Damasco é fruta versátil que contribui para uma dieta nutritiva e saudável

Inicio » Agricultura » Damasco é fruta versátil que contribui para uma dieta nutritiva e saudável
14/10/2019 Por
Damasco é fruta versátil que contribui para uma dieta nutritiva e saudável

Damasco é fruto versátil que pode ser encontrado em diferentes forma e utilizado na preparação de diversas receitas

O damasco é um fruto muitas vezes confundido com a ameixa ou o pêssego, pela semelhança de seu formato com o das demais frutas.

O damasco é uma fruta de sabor doce e refrescante, que pode ser consumida tanto in natura, como em doces, geleias e outras receitas. Esse fruto é ainda rico em propriedades benéficas ao organismo.

damascoO que é o damasco?

O damasco, de nome científico Prunus armeniaca, é a fruta do damasqueiro. A árvore damasqueira pode atingir entre três e seis metros de altura, havendo, ainda, casos em que a planta chegue a até 10 metros de altura.

Seu fruto se destaca pela coloração amarela ou alaranjada, e também é chamado de nomes como:

  • abricó
  • alpece
  • alperche

Pouco se sabe a respeito da origem da fruta, mas acredita-se que a damasqueira surgiu na Sibéria, Armênia ou China. Além disso, outras lendas rondam a história da frutas, sendo que uma delas especula que as maças do Éden eram, na realidade, damascos.

Atualmente, no entanto, o fruto conta produção significativa no Oriente Médio; servindo como um popular ingrediente na composição de pratos doces e salgados da culinária árabe.

Propriedades do damasco

As propriedades do damasco são inúmeras e elas resultam em uma série de vantagens para o organismo. Entre elas, podemos citar o fato de que a fruta seca contém pouco valor calórico; e em uma porção de cerca de 100 gramas do fruto há, apenas, 50 calorias.

damasco

Além de ser pouco calórica, o damasco conta com a presença de diferentes nutrientes em sua composição, incluindo:

  • ferro
  • fósforo
  • magnésio
  • potássio
  • vitaminas A, C e K
  • vitaminas do complexo B

Vale lembrar que, enquanto o damasco seco é mais calórico – devido a presença de fibras e ferro em maior quantidade; o damasco fresco é  mais rico em vitamina C quando comparada com a fruta seca.

Ao contrário de outros alimentos, o fruto permite que alguns nutrientes sejam melhor absorvidos pelo organismo se cozido; incluindo o betacaroteno, a pectina e o licopeno.

Quais os benefícios do damasco?

Os benefícios do fruto não se resumem apenas às baixas calorias, mas também ao fato de ser um alimento antioxidante; que proporciona vantagens para a saúde da pele e até ajuda na perda de peso, entre outros pontos positivos.

Confira os benefícios do damasco a seguir:

  • Fonte de antioxidantes: eles previnem o envelhecimento, uma vez que combatem os radicais livres prejudiciais ao organismo. Além disso, eles ajudam na eliminação de toxinas do intestino e do sistema digestivo, o que contribui para que o corpo funcione bem.
  • Prevenção de câncer: devido a presença de antioxidantes, o consumo do fruto pode evitar o risco de desenvolver o câncer. Também há uma crença de que suas sementes podem acabar com tumores cancerígenos.
  • Reforço nutricional: para quem precisa de uma alimentação reforçada, é essencial incluir o damasco na dieta.
  • Perda de peso: o damasco conta com propriedades diuréticas e potássio, ambos importantes para prevenir e diminuir a retenção de líquidos, o que ajuda a manter a boa forma corporal.
  • Equilíbrio do nível de colesterol: um de seus compostos, o betacaroteno, evita altos níveis do colesterol LDL (considerado prejudicial), além de promover a desintoxicação sanguínea.
  • Benéfico para a pele: utilizar o óleo de damasco beneficia e trata a pele.
  • Combate a anemia: devido a presença de ferro e cobre, o fruto ajuda a formar a hemoglobina (que faz o transporte de oxigênio no corpo) e ajuda a prevenir o desenvolvimento da doença.
  • Auxilia a saúde cardíaca: o damasco é também rico em fibras solúveis, que previnem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
  • Facilita a digestão: a fruta auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo, além de proteger a mucosa do intestino.
  • Fortalecimento de ossos: a fruta é rica em potássio e cálcio, e ajuda na prevenção do desenvolvimento de osteoporose.

Além disso, as propriedades do damasco incluem ação anti-inflamatória, rejuvenescedora e regeneradora. A fruta é também rica em vitamina A e carotenoides, que favorecem a visão.

damasco

Como plantar damasco?

Antes de explicar qual a forma correta de plantio da fruta, vale ressaltar que a árvore de damasco se desenvolve bem em regiões expostas a luz solar e a água, desde que com moderação.

Portanto, a planta pode ser encontrada em locais de clima temperado, inclusive em algumas regiões do Brasil. Além disso, o damasqueiro prefere climas frios, porém com inverno ameno.

O damasqueiro pode ser plantado de diferentes formas como, por exemplo, coma  ajuda de sementes ou mudas da planta. Sendo assim, ao comprar a muda de damasco é recomendado optar por aquelas cuja idade varie entre dois e três anos. Mas vale lembrar que o crescimento da fruta depende, no entanto, do espaço disponível para ela crescer.

Ao plantar o damasco, vale saber que a planta gosta de solos argilosos, férteis, de Ph alcalino e ricos em nutrientes. Além disso, o plantio deve ser realizado no inicio do inverno ou primavera para ter mais força e chances de desenvolvimento. A planta também deve ser adubada em volta do caule e sua rega deve ser feita semanalmente.

Ao seguir corretamente as instruções, a fruta damasco poderá ser colhida em cerca de três anos. Isso, no entanto, apenas se crescer protegida de geadas e ventos frios. Sua poda também é recomendada para colher um fruto de qualidade.

Cuidados com a fruta

O damasco pode ser encontrado nas cores amarela ou laranja. No entanto, se a fruta apresentar cor vermelha, é devido ao dióxido de enxofre, que torna o fruto prejudicial e inorgânico.

Outros cuidados também ser observados ao consumir a fruta in natura ou seca, porque ela apresenta substâncias que podem resultar em alergias. Um exemplo é o salicilato, que provoca reações alérgicas as pessoas que são sensíveis a aspirina, por exemplo.

damasco

Receitas com damasco

Na culinária, existem diversas receitas com damasco, incluindo opções populares como sorvetes, geleias, doces, compotas e licores. Além disso, há quem acrescente o fruto em saladas. Dessa forma, é possível tirar proveito de seu sabor ao mesmo tempo em que são aproveitados todos os seus nutrientes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo