Agronegócio

Empresa rural realiza atividades agrícolas visando lucro

Empresa rural realiza atividades agrícolas visando lucro

Essencial para o agronegócio, uma empresa rural é uma das mais importantes unidades de produção da nossa economia

Em linhas gerais, unidades de produção como uma empresa rural são as áreas que costumam ser chamadas de fazendas, granjas, sítios e até a popular roça. No entanto, esse conceito não tem aplicação apenas em relação ao caráter formal dessas propriedades. Afinal, ele também pode englobar áreas que estão em regime de área arrendada, posse e parcerias.

A classificação dessas unidades de produção no Brasil está dividida nos seguintes tipos de empresa rural: empresa capitalista, latifúndio, unidade camponesa e empresa familiar.

Empresa rural

O que é empresa rural?

Empresa rural é uma área que visa explorar a produção do solo, seja pela criação de animais, manufatura de produtos agrícolas ou pelo cultivo da terra. Ou seja, ela é uma unidade de produção com objetivos técnicos e uma meta de crescimento que tem o lucro como finalidade.

Além do mais, essas empresas apresentam como caraterísticas a presença de uma filosofia socioeconômica, já que ela precisa apresentar elementos como exploração, atividade rural e empresariado.

Nesse sentido, o campo de atividade dessas empresas é dividido da seguinte forma:

  • Trabalho, como o conjunto das atividades realizadas pelo homem;
  • Capital, como o conjunto de bens empregados na terra para aumentar a produtividade;
  • Terra, como o local onde são aplicados os capitais e que garante a produção.

Empresa rural

Enfim, ao analisar o que é empresa rural, saiba que ainda é possível definir suas bases de desenvolvimento e atuação por meio da administração. Afinal, seus gestores precisam estar certificados e relacionados aos ciclos produtivos.

Assim, essas empresas seguirão normas sobre planejamento e construção estruturada, capacitação de colaboradores internos e a geração de ideias frente a satisfação de fornecedores e clientes.

Aprenda como abrir uma empresa rural

A seguir, temos um simples passo a passo para saber as primeiras noções de como abrir uma empresa deste tipo. Até porque, seguindo essas dicas, é possível garantir todos os seus benefícios e direitos inerentes a uma legalização da terra:

  1. Solicite o CCIR;
  2. Faça uma inscrição municipal ou estadual;
  3. Invista na emissão de Nirf e ITR;
  4. Solicite seu CNPJ Rural.

Vale lembrar que, após esses passos, já será possível solicitar uma carteira de produtor rural ou um número de CNPJ para a sua empresa. De qualquer forma, você vai precisar informar alguns dados e documentos pessoais para isso, como:

  • Documento ou escritura de posse do imóvel;
  • Cópia de CPF e RG autenticados em cartório;
  • Matrícula do imóvel rural e CCIR atualizada;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de Imposto Territorial Rural, a DITR.

Empresa rural

Conceito de empresa rural no Brasil

Como simples definição, uma empresa rural no Brasil é toda unidade de produção na qual são exercidas atividades referentes à criação de gado, culturas florestais ou culturas agrícolas.

Seja do tipo familiar ou patronal, ela ainda precisa ter a finalidade de obtenção de renda e estar integrada a um conjunto de recursos.

Entre eles, podemos destacar:

  • Atividade agroindustrial para beneficiamento de produtos agrícolas e transformação de produtos;
  • Produção vegetal e atividades agrícolas, para as culturas forrageira, arboricultura e hortícola;
  • Atividade zootécnica e produção animal, para a criação de animais.

A empresa rural é essencial para o agronegócio e um dos pilares da nossa economia.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também