Espessantes são produtos que dão volume a cremes e líquidos

Inicio » Agronegócio » Espessantes são produtos que dão volume a cremes e líquidos
19/03/2019 Por
Espessantes são produtos que dão volume a cremes e líquidos

Agentes espessantes são bastante utilizados na indústria de cosméticos e alimentação, como sopas e molhos

Podendo ter origem natural ou química, os espessantes servem para aumentar o volume de líquidos tonando-os, assim, mais espessos.

Os espessantes, então, são utilizados todos os dias. Ao preparar uma sopa e acrescentar qualquer ingrediente para “engrossar” o caldo, o agente já está em uso. Apesar de parecer complexo, o espessante se encontra em várias receitas e muitas vezes é utilizado sem se perceber.

Espessantes

O que é espessante?

Espessante é o nome de qualquer substância utilizada para dar mais volume a algum líquido, ou seja, deixar um produto mais espesso. O agente espessante tem a capacidade de aumentar a viscosidade de um líquido, sem necessariamente alterar as suas características.

Por isso são comumente utilizados na indústria de alimentos. Molhos e sopas, por exemplo, podem levar agentes espessantes comestíveis em sua composição. O produto ainda é utilizado em outras áreas, como na produção de cosméticos e artigos de higiene pessoal.

Onde os espessantes são utilizados?

Os agentes espessantes podem ser encontrados em diversos produtos. Além disso, a indústria é bastante versátil na forma como aproveita estas soluções. Alguns usos são:

  • Industria alimentícia: espessantes podem ser utilizados na fabricação de alimentos, nestes casos são categorizados como aditivos alimentares.
  • Fabricação de cosméticos: tanto maquiagens e produtos de beleza quanto artigos de higiene pessoal levam a solução.
  • Medicina: em alguns casos, os agentes espessantes são utilizados em circunstâncias médicas. Quando existe a dificuldade de engolir, por exemplo, o líquido é espessado e quando ingerido reduz os riscos de ser aspirado pelo paciente.

 Espessantes nos alimentos

Existem diversos produtos na indústria alimentícia que podem ser utilizados como espessantes naturais. Para ter esta função, geralmente ele deve possuir proteínas ou amido em sua composição.

Amido de milho, araruta ou o amido de tapioca, por exemplo, pode ser usados com efeito espessivo. Além disso, as empresas também costumam utilizar clara de ovos, gelatina e colágeno com esta finalidade.

Existem ainda algumas farinhas funcionai que são produzidas a base de cereais e grãos. Elas são utilizadas no espessamento de molhos prontos e sopas. Na cozinha profissional, as gemas de ovos são comumente utilizadas nas receitas. Elas dão sabor e textura ao alimento produzido.

Espessantes na medicina

São utilizados principalmente para pacientes que têm dificuldade de engolir – disfunção chamada de disfagia. Ao beber líquidos, esses pacientes correm o risco de aspirar a bebida que vai parar no pulmão, podendo, assim, causar sérios problemas de infecção.

Portanto, para estes casos especiais alguns medicamentos espessados são indicados, como xaropes, por exemplo. Isso porque, devido à sua densidade, eles são mais difíceis de levarem ao afogamento.

Espessantes

A indústria de cosméticos

Já na indústria de beleza geralmente se utiliza produtos químicos como espessantes. Alguns exemplos são líquidos viscosos, como o polietilenoblocol, ou o ácido poliacrílico. Em produtos emulsificados, os agentes também ajudam a estabilizar a composição, além de dar mais volume.

Além disso, um fato curioso para o uso destes produtos em shampoos ou sabonetes, por exemplo, é o efeito visual que ele causa. Em se tratando de produtos cosméticos, é importante que tanto as embalagens quanto o produto final agradem os olhos. Sendo assim, o resultado final de um sabonete líquido com espessantes, por exemplo, chama mais a atenção.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo