Fuste é tronco utilizado para a produção de madeira

Inicio » Agronegócio » Fuste é tronco utilizado para a produção de madeira
21/03/2019 Por
Fuste é tronco utilizado para a produção de madeira

O fuste é a medida horizontal do tronco de uma árvore, seu eixo central, que pode ser utilizado para a produção de madeira.

Fuste é o que descreve a parte aproveitável de um tronco podendo, assim, ter uso na indústria moveleira, por exemplo. A copa e os galhos da árvore, entretanto, não fazem parte desta denominação.

Além de ser utilizado para as árvores, fuste também é um substantivo utilizado na arquitetura e construção civil. Ele pode representar, ainda, a parte central de uma coluna – o ponto de sustentação entre sua base e o topo.

Fuste

O que é fuste?

Fuste é o nome que se dá ao tronco de uma árvore, considerando sua altura e seu eixo central. Ele delimita as medidas, desde a base que fica no terreno até o ponto mais elevado próximo da copa, onde é possível de se extrair madeira.

O fuste, portanto, seria a área produtiva de madeira de uma árvore. Vale reforçar que a copa e os galhos não podem ser chamados por esta denominação, visto que destas áreas se extraem apenas lenha ou ramos.

Significado de fuste

A palavra é um substantivo que pode ter mais de um uso, ou significado. Confirma algumas formas de utilização:

  • Para denominar pau, vara.
  • Chamado também de mastro, onde se pode amparar qualquer coisa.
  • Parte que serve de esteio ao mastro de um navio.
  • Também chamado de corpo da coluna, espaço entre a base e o topo.

As diferentes áreas que utilizam fuste

O uso e as funções do fuste também podem variar conforme a área em que é aplicado. Já vimos, então, que dentro da botânica ele assume as definições do tronco da árvore. Em outras áreas, ele terá significados diferentes:

  1. Arquitetura: dentro da arquitetura clássica é o tronco da coluna, entre a base e o capitel (ou topo).
  2. Náutica: peça na qual os mastros do navio são escorados.
  3. Música: corpo que compõe o bombo e o tambor
  4. Em situações regionais, a palavra também pode ser utilizada como sinônimo para feixe, molho, assim como vasilha para vinhos ou pedaço pequeno de madeira, graveto.

Fuste

Estruturas da construção civil

Além do fuste, outras importantes estruturas fazem parte da construção civil e servem de sustentação para armações. São elas:

  • Coluna: é o pilar central de sustentação de uma construção. Pode ter formatos diferentes, como circular, polígono ou quadrado.
  • Capitel: é o coroamento do fuste de uma coluna. Nele, portanto, ficam apoiados as vigas da construção ou arcos.
  • Astrágalo: é a moldura que separa a coluna propriamente dita de seu capitel.
  • Armila: pode ser considerado um adereço arquitetônico. É, então, um cordão em formato de rosa que circula a coluna em seu encontro com o capitel.

Dentro da arquitetura

Dentro deste segmento, o fuste é basicamente a coluna em si, ou seja, a estrutura vertical que serve de apoio. Ele pode ser composto por apenas um bloco, chamado monolítico, ou ainda ser feito pela sobreposição de diversos blocos.

A estrutura é, portanto, a maior parte da coluna, o seu centro. O fuste faz, então, a ligação da base com o topo, fornecendo uma ligação e sustentação entre os dois.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo