Eclosão acontece quando animais rompem os ovos e nascem

Inicio » Meio Ambiente » Eclosão acontece quando animais rompem os ovos e nascem
07/05/2019 Por
Eclosão acontece quando animais rompem os ovos e nascem

A eclosão é o ato de rompimento de um ovo em determinado habitat, permitindo com que os filhotes nasçam.

A eclosão faz parte do ciclo de reprodução dos animais ovíparos, que são aqueles que se realizam o desenvolvimento embrionário em um ovo, sem contato com o corpo materno.

A eclosão é um processo natural para diversas espécies, como aves, répteis e insetos.

Eclosão

O que é eclosão?

Eclosão é o nome dado ao ato de nascimento de seres que se desenvolvem em ovos, como galinhas, tartarugas, pássaros, etc. Para a eclosão ocorrer, portanto,  é necessário que o desenvolvimento do animal esteja completo. Assim, no momento da eclosão o filhote está pronto para iniciar sua existência.

Deste modo, a eclosão acontece quando a cria está totalmente desenvolvida, após um determinado período de gestação – que pode variar conforme as espécies. Os animais, então, se libertam do ovo e ocorre o nascimento, propriamente dito.

No reino animal, quais seres realizam a eclosão?

Quando o ciclo reprodutor da fêmea encerra a fase embrionária, é o momento em  que ela coloca o ovo. Assim, o período de gestação dos filhotes é concluído dentro do ovo, e fora do corpo do animal.

Alguns exemplos de animais que colocam ovos são:

  • Répteis: cobras, lagartos, tartaruga, jacarés
  • Aves: pavão, passarinhos, galinhas, codornas
  • Peixes: beta, tilápia, carpa, cascudo
  • Moluscos: caracol, lesmas
  • Aranhas
  • Sapos e rãs
  • Insetos: formiga, barata

O que são animais ovíparos?

Dentro da biologia, são chamados de animais ovíparos aqueles que se desenvolvem dentro de um ovo. Assim, o embrião se desenvolve sem ligação com a mãe. Como vimos, esta forma de reprodução é bastante comum no mundo animal.

Quando a fêmea coloca um ovo em seu habitat, este ato se chama ovoposição. O ato, então, pode acontecer de diversas formas: em ninhos de palha (como fazem as aves), em buracos cavados no chão (como fazem as tartarugas), na superfície de folhas (como fazem os sapos ou insetos).

Eclosão

Curiosidades sobre a palavra eclosão

O conceito eclosão é um substantivo proveniente de um termo em francês (eclósion). A palavra significa “desabrochar”, “aparecer”, assim como “vir à luz”.

Eclosão vem do verbo eclodir, termo que tem origem no latim “exclaudere”. O termo significa: chocar, ato de sair do ovo. É, portanto, tudo o que “surge”, “aparece”, “se torna visível”.

O verbo pode ser utilizado de diferentes formas, que vão além de sua relação com a natureza ou o nascimento.

Alguns exemplos, portanto, podem ser: “A guerra que eclodiu rapidamente”, ou ainda, “O sol eclodiu por trás das nuvens”.

Do período de choco ao nascimento

O choco é uma das etapas de reprodução das aves, assim, é um processo natural e fisiológico. Nesta fase a ave oferece condições de temperatura, umidade e ventilação perfeitas para o desenvolvimento do embrião. O novo ser, então, se desenvolve dentro do ovo até que possa eclodir.

Com a tecnologia, o choco das galinhas deu espaço às incubadoras artificiais que aquecem e realizam a viragem dos ovos. Com  isso, portanto, é possível padronizar esta etapa do nascimento dos pintinhos.

As máquinas passam por regulagens e permitem condições ambientais favoráveis para a eclosão, que pode ser programada o máximo possível.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo