Crotalária é o grupo de plantas que ajuda a fixar nitrogênio no solo

Inicio » Agricultura » Crotalária é o grupo de plantas que ajuda a fixar nitrogênio no solo
28/05/2019 Por
Crotalária é o grupo de plantas que ajuda a fixar nitrogênio no solo

A crotalária pode ser utilizada como fonte de adubação verde, pois ajuda a repor os nutrientes da terra sem o uso de produtos químicos

Diversas espécies fazem parte da família crotalária, portanto, o ideal é que a planta cultivada já seja nativa da região. Algumas espécies são mais conhecidas por fixar uma quantidade maior de nitrogênio no solo. Sendo assim, o ideal é pesquisar antes de se fazer o plantio.

Além de trazer benefícios para os cultivares no campo, a crotalária também ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue.

crotalaria

O que é crotalária?

Crotalária é um gênero de plantas que fazem parte da mesma família. São diversas espécies que fazem parte deste grupo, assim, variam bastante de tamanho e coloração. A altura das plantas, portanto, pode variar de 80 centímetros até três metros.

Geralmente as plantas desta família não gostam de frio. Assim, é recomendável que o seu plantio ocorra nos meses mais quentes do ano. Além de servir como planta ornamental, pois floresce até 100 dias por ano, ela é utilizada ainda como forrageira para adubação verde.

As crotalárias são capazes de depositar nitrogênio no solo e, desta forma, podem ser cultivadas em um sistema de rotação de culturas. Outra vantagem da planta é que pode ser comercializada, já que suas fibras são utilizadas na fabricação de alguns tipos de papel.

Quais são as plantas crotalárias?

Uma das dicas mais importantes na hora de cultivar uma planta crotalária é conferir a sua região de origem. O ideal é que se cultive a vegetação que seja nativa da região, pois terá fácil adaptação ao local.Quando falamos em plantação e agronegócios, então, vale a pena considerar a quantidade de nitrogênio que cada espécie consegue fixar no solo.

Assim, é importante perceber que nem todas as plantas têm a mesma capacidade de fixação, por isso o produtor deve escolher o tipo de vegetação que irá suprir as necessidades de sua terra e seu cultivar.

crotalaria

Algumas espécies de crotalária mais populares, então, são:

  • Feijão-de-porco
  • Guandu
  • Juncea
  • Mucronata
  • Labelabe
  • Chícharo
  • Tremoço branco
  • Mucuna preta
  • Mucuna cinza
  • Ervilhaca
  • Mucuna Anã

A planta também pode combater a dengue?

É verdade, algumas pessoas estão utilizando a crotalária contra a dengue. Isso acontece porque as plantas liberam um odor que atrai as libélulas. Estas, por sua vez, se alimentam de insetos – entre eles o mosquito Aedes aegypti.

Vale lembrar que, além da dengue, ele é o responsável por transmitir outras doenças como febre amarela, zica vírus e chicungunya. Uma das espécies que pode ser utilizada para esta função é a Crotalária Spectabilis. É uma planta mais resistente, com altura variando de um metro e vinte até um metro e meio de altura.

crotalaria

Contudo, vale lembrar que o vegetal é apenas um aliado no combate ao mosquito, outras medidas de saúde devem continuar sendo realizadas.

A crotalária, então, pode ser cultivada em vários locais, como por exemplo diretamente no solo, vasos, encostas de rios, canteiros e terrenos baldios. Ela não é exigente, contudo, necessita de alguns cuidados básicos como irrigação e adubação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo