Doce de leite é bastante tradicional em vários países da América Latina

Inicio » Agronegócio » Doce de leite é bastante tradicional em vários países da América Latina
08/07/2020 Por
Doce de leite é bastante tradicional em vários países da América Latina

Doce de leite é típico da América Latina

O doce de leite é um doce típico dos países latino-americanos, cuja invenção é disputado por uma série de lugares, sobretudo Uruguai e Argentina.

O doce de leite é fabricado usando diferentes complementos a depender da região, mas, em geral, sua fórmula original inclui leite, açúcar e baunilha. A seguir, você aprende como caramelizar o leite e fazer um delicioso doce de leite condensado!

Doce de leite

O que é doce de leite?

Doce de leite é um doce popular da América Latina. Ele costuma ser consumido durante o café da manhã, geralmente acompanhado de pão e torrada.

O doce de leite é o principal ingrediente de diversas sobremesas típicas do Brasil e da América Latina, incluindo churros, tortas e bolos. Além disso, o doce também combina muito bem com merengue, banana, chocolate ou até mesmo com sabores de sorvete.

Como é feito o doce de leite?

O doce de leite é produzido a partir de um procedimento que consiste em caramelizar o leite.

Tradicionalmente, ele é confeccionado a partir da baunilha, do açúcar e do leite. No entanto, atualmente existem variantes que substituem açúcares por adoçantes mais naturais e fazem adições de creme de leite.

De fato, o doce tem um sabor que se assemelha muito ao caramelo e, no seu estado natural, em temperatura ambiente ou fria, sua consistência é pegajosa.

O doce também pode ser aquecido, o que, por sua vez, o torna mais líquido. Nesse estado, o ingrediente é usado para rechear sobremesas, como churros ou panquecas e até mesmo bolos.

Sua consistência e cor também mudam ligeiramente de acordo com o país. Afinal, embora seja um doce tipicamente latino-americano, cada país possui a sua receita, variando em sabor e também em doçura.

Doce de leite

Onde foi criado o doce de leite?

Peru, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil são somente alguns dos países latino-americanos que disputam o crédito da invenção da iguaria.

Por exemplo, no ano de 2013, a Argentina, diante da UNESCO, tentou tombar o doce como um dos patrimônios culturais argentinos. No entanto, o país não foi bem-sucedido, afinal de contas, o Uruguai alegou que o doce de leite era um dos patrimônios gastronômicos do Rio de Prata.

Sem dúvida, muitos países latino-americanos reivindicaram as origens desse doce, todas essas reivindicações remontando ao início do século XIX. Não obstante, existem europeus que afirmam que, no ano de 1804, a cozinheira do Napoleão teria acidentalmente inventado o doce de leite aquecendo açúcar e leite por muito tempo.

De acordo com Daniel Balmaceda, historiador, uma variante do doce foi preparada originalmente na Indonésia e levada para as Filipinas em meados do século XVI. Assim, quando o país foi conquistado pelo Império espanhol, a sobremesa foi levada até a Espanha e posteriormente até a América Latina.

Aprenda a seguir como fazer doce de leite, essa sobremesa deliciosa!

Como fazer doce de leite?

  1. Para fazer o doce tradicional, primeiro adicione o leite, o açúcar e o bicarbonato de sódio em uma panela grande e misture;
  2. Em seguida, deixe ferver a mistura, reduza o fogo e cozinhe descoberto, mexendo ocasionalmente, até caramelizar e engrossar. Isso levará de uma a duas horas. Perto do fim, mexa a mistura constantemente para evitar queimar e grudar no fundo da panela;
  3. Por fim, retire do fogo, misture a baunilha e transfira para a jarra ou tigela para esfriar na geladeira.

Receita de doce de leite

Confira abaixo outra receita de doce de leite!

Doce de leite condensado

Além do método acima, há também outra maneira incrivelmente mais fácil de se fazer doce de leite condensado. Cozinhe uma lata fechada de leite condensado em uma panela de água por duas a três horas.

Antes de seguir as etapas do preparo dessa delícia, se atente apenas a uma recomendação: você deve prestar atenção ao nível da água na panela enquanto a lata ferve.

Ou seja, se você deixar muita água evaporar e a lata não ficar totalmente submersa, ela pode superaquecer, rasgar ou até explodir, o que definitivamente não é desejável.

Doce de leite

Etapa 1: Remova o rótulo

A primeira coisa que você precisa fazer é pegar uma lata de leite condensado e remover o rótulo.

Etapa 2: Coloque a lata em uma panela grande

Coloque a lata de lado em uma panela grande, como uma panela de pressão. Se você colocá-la com o lado direito para cima, a água fervendo fará com que a lata salte enquanto cozinha.

Etapa 3: Encha a panela com água

Adicione água em temperatura ambiente, enchendo a panela até que o nível da água suba pelo menos duas polegadas acima do topo da lata. É muito importante que a lata esteja completamente submersa!

Idealmente, o nível da água nunca deve ficar abaixo de uma polegada acima da lata enquanto cozinha, portanto, verifique o nível da água a cada meia hora e esteja pronto para adicionar mais água fervente conforme necessário.

Etapa 4: Cozinhe

Coloque a panela em fogo alto e deixe ferver. Cozinhe a lata por 30 minutos a 1 hora, dependendo de quão escuro você deseja que o doce seja. Quanto mais tempo ficar no fogo, mais escuro e duro irá ficar.

Quando o tempo acabar, remova cuidadosamente a lata da água quente usando instrumentos adequados e deixe a água esfriar até a temperatura ambiente.

É importante não tentar abrir a lata enquanto ela estiver quente, pois o doce de leite fervente pode espirrar por causa da pressão dentro da lata. Isto é, tenha paciência, pois o doce de leite ficará firme quando esfriar.

No entanto, uma vez fora da lata, poderá ser facilmente reaquecido em banho-maria até obter uma consistência mais líquida e cremosa.

Considerações finais

Sem dúvida, o doce de leite é delicioso direto da lata, mas você também pode servi-lo com sorvete ou usá-lo como recheio para bolos, biscoitos, tortas, churros e panquecas. Além disso, ele também fica delicioso quando assado e usado para complementar demais guloseimas e sobremesas, que vão desde cookies até sorvetes, picolés e derivados. Deixe a criatividade fluir e experimente o doce aplicado às suas receitas prediletas!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo