Criação de ovinos tem espaço garantido no agronegócio brasileiro

Inicio » Agronegócio » Criação de ovinos tem espaço garantido no agronegócio brasileiro
20/07/2020 Por
Criação de ovinos tem espaço garantido no agronegócio brasileiro

Com técnicas adequadas, a criação de ovinos pode render rebanhos de alta produtividade e qualidade de produtos

A criação de ovinos é uma das melhores formas de renda para diversos produtores, já que esses animais são ótimos para a produção de leite, lã e carne. Sem contar que seu leite também é empregado na produção de vários tipos de queijos.

Em todo caso, o ovinocultor precisa sempre fazer um planejamento estratégico antes de dar início a uma criação de ovinos. Nesse sentido, é preciso que primeiramente a nutrição do rebanho seja levada em conta. Assim, grandes grupos e rebanhos animais devem pastar em áreas ricas de vegetais e gramíneas.

Criação de ovinos

O que são ovinos?

Ovinos são animais domésticos ruminantes que são criados e amansados com a intenção de servir aos seres humanos. Entre eles, destacamos a ovelha e o carneiro, visto que estão entre as espécies mais valiosas devido à produção de leite e carne.

Além do mais, em uma criação de ovinos, esses animais também podem servir para a confecção de roupas a partir do processamento de lã. Por outro lado, existem ainda os filhotes, chamados de cordeiros e parentes próximos, como os caprinos como a cabra e o bode.

Em linhas gerais, para entender o que são ovinos, eles são uma classificação de animais que chegam a ser divididos em mais de duzentas raças encontradas em quase todos os continentes. Em todo caso, elas podem ser domésticas e até selvagens, com a maioria vivendo em áreas secas e montanhosas.

Criação de ovinos

Ovinos dorper dão mais lucro em muito menos tempo

Em números, a criação de ovinos dorper no Brasil triplicou apenas na última década. Até porque essa raça é uma das grandes estrelas quando o assunto é o fornecimento de reprodutores e matrizes.

No entanto, o destaque vai para o cordeiro dorper, que chega a oferecer um custo-benefício mais vantajoso que os rebanhos bovinos. Prova disso é que ele já está pronto para o abate ao atingir quarenta quilos em apenas cinco meses.

Dessa forma, em linhas gerais, a raça consolida seu valor agregado por demandar um terço do tempo em relação à criação de bovinos. Além do mais, em uma criação de ovinos, o valor de sua arroba chega a triplicar.

Criação de ovinos

Como funciona uma pastagem para ovinos?

Em relação à pastagem para ovinos, primeiramente saiba que os esses animais têm a capacidade de se alimentar mais próximo ao solo que rebanhos bovinos. Isso devido à sua própria estrutura buco-maxilar. Além do mais, suas pastagens são constituídas de gramíneas e vegetais diversos, garantindo uma forma de alimentação que apresenta baixos custos.

Por serem ruminantes, eles ainda apresentam uma alta capacidade na absorção de alimentos fibrosos. Sendo assim, recomendamos que você invista em uma criação partindo de uma dieta à base de alimentos volumosos.

Enfim, a formação dessas áreas de pastagens precisa ser analisada em relação à fertilidade do solo. Para isso, a partir de então é necessário calcular a adubação e fazer uma manutenção adequada das pastagens em uma criação de ovinos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo