Crisântemo é uma flor de propriedades inseticidas e símbolo do Japão

Home » Agricultura » Crisântemo é uma flor de propriedades inseticidas e símbolo do Japão
14/06/2019 by
Crisântemo é uma flor de propriedades inseticidas e símbolo do Japão

Crisântemo é planta asiática que é símbolo nacional do Japão

O crisântemo é uma planta cujo nome significa “flor de ouro” e é cultivada na China há mais de dois mil anos. Além da China, a flor é produzida no Japão, país no qual chegou com a migração dos budistas. Para os japoneses, a planta, que no país é chamada de Kiku, é um símbolo nacional.

O crisântemo chegou ao Ocidente somente por volta dos século XVII, e foi neste continente que ganhou novas variedades e tonalidades. Na Europa, a planta passou por modificações que deram origem aos crisântemos vermelho, verde, roxo, alaranjado e até mesmo rosa. As flores também podem ser encontradas nas cores branca, amarela, bronze, lilás e azul.

Crisântemo

O que é crisântemo?

O crisântemo, como já foi explicado, é uma planta de origem asiática que apresenta mais de 800 variedades e uma centenas de espécies espalhadas pelo mundo. Essa planta, conhecida por muitos pela sua beleza, pode variar entre 30 cm 1,30 m de altura. Além disso, floresce durante todo o ano lindas flores campestres.

Como plantar crisântemos?

A melhor época para se cultivar o crisântemo, sem dúvida, é durante o outono. Na estação, suas flores aparecem com mais intensidade. Outra curiosidade é que essa planta representa a perfeição devido a maneira delicada de abrir suas pétalas.

Em suma, o crisântemo pode ser plantado de duas formas, por meio de suas sementes ou de mudas. No entanto, para dar origem às lindas flores de ouro, ele precisa de alguns cuidados especiais. A planta pode ser cultivada em jardins, vasos ou canteiros, em local quente e úmido. Precisam de solo fértil e alta luminosidade, contudo.

Assim que completar 30 dias da plantação, a muda ou a semente devem ser adubadas. A recomendação é molhar a planta até 3 vezes por semana, dependendo da intensidade do calor. Além disso, para que ela floresça, uma boa dica é a remoção de folhas velhas.

Vantagens de cultivar o crisântemo

O crisântemo é uma planta ornamental cuja procura está em crescimento constante, não só nacionalmente, como também fora do Brasil. Além disso, outra vantagens devem ser levadas em consideração ao se cultivar esta flor.

A planta possui um ciclo curto de vida, logo lucrar com seu comércio gera resultados mais rápidos. O crisântemo, conforme já vimos, pode ser encontrado de diversas formas, cores e tamanho. Além disso, tem uma rápida resposta biológica as mudanças que ocorrem na duração dos dias, conforme mudam as estações.

Crisântemo

Como cuidar do crisântemo

O preparo da muda de crisântemo se dá por meio da reprodução assexuada da planta, conhecida como estaquia. Neste método, você cultiva um ramo ou folha do vegetal em questão, que irá se desenvolver e originar uma nova planta, por meio de sua raiz.

Você deve retirar pequenas estacas de crisântemo com cerca de 10 cm da planta, cultivá-las em substrato e tratá-las com hormônios para crescimento. Em casas de jardinagem é fácil encontrar as mudas dessa planta, mas hoje em dia é possível compra-las até pela internet.

Benefícios do crisântemo

O crisântemo traz diversos benefícios para nosso organismo, além de apresentar propriedades inseticidas. Confira a seguir cada um dos pontos positivos do cultivo da planta.

  • Tem propriedades inseticidas, repele mosquitos, baratos e outros insetos incômodos, devido a presença da substância piretrina;
  • Possui propriedades medicinais, hepatoprotetoras, (protege organismo de doenças hepáticas), rejuvenescedoras e depurativas (elimina toxina do nosso corpo);
  • Pode ser usada como alimento, no caso suas pétalas, e um chá pode ser feito de suas folhas;
  • O chá da folha de crisântemo é um tratamento alternativo para males como pele seca, varizes, dores musculares, febre;
  • Já o chá de folha de crisântemo branco é bom para olhos, fígado e pele.

Outro benefício da planta, descoberto por pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura, foi a presença de uma substância luteolina. Essa substância é antioxidante, anti-inflamatória e também indicada para tratamento de câncer. Como possui o elemento, a planta auxilia a expulsar as células cancerígenas quando usada como tratamento paralelo à quimioterapia.

Curiosidades sobre o crisântemo

O crisântemo é uma planta com diversas cores, dentre elas, vermelha, verde e branca, e cada um delas carrega consigo um significado. Em termos gerais, essa flor representa tranquilidade, e é vista em algumas crenças como “intermediadora entre os extremos vida e morte, céu e terra”.

O crisântemo branco remete à sinceridade e verdade. O vermelho, por outro lado, é símbolo do amor. Já o amarelo remete a um amor frágil. Outra curiosidade sobre a planta é que ela simboliza”paixões passageiras”. Ela ainda é considerada como um flor fúnebre em alguns locais.

Dia Nacional do Crisântemo e Festivais de Crisântemo

No Japão está flor é tão importante que existe um dia dedicado a ela, o Festival da Felicidade, ou Kiku no Sekku, comemorado no dia 9, no mês 9 do calendário japonês. Este é um dos festivais sagrados, onde há o consumo de iguarias feitas a partir do crisântemo. Ainda nesta data, os japoneses têm como tradição, inserir pétalas da flor em uma taça ou copo de vinho para trazer boas vibrações, dentre elas, saúde, prosperidades e felicidade.

Crisântemo

O primeiro Festival dedicado ao crisântemo foi realizado em 1910, pela corte imperial japonesa. Vale lembrar que essa flor é o símbolo da Família Imperial Japonesa. Nesta data, os crisântemos são expostos e ainda há apresentações de figuras vestidas de roupas feitas a partir da planta.

Mais uma superstição também ronda a história do crisântemo. É costume no Japão, colocar algodão nos crisântemos um dia antes do festival. E na manhã do Kiku Sekku, ele ser retirado e esfregado no corpo para protegê-lo.

Existem ainda outros Festivais dedicados a essa flor espalhados em outros locais do Japão. Outra grande festividade é o Kasama Kiku Festival, realizado em Ibaraki, geralmente no fim de novembro e que conta com um jardim com milhares de crisântemos para visitação.

O crisântemo é uma bela planta ornamental que conta com diversos significados, propriedades, benefícios e pode ser usada para diversos fins. Por isso, sua popularidade pode ser explicada tanto em função de seus benefícios quanto pela sua beleza indiscutível.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo