Retroescavadeira é utilizada em construções rurais e urbanas

Inicio » Agronegócio » Retroescavadeira é utilizada em construções rurais e urbanas
24/07/2019 Por
Retroescavadeira é utilizada em construções rurais e urbanas

A retroescavadeira revolucionou a construção civil

Atualmente, devido à sua classificação como uma máquina multiuso, a retroescavadeira é uma febre de mercado. Sem dúvida, estas máquinas representam um marco tecnológico na área automotiva, bem como um divisor de águas para a engenharia civil e para o agronegócio.

De fato, desde o princípio, as retroescavadeiras não se mostraram complexas e de difícil manejo nos quesitos de funcionamento e operação. Suas especificações técnicas, por sua vez, podem variar. Os critérios levados em consideração ao escolher uma retroescavadeira são o motor, a tração, a cabine, o sistema hidráulico, a capacidade de escavação e carregamento, o modo de operação, entre outros.

retroescavadeira

O que é retroescavadeira?

Retroescavadeira é uma máquina de terraplenagem. Enquanto trator, é equipada por uma caçamba (também chamada de pá carregadeira) localizada na dianteira do veículo. Na traseira se encontra uma segunda caçamba, semelhante a uma concha.

Entre os apetrechos das retroescavadeiras está o sistema elétrico, a transmissão, o motor diesel, os freios, a embreagem e os eixos de tração 4 x 4 ou 4 x 2.

A máquina de terraplanagem difere dos tratores de pneus. Afinal, estes últimos, por sua vez, são usados para tracionar, isto é, para carregar cargas, enquanto a retroescavadeira tem seu emprego nas construções rurais e urbanas. Ou seja, estas máquinas cumprem a limpeza urbana, a abertura de valas, o carregamento de materiais, entre outras funções.

De fato, a tecnologia dessa invenção construtiva de origem inglesa, criada há cerca de seis décadas, pode ser, nos dias atuais, reconhecida por seu pioneirismo. Na vanguarda das inovações científicas, as retroescavadeiras representaram uma revolução para os trabalhos realizados em canteiros de obras.

Sessenta anos depois, estas tecnológicas e versáteis máquinas, usadas em um leque variado de tarefas, ganham novas atualizações. Em constante adaptação e mutabilidade, estes equipamentos agrícolas acompanham as evoluções modernas e as novas necessidades da humanidade.

História da retroescavadeira

A princípio, a retroescavadeira surgiu no interior da Inglaterra, no ano de 1953. A máquina foi inventada pelo fundador da JCB (J.C Bamford), o empresário britânico Joseph Cyril Bamford, que dá nome à marca.

É dito que, na ocasião, o braço de uma escavadeira foi conectado, por Bamford, à parte traseira de um trator com carregadeira. Dessa montagem surgiu a primeira retroescavadeira da história do mundo.

Após a invenção por parte do empresário, a retroescavadeira se tornou uma das mais versáteis máquinas da agricultura, indústria e construção. Atualmente, as retroescavadeiras são implementadas com vários equipamentos. Entre eles, estão as vassouras hidráulicas, pinças, valetadeiras, martelos hidráulicos, garfos, entre outros.

retroescavadeira

Como funcionam as retroescavadeiras?

O funcionamento da retroescavadeira hidráulica se dá por intermédio de seu motor a diesel, que é responsável por acionar a bomba hidráulica. Em seguida, por meio das mangueiras, a bomba em questão fica encarregada de alimentar os cilindros hidráulicos através do óleo hidráulico armazenado no reservatório do equipamento.

Conforme o operador executa movimentos e controla as alavancas, o óleo hidráulico anteriormente armazenado passa a movimentar os pistões dos cilindros. Essa ação resulta em movimento para fora e para dentro da camisa. Na sequência, estes são transferidos para as caçambas a fim de impulsionar a efetuação do trabalho.

Ao mesmo tempo, é acionada uma transmissão pelo motor. Esta faz a transferência dos movimentos para os eixos e, em seguida, para as rodas. Desse modo, a máquina executa movimentos em ambos os sentidos, tanto para a frente quanto para a ré.

Uso da retroescavadeira

Esse equipamento agrícola, industrial e construtivo é um primo do trator, contando com uma pá frontal e uma segunda pá menor na traseira do veículo.

Ele é comumente usado em construções e projetos urbanos. Além disso, pode ser empregado em:

  • Transportes de materiais de construção leves;
  • Quebra de asfaltos;
  • Pavimentações de estradas;
  •  Alimentação de equipamentos de pequeno porte;
  • Demolições menores.

Tipos de escavadeiras

Você conhece os tipos de retroescavadeiras?

Quando falamos de serviços que contemplam remoções de terra e escavações de entulhos ou minérios, as escavadeiras se classificam como os equipamentos ideais. Afinal de contas, graças às suas tecnologias, elas são aliadas da otimização do tempo e facilitação do andamento do trabalho.

Contudo, cada operação requer uma escavadeira com características particulares e distintas entre si. Em suma, esses tipos de equipamentos são divididos em quatro modelos: hidráulica, retroescavadeira, a cabo e de arrasto.

A seguir, você conhecerá mais detalhes sobre elas, bem como suas devidas aplicações em construções urbanas ou rurais.

retroescavadeira

Escavadeira hidráulica

Em consequência de seu sistema hidráulico, esta máquina constitui uma potente escavadeira. A hidráulica consiste em óleo sendo bombeado para seus diferentes pistões. Isto é, a potência de levantamento de suas escavações em massa é intensificada.

Sendo assim, o modelo de escavadeira hidráulica é utilizado em serviços variados que requerem maior potência e versatilidade. Além disso, são tradicionalmente usadas em trabalhos que demandam mais tempo. Isso se deve ao consumo econômico de óleo diesel, que ocorre graças ao seu sistema hidráulico.

Em contrapartida, as escavadeiras hidráulicas oferecem ergonomia e maior conforto para os operadores. Além, é claro, de seu motor consideravelmente mais silencioso, diminuindo o barulho durante as operações.

Retroescavadeira

De fato, quando o assunto é operação, as retroescavadeiras são consideradas um dos equipamentos mais populares.

Em resumo, essa máquina opera na escavação, levantamento, carga e descarga. Isso tudo com a possibilidade de desempenhar movimentos de modo simultâneo, tais como elevação, giro e estabilização.

Ademais, o uso de retroescavadeiras é atribuído a diversos segmentos. Entre eles, podem ser citados a agricultura, a mineração e a construção civil.

Escavadeira a cabo

A escavadeira a cabo, por sua vez, é um tipo comumente operado por motores elétricos. Esse tipo de equipamento é projetado e devidamente voltado para a execução de escavações em minerações e construções.

Pouco a pouco, a escavadeira a cabo de pequeno porte está sendo convencionalmente substituída pela escavadeira hidráulica. A substituição se deve à maior eficiência e praticidade apresentadas pelo último modelo.

É possível encontrar tanto escavadeiras hidráulicas de grande porte quanto escavadeiras elétricas a cabo de grande porte disponíveis no mercado.

Escavadeira de arrasto

Por último, mas não menos importante, está a escavadeira de arrasto. Como a retroescavadeira, esse equipamento é geralmente usado na manipulação do solo abaixo da água e na abertura de canais. Sua vantagem principal reside no seu raio elevado de escavação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo