tanto de aves ornamentais quanto para consumo e produção de ovos.

Por ser uma das atividades mais importantes da agropecuária nacional, a criação de aves, principalmente de corte, vem se fortalecendo a cada ano, com consumo interno crescendo e exportações em alta. As aves consideradas de estimação também são bem populares, como os periquitos.

Na árvore, dois periquitos que são muito apreciados no ramo de criação de aves

Avicultura

A avicultura é o processo de criação de aves, que se divide em áreas, como aves de corte e aves de postura, além das ornamentais. O setor também é responsável pela geração de renda de muitas famílias e também geração de empregos.

Criação de aves de corte

O desenvolvimento da atividade de criação de aves no Brasil ocorreu em meados da década de 50 no Sudeste do país. Depois, por volta de 1970, período de reorganização do mercado de carnes do país, a atividade também se desenvolveu com força no Sul do Brasil.

Então, desde o início da atividade de criação de frangos de corte, esse ramo se desenvolveu e se modernizou e, até hoje segue na busca de melhorar o desempenho do setor. Isso devido à necessidade de redução de custos e um aumento na produção, sem perder a competitividade em que está inserido o mercado brasileiro de carnes.

Assim, o setor tem sido impulsionado pela alta nas exportações e também pelo consumo interno. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de carne de frango cresceram 14,9% em janeiro.
Já o consumo interno também vem crescendo. De um país que tradicionalmente consumia carne bovina, agora alguns hábitos alimentares vem mudando, inclusive pelo preço mais acessível.

Criação de aves poedeiras

As aves de postura, ou poedeiras, são aquelas aves cuja criação se destina a produção de ovos. Esse mercado se mantém em alta, tendo em vista que as pessoas têm buscado uma alimentação mais natural e saudável. Além do mais, ovos são ingredientes para inúmeros alimentos do dia a dia, desde pães, massas, bolos, dentre tantos outros.

No mercado de proteínas, os ovos ocupam a quinta colocação em consumo no mundo, atrás do leite, peixes, suínos e frango. Neste ramo temos também, porém em menor escala, temos os ovos de codorna.

Galinha com pintinhos também integram o grupo de criação de aves

Criação de aves exóticas

É importante lembrar que no Brasil, para criar algumas aves consideradas exóticas e aves silvestres é preciso ter uma licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Alguns exemplos de aves silvestres que se encontram no Brasil e precisam dessa licença, são os papagaios-verdadeiros, o pássaro-preto, conhecido como chopim, o macaquinho sagui, cacatua, furão, iguana, algumas espécies de corujas, entre outros animais.

Esse documento emitido pelo IBAMA é para evitar a prática de crimes, como tráfico de animais, pois, para comercializar estes animais, também é preciso estar legalizado para tal atividade. Se a origem do animal silvestre não for devidamente documentada, é considerado crime manter animais silvestres em cativeiro.

Portanto, a criação de aves é muito ampla e contempla diversos setores, desde a alimentação até animais domésticos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo