Ensiladeira produz alimento para rebanho com qualidade e baixo custo

Inicio » Agronegócio » Ensiladeira produz alimento para rebanho com qualidade e baixo custo
22/09/2019 Por
Ensiladeira produz alimento para rebanho com qualidade e baixo custo

Além de dispensar grande efetivo de mão de obra, a ensiladeira reduz o tempo de preparo da forragem

A ensiladeira cumpre papel importantíssimo para a criação de gado, pois ajuda a manter a qualidade da ensilagem, reduzindo o custo e aumentando a produtividade. A forragem destinada ao gado é uma das etapas mais importantes para garantir um produto de qualidade. Gado bem nutrido produz carne farta e saborosa.

Há mais de um tipo de ensiladeira. Uma mais potente para picar com resistência e durabilidade, e outra menos potente, mas que trabalha com mais precisão e uniformidade no corte. Cada uma é indicada para determinados tipos de forragem.

ensiladeira

O que é ensiladeira?

Ensiladeira é uma máquina voltada para a produção de um grande número de silagem. Silagem é o alimento volumoso usado como suplemento a pastagem ou para alimentar diretamente os animais.

A silagem é o resultado da colheita da forragem que é picada e jogada em silos e depois fermentada. Esse processo que culmina na silagem se chama ensilagem.

O diferencial desse trabalho é uma alimentação mais nutritiva aos animais e que pode ser conservada por mais tempo, diminuindo o gasto com a alimentação bovina.

Mas como você deve ter notado, esse trabalho passa por etapas que requerem tempo e muita mão de obra se feito manualmente. A ensiladeira foi desenvolvida para facilitar esse trabalho, pois corta todo o material sem desfibrar os tipos de forragem.

O tamanho do corte é importante em termos de fermentação do alimento. Se não for no tamanho certo, pode prejudicar as qualidades nutricionais da ração. É possível fazer ajustes na ensiladeira para cortar no tamanho que percebe ideal.

ensiladeira

Modelos de ensiladeira

Existem diferentes tipos de ensiladeira, com número de navalhas, capacidade produtiva e força de motor variados. Há, por exemplo, ensiladeira de milho, outras voltadas para forragem, cana de açúcar, entre outras.

Uma das maiores fabricantes de ensiladeiras agrícolas é a Nogueira. Dentro dessa marca, modelos aptos para trabalhar com culturas de cana-de-açúcar, capim, forrageiras e milhos são da série 6000.

As máquinas da série 6000 têm rotor de 4 facas e podem regular os cortes para 4,5, 8 e 10 milímetros. Portanto, são máquinas que picam com maior resistência e durabilidade.

Por outro lado, a série EN tem rotor de 3 facas e permite cinco opções de cortes: 4, 6, 8, 16 e 22 milímetros. Seu corte tem maior precisão e uniformidade.

Outra ensiladeira frequentemente usada é a MS 054, da Mesel. Tem rotor de 4 navalhas, potência de 7,5 cavalos e capacidade produtiva de sete mil quilos por hora. Tal soma depende da qualidade do material.

ensiladeira

Ensiladeira para trator

A ensiladeira para trator nada mais é do que uma ensiladeira comum acoplada ao trator de campo. A máquina é instalada na zona frontal do veículo para que moa todo o tipo de forragem que encontrar pela frente.

Esse processo agiliza o trabalho de ensilagem. A fase da colheita já se dará com a forragem picada na medida requerida para ser jogada nos silos e depois sofrer o processo de fermentação e, então, aguardar a ação das bactérias que propiciam as condições de selagem para preservar o alimento por mais tempo com as qualidades nutricionais desejadas.

É por que isso que a ensiladeira é tão importante no campo e facilita tanto o trabalho de quem lida com os animais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo