Dobradinha precisa ser preparada com zelo. A dobradinha é um alimento que causa polêmica, já que as opiniões se dividem entre aquelas pessoas adeptas ao alimento e aquelas que não simpatizam com o mesmo. Mesmo sendo um prato de preparo minucioso, pode ser uma ótima fonte de vitaminas.
Inclusive, a dobradinha não precisa necessariamente ser feita do boi, mas também de outros animais. Para preparar o alimento, alguns cuidados devem ser tomados, já que o ingrediente principal se trata de uma parte delicada do animal. Confira!
O que é dobradinha?
Dobradinha é um prato bem peculiar, cujo qual visa cozinhar o bucho de diversos animais, principalmente o boi. Muitas pessoas se perguntam o que é dobradinha, já que a mesma é conhecida também pelo nome de bucho.
É, geralmente, um alimento composto pelo rúmen e retículo. Mesmo que não pareça tão agradável, ainda mais quando se sabe de onde vem, é um prato considerado fino em muitos restaurantes, já que o seu preparo leva tempo, cuidado e muitos detalhes para que ele fique com um gosto agradável.
Porém, quando a dobradinha tradicional é preparada corretamente, a mesma tem chances quase nulas de fazer mal, além de ser uma fonte incrível de proteínas, cálcio e já possuir uma boa quantidade de sódio.
No agronegócio, o bucho utilizado na receita de dobradinha é uma ótima forma de não descartar nenhuma parte do animal, já que isso poderia resultar em prejuízos. Com o passar do tempo, o prato foi ganhando popularidade e sendo visto com outros olhos.
Assim, hoje em dia, muitos restaurantes finos consideram a dobradinha como um prato exótico, agradável e caro. Por conta disso, o preço do bucho acabou subindo e o consumo do mesmo também. Logo, a procura por essa carne acabou aumentando consideravelmente.
A dobradinha para a saúde
Como dito anteriormente, muitas pessoas torcem o nariz para a dobradinha, mas a mesma é uma fonte inesgotável de proteínas e demais benefícios. Além disso, é muito mais acessível do que outros tipos de carne, o que torna fácil e prática de adquirir e pode se tornar uma opção para substituir a carne tradicional.
- Potássio;
- Fósforo;
- Sódio;
- Cálcio.
Esses são apenas alguns dos ingredientes que compõem o bucho. Porém, como pode ser observado, a dobradinha possui uma certa quantidade de sódio. Logo, se for ingerida com frequência, pode se tornar prejudicial e causar o aumento acelerado do colesterol.
Como preparar dobradinha?
Ainda há muitas dúvidas sobre como preparar dobradinha. O fato é que, como é feita com o bucho, é preciso ter uma cautela e um detalhismo muito grande em relação à limpeza do alimento.
De início, é preciso conferir se tudo o que havia no interior do mesmo, foi retirado. Em seguida, indica-se passar fubá por toda a carne e esfregar bastante, com delicadeza, cuidado e atenção.
Uma das melhores dicas para iniciar a limpeza do alimento, é sempre utilizar uma escova com cerdas fortes para auxiliar na limpeza.
A partir do momento em que está tudo limpo, basta lavar na água corrente e limpar novamente, mas dessa vez em uma mistura para retirar o cheiro que fica após ser retirado do animal. Para isso, faça da seguinte forma:
- 1 litro de água gelada;
- Suco de 1 limão.
Dependendo da quantidade de bucho a ser preparado, será a quantidade de água e limão. Portanto, é muito importante que o alimento fique totalmente submerso na água. Lembre-se que, antes de separar qualquer um dos ingredientes da dobradinha, é preciso sempre higienizar o bucho.
Após ter deixado o alimento submerso por mais ou menos 2 horas, lave-o novamente em água corrente muito abundante. É preciso ter certeza de que toda a mistura saiu e não há mais nenhum resquício da mesma.
Logo, se tiver um pouco de dificuldade na hora de limpar o alimento, aqui vão três dicas:
- Quando estiver submerso, vire-o sempre dentro da água para ter certeza de que o mesmo está sendo limpo dos dois lados;
- Para retirar o excesso de água, aperte o bucho e deixe que toda a água escorra;
- Corte sempre as extremidades ou demais pedaços que ainda estão sujos.
Como fazer dobradinha?
Após ter feito a higienização do alimento e ter certeza de que o mesmo está extremamente limpo, agora sim pode-se aprender como fazer dobradinha.
Mesmo que possa parecer um processo complicado, é inadmissível pular a etapa da limpeza, já que isso determina a reação que o alimento provocará no corpo humano.
Com o passar do tempo, a dobradinha foi passando por alterações que alguns veem como positiva e outros não. De qualquer forma, a dobradinha feita da forma mais tradicional, a conhecida dobradinha completa, é feita com os ingredientes listados abaixo:
- 3 kg de bucho limpo cortado em tiras;
- 5 tomates picados e sem semente;
- 3 cebolas picadas;
- 500 g de linguiça fatiada;
- Sal;
- Pimenta;
- Feijão branco;
- Tempero verde;
- Extrato de tomate.
Frite a cebola e acrescente todos os tomates já picados. Deixe os mesmos fritando até que murchem na panela e, em seguida, coloque o bucho e o feijão-branco. Adicione sal e pimenta a gosto. A pimenta pode ser a preta ou branca, ou até mesmo a calabresa.
Assim, coloque água o suficiente para cobrir o bucho, tape a panela de pressão e cozinhe por 1h15min ou 2h. Quando pegar pressão, baixe o fogo. Em outra panela, frite a linguiça e coloque o tempero verde.
Após cozinhar o bucho na água com o extrato de tomate, acrescente a calabresa frita e está pronto para ser servido.
Essa receita também é conhecida como dobradinha baiana ou dobradinha paulista, por conta do feijão-branco.
Porém, para todo o processo ser mais simples, é possível optar pela dobradinha simples, retirando o feijão e a linguiça.
Variações da dobradinha
Como dito anteriormente, a dobradinha é um prato que passou por muitas modificações com o tempo. A mesma, inclusive, pode ser feita com batata. Essa, conhecida como dobradinha com batata, possui a batata cozida no molho ou batata assada.
Outra variação muito conhecida é a dobradinha com costelinha, já que a mesma pode ser cozida junto ao bucho na panela de pressão. A dobradinha com mocotó também é muito conhecida e saborosa, servida em diversos restaurantes como um prato fino e diferenciado.
Mesmo assim, é sempre importante lembrar que, para preparar qualquer receita de dobradinha, é extremamente importante que o bucho para dobradinha esteja perfeitamente limpo e sem odores.