Cubagem tem grande importância na logística do mercado agro

Inicio » Agronegócio » Cubagem tem grande importância na logística do mercado agro
20/02/2019 Por
Cubagem tem grande importância na logística do mercado agro

A cubagem tem um grande papel no transporte de carga do setor agro

Saber administrar o cálculo da cubagem é essencial para um produtor. Isso ajuda para que ele possa escolher tanto o melhor tipo de transporte para sua mercadoria como para que possa negociar melhor o preço do frete.

A cubagem tem uma função muito importante no que diz respeito à otimização de tempo e praticidade para o produtor.

Cubagem

O que é cubagem?

O termo cubagem se refere ao ato de encaixar mercadorias para que sejam transportadas. Para que siga viagem até o consumidor final, esta carga deve seguir uma determinada logística. Por isso, e a fim de diminuir as chances de que os produtos sejam danificados no trajeto, é utilizada técnica. Destacando cálculos específicos, a cubagem garante que tudo seja devidamente proporcional, garantindo que tanto a carga quanto o veículo sejam os mais adequados possíveis.

O grande objetivo desta técnica é planejar como o transporte será feito, quanto irá custar o frete e qual a melhor maneira de organizar os produtos no trajeto, entre outros.

A maneira como carregamos as compras após ir ao supermercado é um exemplo claro de cubagem. É pensada uma separação para que os produtos gelados permanecem juntos e os frágeis separados, por exemplo.

No mundo agro, a situação que melhor representa o trabalho da cubicagem é o transporte de algodão e ferro. Enquanto o algodão possui um peso muito baixo, sua capacidade de ocupar espaço é muito maior que a do ferro e seu alto peso.

Características da cubagem

Entre as principais características e vantagens que a técnica de cubicagem pode oferecer ao produtor, podemos citar:

  • Organização dos objetos de acordo com a necessidade
  • Simplificação do transporte
  • Economia ao produtor
  • Evita desperdício de espaço
  • Manutenção do controle dos produtos
  • Evita acidentes no transporte, como a quebra ou mal armazenamento dos produtos
  • Adequação entre tipo de transporte e tipo de produto

Diferença entre cubagem e peso cubado

O termo cubagem representa o volume e as dimensões do produto, incluindo medidas de comprimento, altura e largura. Portanto, quando se trata do transporte desses itens, a cubagem é encarregada de planejar como isso será feito da melhor forma e com a maior otimização de espaço possível.

Por outro lado, o peso cubado se relaciona com o espaço que determinada carga ocupa dentro de um veículo. Este método é comumente utilizado para calcular o valor do frete, que leva em conta o peso bruto (total) e o peso cubado (espaço reservado à mercadoria) dentro do veículo.

mercadoria em processo de cubagem

Cubagem de madeira

Outro aspecto do agronegócio em que a cubagem também é aplicada é relacionado à madeira e toras de madeira. No entanto, o processo para cubicar este produto é um pouco mais complicado.

Como forma de melhor transportar a madeira, é necessário realizar o cálculo de seu volume, ou seja, do cilindro. Contudo, as árvores possuem um método de cálculo diferente dos demais cilindros, pois seus extremos não são iguais.

Assim, é necessário calcular o diâmetro da base e o diâmetro da parte de cima, fazendo a média entre os dois resultados. Caso não seja possível calcular o diâmetro, basta fazer a média da circunferência, ou seja, C=2πr. A metragem cúbica do cilindro se mostra através do resultado do volume (v=πr²h) para que a cubicagem do material seja feita de maneira mais eficiente.

Vantajoso para os produtores (que enviam seus produtos com rapidez) e para o consumidor (que tem acesso ao que deseja prontamente), a cubagem é uma das técnicas mais úteis no que se refere à logística no mundo agro.

Agro20 | Portal Vida No Campo