Criação de cabra pode garantir a renda de muitas famílias

Inicio » Agronegócio » Criação de cabra pode garantir a renda de muitas famílias
06/07/2020 Por
Criação de cabra pode garantir a renda de muitas famílias

Atividade realizada há milhares de anos, a criação de cabra nacional tem superado fases de declínio produtivo

A criação de cabra é uma das atividades que ajudam a suprir o mercado de produtos agrícolas, desde consumidores como crianças até quem tem alergia a demais fontes de leite. Vale salientar também o alto teor de cálcio do alimento e a indicação para pessoas com problemas de absorção do nutriente.

Em linhas gerais, apesar de outros subprodutos animais, investir na criação de cabra tem sido a grande saída para produtores rurais. Afinal, como forma de medicamento, eles visam o mercado de quem precisa consumir o leite caprino para ajudar na diminuição da acidez gástrica.

Criação de cabra

O que é cabra?

Cabra é um animal ruminante típico das pequenas propriedades rurais, visto que ela apresenta uma aptidão dupla: fornecer leite e carne. Além do mais, a criação de cabra tem como grande vantagem um temperamento animal dócil e rústico, mas de manejo fácil.

Afinal, ela não demanda muitos cuidados e tem uma alimentação simples, à base de muito pasto verde e mistura como casca de soja e milho. Vale salientar que, assim como o carneiro, em muitas propriedades rurais, essa é uma tradição familiar, na qual a criação de cabra é feita apenas para subsistência.

Nesse sentido, os rebanhos são direcionados para a produção de leite e carne. Embora ainda existam produtores que invistam na criação por hobby, nas pequenas propriedades essa tradição teve início a partir de seus antepassados.

Criação de cabra

A importância da criação de cabras leiteiras

Embora existam outros tipos de leite, a criação de cabras leiteiras tem sua importância em um mercado que fornece um dos mais completos alimentos. Até porque o leite de cabra também é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas, os quais conferem maiores valores nutricionais e benefícios essenciais para a nossa saúde.

Sem contar que ele apresenta propriedades como fácil digestão, garantindo um grande consumo pela população. Aliás, o leite de cabra apresenta moléculas de gordura em tamanhos reduzidos, facilitando a questão da digestão e contribuindo ainda para uma maior absorção dos nutrientes.

Enfim, o leite de cabra tem uma indicação especial para pessoas que apresentam problemas digestivos e doenças como gastrite e úlcera. Isso porque sua rica composição ainda contribui para a cicatrização das paredes estomacais e para a diminuição da acidez local.

Criação de cabra

Rebanhos e a criação de cabras no Brasil

De acordo com dados recentes do IBGE, a criação de cabras no Brasil está em crescimento acentuado. Em números, apenas na última década, ou seja, entre 2010 e 2020, o rebanho nacional de caprinos chegou a quase nove milhões de cabeças. Nesse sentido, apenas a Região Nordeste concentra mais de cinquenta por cento desse rebanho.

Isso porque o país teve uma notável diminuição de caprinos no começo do século. No entanto, o recente aumento deve-se ao fato de que novas técnicas de criação de cabra têm sido empregadas em nosso agronegócio. Assim, esse rebanho de caprinos pode mostrar que a recuperação foi efetiva até mesmo em nosso mercado interno.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo