Metrologia é o estudo de medidas e suas diferentes aplicações

Inicio » Agronegócio » Metrologia é o estudo de medidas e suas diferentes aplicações
20/03/2019 Por
Metrologia é o estudo de medidas e suas diferentes aplicações

Metrologia é estudo de medições que pode ser aplicado em diferentes campos

A metrologia é definida como o estudo de medidas, de uma forma geral; englobando tanto os âmbitos técnicos quanto os práticos do que se refere a medidas. Por isso, sua importância no ramo do agronegócio é grande, já que as medidas que dizem respeito aos trabalhos e produtos da agricultura e pecuária são determinantes para que haja eficiência nas estratégias de cultivo, criação e comercialização.

O uso das técnicas da metrologia também ajuda significativamente no controle de produção. Isso porque, por aumentar a confiança e segurança de produtores e consumidores (por meio da garantia de conformidade com normas e padrões nacionais e internacionais, por exemplo); ajuda a impulsionar negociações comerciais e a confiança das transações na indústria.

Metrologia pode ser usada para a delimitação de propriedades

O que é metrologia?

A metrologia é uma ciência utilizada para medir o tamanho e a concentração de massa dos mais variados elementos e objetos. É definida como o estudo das medidas, nas esferas técnica prática; ajudando a determinar desde distâncias específicas até a massa de produtos e a concentração de energia em uma corrente elétrica.

A importância da metrologia é ampla e interfere nos mais variados campos e tipos de empreendimentos feitos pelos seres humanos. Entre as principais vantagens e aplicações que se tornam possíveis ao conhecer e dominar as técnicas que fazer parte da metrologia, podemos citar:

  • Ajuda no controle de produção e, consequentemente, na estratégia de logística de produtores
  • Pode ser usada para avaliar a qualidade do meio ambiente e ecossistema
  • Auxilia na definição do controle de qualidade de materiais e produtos
  • Oferece base para o controle de qualidade nas esferas de segurança, saúde e alimentação
  • É uma ferramenta especialmente útil para a proteção do consumidor; pois ajuda a definir e assegurar que práticas seguras de produção sejam praticadas

Com isso em vista, fica mais clara a importância do uso dessas técnicas nos ramos da agricultura e da pecuária. A logística da criação de rebanhos pode ser amplamente beneficiada pela metrologia; envolvendo desde o planejamento de alimentação até o alojamento e a comercialização de seus produtos.

E não é apenas no aspecto referente à criação que as técnicas são úteis; já que a medição da massa dos produtos de corte e de leite, por exemplo, também podem ser feitas com mais precisão.

No que se refere às atividades agrícolas, os benefícios também são muitos; permitindo que os produtores possam desenvolver estratégias mais eficientes – tanto para o cultivo como para a colheita, armazenagem e comercialização.

Curso de metrologia

Tendo em vista a grande importância desta ciência, que pode ser aplicada e trazer benefícios para os mais variados ramos de atuação; cada vez mais profissionais buscam certificados específicos em cursos de metrologia.

Hoje, diferentes escolas técnicas espalhadas em todo o Brasil já disponibilizam a disciplina entre os seus cursos, dando a oportunidade para que as especificações de medição sejam aprendidas na teoria e na prática por quem busca o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Tipos de metrologia

Amplo e de diferentes aplicações possíveis, a metrologia é dividida em alguns tipos específicos para que cubra de forma eficiente os mais variados campos de atuação. Os três principais tipos de metrologia são:

  • Metrologia científica: envolve a definição de medidas que podem ser aplicadas em estudos científicos. Envolve a definição de padrões de medida, da sua manutenção e de pesquisas e estudos que envolvem a metodologia de medições e os equipamentos para esse tipo de execução.
  •  Metrologia industrial: é voltada para o funcionamento apropriado dos elementos envolvidos nas medições da metrologia; ajudando a garantir a eficiência dos equipamentos utilizados na indústria de uma forma ampla e geral.
  • Metrologia legal: é relacionada à definição dos sistemas envolvidos na comercialização de produtos, assim como os que são voltados para as áreas de segurança, saúde e envolvidos com o meio ambiente.

Importância da metrologia

Tendo em vista que a ciência da metrologia envolve questões e aspectos da engenharia, da física, da química, da biologia e experiências laboratoriais para as suas definições; fica ainda mais clara a grande amplidão das suas aplicações.

Além de ajudar na elaboração de estratégias de produção, controles de qualidade e na otimização de logística, o uso da metrologia também garante confiabilidade em âmbitos diversos. Isso porque a garantia de medições feitas com exatidão também aumenta a chance de que padrões sejam seguidos pela indústria.

Dessa forma, a definição de procedimentos adequados e confiáveis de medição é o que dá base para o desenvolvimento de padronizações internacionais; que certificam tanto a indústria como o consumidor de que há segurança na fabricação ou em ajustes realizados nos mais variados produtos e procedimentos.

Nesse âmbito, algumas das mais significativas vantagens do uso da metrologia são:

  • Dimensões reais relacionadas a todo tipo de elemento ou produto
  • Fabricação de acordo com medidas e quantias específicas
  • Conformidade com especificações técnicas ou normas nacionais e internacionais
  • Possibilidade de universalidade de peças
  • Redução de desperdício de materiais em função da identificação de desvios de padrões

Vale citar que, além de garantir a segurança e a confiança de produtores e consumidores, o atendimento à regras definidas coma ajuda da metrologia também incentiva as transações comercias; visto que mais negociações podem ser realizadas com a garantia do cumprimento às normas da indústria e a confiança do consumidor.

Paquimetro, instrumento comum na metrologia

Instrumentos de medição

Para garantir a exatidão das medições, a metrologia conta com a ajuda de uma série de ferramentas específicas para o cumprimento de suas definições. Entre os instrumentos de medição mais comuns e importantes no universo desta ciência, podemos citar:

  • Paquímetro
    Disponível nas versões digital e mecânica, o paquímetro consegue medir profundidades e dimensões (internas e externas) de peças pequenas como tubos, porcas e parafusos, entre outros.
  • Multímetro
    Faz medições elétricas (de watts, voltagem ou corrente elétrica, por exemplo), e existe nas versões digital e analógica.
  • Megômetro
    É utilizado para a realização de testes de isolação, principalmente em motores e transformadores.
  • Micrômetro
    Mede a espessura, os ângulos e as distâncias de elementos bastante pequenos. A medição pode ser feita por meio de dois tipos de micrômetro: digital ou mecânico.
  • Trena
    Mede distâncias e, na atualidade, suas versões são mais tecnológicas (digital e à laser) e funcionam controladas por uma mão, apenas.
  • Relógio apalpador
    É usado para a medição do paralelismo entre as faces de um instrumento, seu alinhamento e centragem.
  • Alicate amperímetro
    Assim como o multímetro, mede a eletricidade, mas não é necessário o contato da ferramenta diretamente com o circuito; e é mais usado para medições de voltagens menores e abaixo de 500 volts.
  • Rugosímetro
    Mede a grossura ou “resistência”de um líquido específico; ou seja, a viscosidade do líquido.

Fica clara, portanto, a ampla possibilidade de aplicações da metrologia nas mais variadas áreas e indústrias do mundo de hoje; ajudando a garantir a segurança de produtores e consumidores, além de incentivar transações comerciais das mais diversas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo