Capim gordura: planta para pasto também é utilizada de forma medicinal

Inicio » Meio Ambiente » Capim gordura: planta para pasto também é utilizada de forma medicinal
01/03/2019 Por
Capim gordura:  planta para pasto também é utilizada de forma medicinal

Capim gordura ajuda na pastagem de animais e é recomendada no tratamento de problemas de hipertensão

O plantio do capim gordura é muito popular em fazendas. Contudo, a planta é reconhecida por ser resistente ao solo e necessária para o pasto de animais.

Além disso, o capim gordura também é propriedade medicinal. Ele também é importante para a medicina humana, visto que, seu uso ajuda em dores renais causadas pelo ácido fosfórico. Alguns compostos químicos da inflorescência do capim gordura, inclusive, vem apresentando resultados positivos para a redução do colesterol LDL (conhecido como o colesterol ruim).  

Capim gordura as margens do rio

O que é o capim gordura?

Natural do continente africano, o capim gordura tornou-se popular no Brasil por conta da pastagem de animais. Além do mais, a planta adaptou-se rapidamente ao solo brasileiro, pois é adaptável a alta temperatura do país. Em contrapartida, o capim gordura é extremamente frágil a locais que contenham grandes períodos de seca ou que passe por inundações.

Características do capim gordura

Bem como sua finalidade medicinal e alta popularidade nas fazendas, ele tem outras características importantes, como:

  • Adaptável a qualquer solo: Sua facilidade de adaptação a qualquer tipo de solo faz com que a planta esteja em muitas fazendas do Brasil. Mesmo com a aceitação ao solo, a planta necessita de cuidados para sobreviver aos diferentes tipos de ambientes.
  • Cresce  rapidamente: Por ser uma ótima planta para pasto, o seu ágil crescimento é importante para os fazendeiros.
  • Sensitiva ao tempo: Essa é uma planta de suma importância para fazendeiros que cuidam de grandes grandes ortas. Por ser uma planta sensitiva, ela muda de cor quando a temporada de chuva está próximo, assim caindo as sua folhas. Para um agricultor isso é perfeito, pois ele sabe com antecedência quando a água está por vir.

Capim gordura num matagal

O uso da planta de diferentes formas

O uso do capim gordura – ou capim meloso – também é utilizado para a prevenção de quedas de cabelo. A técnica não é aprovada e nem receitada por médicos especialistas, porém quem mora no campo a faz. O método é baseado em lavar o cabelo por algumas semanas com um chá feito de capim gordura. Após algumas semanas o resultado é visível.

Por certo, seu chá é bastante consumido por quem mora no campo. Por sua vez, além do uso recomendado para quem tem problema nos rins, o chá é altamente recomendado para quem sofre de problemas relacionados à hipertensão, gota e a retenção de líquidos do corpo.

Além do mais, o chá também serve como tratamento de coceiras para quem sofre de psoríase, assim aliviando as coceiras características do fungo. Ele também pode ser passado na cabeça em forma de líquido. Aplicado com uma gaze, o chá de capim gordo é passado sobre a cabeça e removendo ressecamento e coceira.

No entanto, mesmo com a alta popularização do capim gordura no Brasil, a planta natural da África não é tão falada em outros países do mundo. Isso se dá ao fato de outros países do alternarem muito entre o calor e o frio extremo, assim enfraquecendo a planta até sua morte.

Agro20 | Portal Vida No Campo