Dobradinha é receita que leva bucho como principal ingrediente

Inicio » Agronegócio » Dobradinha é receita que leva bucho como principal ingrediente
20/10/2020 Por
Dobradinha é receita que leva bucho como principal ingrediente

Dobradinha precisa ser preparada com zelo. A dobradinha é um alimento que causa polêmica, já que as opiniões se dividem entre aquelas pessoas adeptas ao alimento e aquelas que não simpatizam com o mesmo. Mesmo sendo um prato de preparo minucioso, pode ser uma ótima fonte de vitaminas.

Inclusive, a dobradinha não precisa necessariamente ser feita do boi, mas também de outros animais. Para preparar o alimento, alguns cuidados devem ser tomados, já que o ingrediente principal se trata de uma parte delicada do animal. Confira!

Dobradinha

O que é dobradinha?

Dobradinha é um prato bem peculiar, cujo qual visa cozinhar o bucho de diversos animais, principalmente o boi. Muitas pessoas se perguntam o que é dobradinha, já que a mesma é conhecida também pelo nome de bucho.

É, geralmente, um alimento composto pelo rúmen e retículo. Mesmo que não pareça tão agradável, ainda mais quando se sabe de onde vem, é um prato considerado fino em muitos restaurantes, já que o seu preparo leva tempo, cuidado e muitos detalhes para que ele fique com um gosto agradável.

Porém, quando a dobradinha tradicional é preparada corretamente, a mesma tem chances quase nulas de fazer mal, além de ser uma fonte incrível de proteínas, cálcio e já possuir uma boa quantidade de sódio.

No agronegócio, o bucho utilizado na receita de dobradinha é uma ótima forma de não descartar nenhuma parte do animal, já que isso poderia resultar em prejuízos. Com o passar do tempo, o prato foi ganhando popularidade e sendo visto com outros olhos.

Assim, hoje em dia, muitos restaurantes finos consideram a dobradinha como um prato exótico, agradável e caro. Por conta disso, o preço do bucho acabou subindo e o consumo do mesmo também. Logo, a procura por essa carne acabou aumentando consideravelmente.

A dobradinha para a saúde

Como dito anteriormente, muitas pessoas torcem o nariz para a dobradinha, mas a mesma é uma fonte inesgotável de proteínas e demais benefícios. Além disso, é muito mais acessível do que outros tipos de carne, o que torna fácil e prática de adquirir e pode se tornar uma opção para substituir a carne tradicional.

  • Potássio;
  • Fósforo;
  • Sódio;
  • Cálcio.

Esses são apenas alguns dos ingredientes que compõem o bucho. Porém, como pode ser observado, a dobradinha possui uma certa quantidade de sódio. Logo, se for ingerida com frequência, pode se tornar prejudicial e causar o aumento acelerado do colesterol.

Dobradinha

Como preparar dobradinha?

Ainda há muitas dúvidas sobre como preparar dobradinha. O fato é que, como é feita com o bucho, é preciso ter uma cautela e um detalhismo muito grande em relação à limpeza do alimento.

De início, é preciso conferir se tudo o que havia no interior do mesmo, foi retirado. Em seguida, indica-se passar fubá por toda a carne e esfregar bastante, com delicadeza, cuidado e atenção.

Uma das melhores dicas para iniciar a limpeza do alimento, é sempre utilizar uma escova com cerdas fortes para auxiliar na limpeza.

A partir do momento em que está tudo limpo, basta lavar na água corrente e limpar novamente, mas dessa vez em uma mistura para retirar o cheiro que fica após ser retirado do animal. Para isso, faça da seguinte forma:

  • 1 litro de água gelada;
  • Suco de 1 limão.

Dependendo da quantidade de bucho a ser preparado, será a quantidade de água e limão. Portanto, é muito importante que o alimento fique totalmente submerso na água. Lembre-se que, antes de separar qualquer um dos ingredientes da dobradinha, é preciso sempre higienizar o bucho.

Após ter deixado o alimento submerso por mais ou menos 2 horas, lave-o novamente em água corrente muito abundante. É preciso ter certeza de que toda a mistura saiu e não há mais nenhum resquício da mesma.

Logo, se tiver um pouco de dificuldade na hora de limpar o alimento, aqui vão três dicas:

  • Quando estiver submerso, vire-o sempre dentro da água para ter certeza de que o mesmo está sendo limpo dos dois lados;
  • Para retirar o excesso de água, aperte o bucho e deixe que toda a água escorra;
  • Corte sempre as extremidades ou demais pedaços que ainda estão sujos.

Como fazer dobradinha?

Após ter feito a higienização do alimento e ter certeza de que o mesmo está extremamente limpo, agora sim pode-se aprender como fazer dobradinha.

Mesmo que possa parecer um processo complicado, é inadmissível pular a etapa da limpeza, já que isso determina a reação que o alimento provocará no corpo humano.

Com o passar do tempo, a dobradinha foi passando por alterações que alguns veem como positiva e  outros não. De qualquer forma, a dobradinha feita da forma mais tradicional, a conhecida dobradinha completa, é feita com os ingredientes listados abaixo:

  • 3 kg de bucho limpo cortado em tiras;
  • 5 tomates picados e sem semente;
  • 3 cebolas picadas;
  • 500 g de linguiça fatiada;
  • Sal;
  • Pimenta;
  • Feijão branco;
  • Tempero verde;
  • Extrato de tomate.

Dobradinha

Frite a cebola e acrescente todos os tomates já picados. Deixe os mesmos fritando até que murchem na panela e, em seguida, coloque o bucho e o feijão-branco. Adicione sal e pimenta a gosto. A pimenta pode ser a preta ou branca, ou até mesmo a calabresa.

Assim, coloque água o suficiente para cobrir o bucho, tape a panela de pressão e cozinhe por 1h15min ou 2h. Quando pegar pressão, baixe o fogo. Em outra panela, frite a linguiça e coloque o tempero verde.

Após cozinhar o bucho na água com o extrato de tomate, acrescente a calabresa frita e está pronto para ser servido.

Essa receita também é conhecida como dobradinha baiana ou dobradinha paulista, por conta do feijão-branco.

Porém, para todo o processo ser mais simples, é possível optar pela dobradinha simples, retirando o feijão e a linguiça.

Variações da dobradinha

Como dito anteriormente, a dobradinha é um prato que passou por muitas modificações com o tempo. A mesma, inclusive, pode ser feita com batata. Essa, conhecida como dobradinha com batata, possui a batata cozida no molho ou batata assada.

Outra variação muito conhecida é a dobradinha com costelinha, já que a mesma pode ser cozida junto ao bucho na panela de pressão. A dobradinha com mocotó também é muito conhecida e saborosa, servida em diversos restaurantes como um prato fino e diferenciado.

Mesmo assim, é sempre importante lembrar que, para preparar qualquer receita de dobradinha, é extremamente importante que o bucho para dobradinha esteja perfeitamente limpo e sem odores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo