Capim gordura: planta para pasto também é utilizada de forma medicinal

Inicio » Meio Ambiente » Capim gordura: planta para pasto também é utilizada de forma medicinal
01/03/2019 Por
Capim gordura:  planta para pasto também é utilizada de forma medicinal

Capim gordura ajuda na pastagem de animais e é recomendada no tratamento de problemas de hipertensão. O seu plantio é muito popular em fazendas. Contudo, a planta é reconhecida por ser resistente ao solo e necessária para o pasto de animais.

Além disso, o capim gordura também é propriedade medicinal. Ele também é importante para a medicina humana, visto que, seu uso ajuda em dores renais causadas pelo ácido fosfórico. Alguns compostos químicos da inflorescência deste capim, inclusive, vem apresentando resultados positivos para a redução do colesterol LDL (conhecido como o colesterol ruim).  

  1. O que é capim gordura
  2. Características do capim gordura
  3. Como usar o capim gordura?
  4. Chá de capim gordura emagrece?
  5. Capim gordura para animais
  6. Como identificar o capim gordura?
  7. Capim gordura para a pele de animais
  8. Capim gordura para o cabelo
  9. Principais vantagens do capim gordura
  10. Como cuidar do capim gordura?
  11. Qual a utilidade do capim gordura?

Capim gordura

O que é o capim gordura?

Natural do continente africano, o capim gordura tornou-se popular no Brasil por conta da pastagem de animais. Além do mais, a planta adaptou-se rapidamente ao solo brasileiro, pois é adaptável a alta temperatura do país. Em contrapartida, o capim gordura é extremamente frágil a locais que contenham grandes períodos de seca ou que passe por inundações.

Características do capim gordura

Bem como sua finalidade medicinal e alta popularidade nas fazendas, ele tem outras características importantes, como:

  • Adaptável a qualquer solo: Sua facilidade de adaptação a qualquer tipo de solo faz com que a planta esteja em muitas fazendas do Brasil. Mesmo com a aceitação ao solo, a planta necessita de cuidados para sobreviver aos diferentes tipos de ambientes.
  • Cresce  rapidamente: Por ser uma ótima planta para pasto, o seu ágil crescimento é importante para os fazendeiros.
  • Sensitiva ao tempo: Essa é uma planta de suma importância para fazendeiros que cuidam de grandes grandes ortas. Por ser uma planta sensitiva, ela muda de cor quando a temporada de chuva está próximo, assim caindo as sua folhas. Para um agricultor isso é perfeito, pois ele sabe com antecedência quando a água está por vir.

Como usar o capim gordura?

O uso do capim gordura – ou capim meloso – também é utilizado para a prevenção de quedas de cabelo. A técnica não é aprovada e nem receitada por médicos especialistas, porém quem mora no campo a faz. O método é baseado em lavar o cabelo por algumas semanas com um chá feito desse capim. Após algumas semanas o resultado é visível.

Por certo, seu chá é bastante consumido por quem mora no campo. Por sua vez, além do uso recomendado para quem tem problema nos rins, o chá é altamente recomendado para quem sofre de problemas relacionados à hipertensão, gota e a retenção de líquidos do corpo.

Além do mais, o chá também serve como tratamento de coceiras para quem sofre de psoríase, assim aliviando as coceiras características do fungo. Ele também pode ser passado na cabeça em forma de líquido. Aplicado com uma gaze, o chá de capim gordo é passado sobre a cabeça e removendo ressecamento e coceira.

No entanto, mesmo com a alta popularização do capim gordura no Brasil, a planta natural da África não é tão falada em outros países do mundo. Isso se dá ao fato de outros países do alternarem muito entre o calor e o frio extremo, assim enfraquecendo a planta até sua morte.

Com as imensas propriedades para a saúde humana, uma das utilidades do capim gordura é consumi-lo para melhorar a saúde. Atualmente, é possível encontrar uma série de pessoas procurando alternativas naturais para curar ou, ao menos, amenizar algum problema de saúde.

Nesses casos, o capim apresenta ótimas propriedades. Ademais, com os imensos efeitos colaterais que remédios proporcionam, é comum que muitos indivíduos estejam devidamente interessados em cuidar melhor de sua saúde como um todo.

Tudo isso faz com ele seja amplamente procurado por quem busca manter a saúde em dia sem a necessidade de remédios farmacêuticos. Porém, além dos benefícios já citados que ele oferece à saúde, o capim gordura também tem demais características que podem ser exploradas.

Chá de capim gordura emagrece?

Há muita discussão sobre o efeito que ele realiza na estética do corpo. O fato de que ele oferece ótimos benefícios para a saúde em geral não é segredo. No entanto, muitas pessoas ainda questionam se o chá de capim gordura emagrece.

É importante frisar que, como dito anteriormente, no conceito de o que é capim gordura, ele auxilia na diminuição da retenção de líquidos no corpo. Por conta desse efeito que é extremamente vantajoso, ele colabora para que o indivíduo se sinta mais magro e leve.

Entretanto, desinchar não é o mesmo que emagrecer. Para, de fato, emagrecer, é necessário que haja uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Porém, o chá, por si só, não queima a gordura corporal. Portanto, o seu efeito dá a impressão de emagrecimento, mas o que fará com que a pessoa perca peso é uma série de cuidados e fatores em conjunto.

Ainda assim, para quem está mudando os hábitos alimentares e deseja um novo e esbelto corpo, o chá de capim gordura pode ser aliado à dieta sem problema algum. Dessa maneira, enquanto o consumidor cuida dos seus hábitos como um todo, a planta faz com que ele desinche mais rapidamente e aí sim é possível sentir um efeito mais emagrecedor.

Capim gordura para animais

No momento de descobrir para que serve capim gordura, é possível saber que ele é ótimo para os animais do campo. Porém, para que tenha bom valor nutritivo para os animais, precisa ser manuseado corretamente.

Isso significa que é importante cuidar para que não haja a elevação precoce do seu meristema apical. O motivo, é que, caso isso ocorra, ele pode ser eliminado durante o pastejo e assim ocorre  sua exclusão do ambiente.

O meristema apical deste capim é a parte responsável pelo seu crescimento, pelos nutrientes e pela saúde da planta. Quando possui o cuidado adequado, o capim gordura pode atingir níveis como 61,27% de proteína bruta somente nos primeiros 30 dias de crescimento.

Logo, torna-se uma ótima fonte de vitamina para muitos animais que necessitam de algo saudável, oferecendo a vitalidade necessária para suas rotinas.

Capim gordura

Como identificar o capim gordura?

Uma das formas de descobrir se uma planta se trata do capim gordura ou não é passando as mãos nela. Mesmo que isso pareça um método irrelevante, é, na verdade, uma forma básica de sentir a sua textura.

Entre as curiosidades que muitas pessoas não sabem, é que a planta recebe esse nome por possuir, de fato, uma gordura em sua superfície. Ou seja, ao passar a mão e sentir que ela se encontra melada e grudenta, é o capim gordura.

Aliás, essa mesma gordura que exala pelas suas glândulas vegetais é uma espécie de óleo que serve para proteger a planta contra diversos tipos de parasitas. Além disso, esse mesmo óleo possui um ótimo efeito repelente contra o carrapato-do-boi.

O repelente se dá pelo fato de que as composições presentes no óleo acabam exalando um odor estranho e muito característico somente deste capim específico. Dessa forma, ele repele os parasitas que tentar se apossar de sua superfície e da pele de animais.

Capim gordura para a pele de animais

Além de ser nutritivo quando manuseado de forma correta, os benefícios do capim gordura para a pele dos animais também são um destaque. Afinal, quando nos perguntamos “capim gordura serve para quê?”, outra resposta satisfatória é que ele pode ser utilizado como uma forma de repelir os parasitas justamente por conta da gordura e dos óleos que libera.

Nesse sentido, uma forma natural de repelir carrapatos de forma provisória até ter, de fato, um remédio específico receitado pelo veterinário, é banhando o animal com uma infusão de capim gordura.

Uma forma muito fácil de fazer isso é pegar o capim, macerá-lo na água e fazer uma espécie de chá com ele, se desejar. Em seguida, basta lavar o animal com frequência. Porém, essa infusão não substitui de maneira alguma uma higiene corporal aprofundada nos animais.

Se preferir, também é possível utilizar um borrifador com a infusão pronta. Dessa forma, é mais fácil controlar os locais onde será necessário borrifar a infusão.

Capim gordura para o cabelo

Mesmo já dito anteriormente que o capim gordura para cabelo ajuda a tratar o ressecamento, ele também é ótimo para eliminar as caspas e promover maior relaxamento aos fios. Além disso, assim como é extremamente eficaz para banir os parasitas do corpo dos animais, também é muito utilizado para piolhos.

O seu óleo possui um aroma diferenciado e que é insuportável para muitos parasitas. Isso faz com que seja extremamente eficaz para quem vive em zonas precárias e sente dificuldade em possuir tratamentos adequados para o combate aos piolhos, principalmente em crianças.

Principais vantagens do capim gordura

Como há uma série de benefícios do capim meloso, é comum que seja difícil listar todos. Porém, tais características vantajosas fazem com que a cada dia mais pessoas o procurem para utilizar as suas propriedades.

  • Proteção natural contra parasitas

Um dos maiores problemas enfrentados por quem está na luta constante para remover parasitas do corpo de animais é a reação que eles possuem com remédios químicos. Mesmo que eles sejam devidamente recomendados para maior eficácia do tratamento, acabam por nem sempre oferecer o resultado desejado.

Estudos mostram que os carrapatos, por exemplo, possuem a incrível aptidão de se adaptarem conforme os químicos aos quais são submetidos. Logo, isso significa que eles podem até se mostrar frágeis na primeira utilização. Porém, com o tempo, os remédios passam a não fazer mais efeito.

O contrário ocorre com o capim gordura. Uma vez que ele apresenta muitas propriedades interessantes, pode ser utilizado como um fortíssimo repelente, ainda mais quando trabalhando em conjunto aos remédios indicados.

Capim gordura

  • Embeleza o ambiente

Mesmo que seja encontrado em grande quantidade em ambientes externos, essa erva rasteira, mesmo que muitos não concordem, agrega um efeito bonito ao ambiente em que se encontra. Como ela muda de cor assim que o tempo promete uma mudança, isso pode causar uma aparência agradável no campo.

Isso pode se tornar, em alguns casos, até mesmo divertido, já que essa característica de mudar de cor é uma das responsáveis por confundir uma grande quantidade de pessoas que buscam o capim meloso.

  • Versatilidade

Falar do capim gordura sem falar de versatilidade é algo extremamente errado. Assim como também é ótimo para parasitas, o capim desse tipo funciona para uma série de outros fatores. Pode ser usado para dar banho em animais, para diminuir o ressecamento dos fios de cabelo, para desinchar, aliviar a hipertensão, entre outros.

Logo, é possível utilizá-lo para uma série de funções. Isso colabora para que haja muita popularidade entre pessoas que são apreciadoras de receitas e demais técnicas naturais para uma infinidade de atividades.

Existem pessoas que, para tratar determinados problemas de pele ou problemas capilares, manipulam sabonetes com o capim gordura em farmácias de manipulação. Porém, também é possível fazer um sabonete caseiro e, em seus ingredientes, acrescentar o chá de capim gordura.

  • Resistência

Sem dúvidas, o capim gordura é um dos mais resistentes tipos de capim existentes. Não somente dentro dos tipos de capins, mas também em relação às ervas daninhas em geral. O motivo é que ele consegue resistir bem  às intempéries, mesmo que possa mostrar certa fragilidade em meio às secas extremas.

Porém, isso não anula a força que ele possui e a propagação rápida também. Como toda erva daninha rasteira, quando menos se espera ele se encontra em abundância em grande parte do local. O lado bom de tal crescimento acelerado é que colabora para que, quem mora perto dele, possa encontrá-lo com facilidade e sempre que julgar necessário.

  • Durabilidade

Mesmo em sua versão de chá, o capim gordura não é um tipo de capim que tem um vencimento rápido. Logicamente, é sempre mais indicado que ele seja feito para consumir de imediato. Porém, caso isso não seja possível, mantê-lo na geladeira é uma ótima forma de aumentar a sua durabilidade.

Como cuidar do capim gordura?

Assim como toda erva e toda planta, o capim meloso também precisa de determinados cuidados. Afinal, ele é um dos tipos de capim mais versáteis e utilizado para uma série de funções. Como é possível observar, desde a alimentação de animais até para fins estéticos e medicinais, o capim gordura está presente.

Como serve para tratar uma série de problemas, manter em abundância e cuidado esse tipo de erva rasteira é uma das melhores formas de garantir eficácia e proteção. Muitos, sem saber de sua versatilidade, benefícios à saúde e demais fatores, acabam o retirando do local e, assim, perdendo uma enorme quantidade de uma erva que poderia ser ótima para uma série de funções.

Por conta disso, saber como preservar e cuidar de plantas como este capim é uma ótima forma de garantir que a natureza se mantenha forte o suficiente, oferecendo curas para uma série de doenças que podem vir a acometer o ser humano.

  • Não o pisoteie

Mesmo com a sua resistência e atingindo uma altura até considerável, um erro muito comum é a mania de muitos indivíduos de pisotear o capim gordura ao pensar que se trata de uma planta sem o mínimo de finalidade.

Esse erro, entretanto, pode custar muito a partir do momento em que houver surtos de parasitas, coceiras, alergias, problemas de saúde, entre outros. Além disso, nenhuma planta é tão resistente ao ponto de ser pisoteada diversas vezes e ainda se manter vibrante e bela.

Portanto, cuidar para que o capim não seja pisoteado além do comum é uma ótima forma de começar a preservá-lo.

Capim gordura

  • Se possível, hidrate-o

Independente de se tratar de uma rasteira, o capim gordura pode ser cuidado através de um pouco de água. Borrifar em sua raíz ou de forma generalizada com o auxílio de uma mangueira pode fazer com que ele se mantenha mais forte e cresça melhor.

Aliás, uma forma de ajudar para que ele não morra em estações extremamente quentes é justamente oferecendo um pouco de água para refrescá-lo. Mesmo que nessas situações isso não seja tão efetivo, ainda assim garantirá um pouco de alívio para a planta.

Qual a utilidade do capim gordura?

Além do chá para diversos motivos, o capim pode ser utilizado de maneiras diferenciadas e que podem combinar muitos recursos atuais com o capim gordura. Por exemplo:

  • Para coceiras: para aliviar as coceiras, criar um sabonete caseiro pode ser uma ótima forma de utilizar o capim gordura para tratar a alergia. Além de ser prático, pode ser feito em casa e não precisa de muito tempo;
  • Contra carrapatos: para evitar os carrapatos, é possível fazer um balde de chá do capim gordura e lavar o corpo dos animais;
  • Para o cabelo: misturar um pouco do cá do capim gordura ou então macerá-lo dentro do shampoo pode ser uma forma criativa e eficaz de tratar o couro cabeludo.

Como é possível observar, o capim gordura pode ser utilizado das mais variadas formas, já que todas elas podem apresentar resultados satisfatórios. Portanto, sempre que possível, procure preservá-lo e mantê-lo na natureza.

Agro20 | Portal Vida No Campo