O custo de produção deve ser levado em consideração em todo tipo de setor, seja na cidade ou no campo
A principal vantagem ao elaborar o custo de produção é poder identificar exatamente quais serão os investimentos realizados. Assim, o produtor pode fazer uma programação exata de gastos, conforme a plantação ou criação do plantel.
Seja na plantação ou criação de animais, o custo de produção é essencial para demarcar os principais gastos. Consequentemente, o cálculo também ajuda a determinar os índices de lucro da propriedade.
O que é custo de produção?
Custo de produção é um valor base que deve ser levado em consideração em qualquer tipo de negócio. Isso porque este índice determina a quantia mínima de investimentos necessária para que o produto seja produzido, ou o negócio seja viável. Se uma empresa não consegue cobrir ao menos o valor de produção, então, significa que não terá lucros.
O custo de produção na agricultura não é diferente. Na cidade, ou no campo, o produtor deve considerar pelo menos três importantes tipos de gastos. São eles:
- Gastos com mão de obra
- Gastos com materiais
- Gastos geras com produção, ou fabricação (mantimentos necessários para alimentar um plantel, energia elétrica, manutenção, etc).
Como definir os custos de produção
O custo de produção agrícola exige alguns cuidados, dependendo do tipo de produto ou criação. O cálculo, portanto, é essencial para a gestão dos negócios, possíveis investimentos e como ferramenta de controle dos gastos.
Sendo assim, o primeiro passo para realizar este cálculo é fazer a soma de todos os processos de produção. Por exemplo: para realizar o custo de produção da soja, devem ser levados em consideração todos os custos para a plantação do grão. Alguns exemplos, portanto, são:
- Valor da semente de soja
- Investimento em insumos
- Maquinário agrícola
- Gastos com mão de obra
- Despesas de manutenção da fazenda (como água, luz, internet, tecnologias, etc).
Assim, o valor gasto com a produção (seja da soja ou qualquer outro tipo de produto), contará com gastos fixos e gastos variáveis. Vamos entender um pouco mais sobre isso.
O que são gastos fixos e gastos variáveis
O custo de produção industrial, portanto, vai variar conforme as características de cada empresa. Entretanto, uma regrinha básica vale para todos os tipos de negócio: confira os gastos fixos e os variáveis.
Os gastos fixos, então, são aqueles que não variam conforme a quantidade de produção. Listamos aqui alguns exemplos:
- Correção do solo
- Impostos
- Equipamentos agrícolas
- Gasto com terras
- Benfeitorias realizadas na fazenda
- Mão de obra
Já os gastos variáveis, então, são os custos que variam conforme a produção. Ou seja, são investimentos que podem variar de uma safra para outra, da criação de um plantel para o outro. Alguns exemplos, são:
- Compra de sementes
- Alimentos para os animais
- Medicamentos
- Insumos agrícolas
Ou seja, essa segunda listagem será completada apenas quando o produtor rural souber exatamente quantos animais irá criar, ou quantos hectares de terra irá plantar. Dentro do custo de produção os gastos variáveis, então, dependem exclusivamente da produção.