Embira é planta nativa da Mata Atlântica que atrai os pássaros

Inicio » Meio Ambiente » Embira é planta nativa da Mata Atlântica que atrai os pássaros
07/05/2019 Por
Foto: KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
Embira é planta nativa da Mata Atlântica que atrai os pássaros

A embira é uma árvore de porte relativamente pequeno que atrai animais de fauna por causa de seus frutos

A embira, planta nativa brasileira, é muito conhecida em território nacional e se adapta bem a diferentes tipos de clima.

A árvore embira pode ser utilizada em projetos de paisagismo e na arborização das cidades, pois seus frutos servem como fonte de alimento para os pássaros.

Embira

O que é embira?

Embira é uma árvore de pequeno porte natural da Mata Atlântica e de florestas semidecíduas (ou seja, que perdem as folhas em determinada época do ano). A espécie é bastante comum no Brasil em estados como Bahia, Espírito Santo, assim como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Também chamada de embira branca, embira-tinga ou embira de sapo, é uma planta de pequeno porte, cresce no máximo até cinco metros de altura. Tem uma copa pequena, porém, bastante aberta. Seu tronco é tortuoso de casca fina e, assim, fibrosa.

O que significa embira?

A palavra embira tem origem tupi guarani e seu significado quer dizer “árvore da casca fibrosa e branca”. A planta é da família das Thymelaeaceae e do gênero Daphnopsis.

Características da embira

A planta é nativa do Brasil e, por isso, sua preservação é tão importante. Ela possui algumas características como:

  • Ramos: os mais novos possuem formato em V.
  • Folhas: são simples e inteiras. Tem o formato oblanceolada, ou seja, forma de lança invertida. Sua ponta, portanto, é voltada para baixo.
  • Flores: possuem sexo separado, assim uma árvore produz flores masculinas e outra, flores femininas. Nascem em formato de cachos.
  • Frutos: são drupas, ou seja, carnosos, com apenas uma semente. Também são pequenos, com aproximadamente dois centímetros de comprimento.

 De que forma é possível utilizar a planta?

A árvore floresce entre julho e setembro, sendo assim, dá frutos entre os meses de outubro e dezembro. Portanto, quem deseja consumi-lo, deve ficar atento a este período.

Apesar de ser pequena, a fruta possui uma camada de polpa branca. O sabor é doce, entretanto, tem o final meio amargo. A dica é fazer o consumo em pequenas quantidades.

A embira pode ser utilizada em projetos de paisagismo, pois atrai as aves que se alimentam de seus frutos. Por ser relativamente pequena, também é utilizada na arborização de meios urbanos.

É possível aproveitar a madeira da embira?

A madeira da planta possui pouca durabilidade, por isso é bastante utilizada para lenha. Entretanto, a casca fornece uma fibra muito forte. Algumas populações regionais utilizam essa fibra na fabricação de cordas, que são bastante resistentes.

Embira

Para utilizar a fibra é necessário retirar a entrecasca do caule. Assim, ela pode ser produzida de duas formas: verde e curtida (quando é preparada deixando secar no sol).

 Dicas para o cultivo da planta

Como é uma árvore de clima subtropical, a planta embira prefere climas amenos. Contudo, resiste bem a temperaturas de altitude ou regiões mais frias. Pode sobreviver a geadas e temperaturas negativas, por exemplo.

É bastante resistente, se adapta a solos arenosos ou argilosos, entretanto, devem ser profundos devido a suas raízes. Para a reprodução da embira, entre suas flores masculinas e femininas, é recomendável que se plante pelo menos três exemplares.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo