Entomologia é o ramo da Zoologia responsável pelo estudo dos insetos

Inicio » Meio Ambiente » Entomologia é o ramo da Zoologia responsável pelo estudo dos insetos
07/10/2020 Por
Entomologia é o ramo da Zoologia responsável pelo estudo dos insetos

A Entomologia visa estudar os insetos e suas implicações na natureza como um todo. Extremamente importante para diversos ramos, a Entomologia pode ajudar a detectar a causa de diversos problemas sociais.

Além disso, a Entomologia possibilita o estudo morfológico dos insetos e permite que eles sejam utilizados em diversos campos.

Entomologia

O que é Entomologia?

Entomologia é o estudo dos insetos e suas categorias. Além disso, para ter uma ideia da importância dessa profissão, ela pode ser relacionada a diferentes áreas como a Ecologia, Fisiologia, Genética, Taxonomia, Toxicologia, etc.

O significado de Entomologia deriva do grego Entomon, que significa inseto, e “logia” deriva de logos, que significa estudo.

A importância da profissão

Por meio dessa categoria de estudo, é possível identificar toda a morfologia e a fisiologia dos insetos. Além disso, também estuda a forma como eles podem ser usados para o benefício humano, como:

  • Utilizando o bicho da seda para produzir roupas;
  • Fabricação de corante, que em algumas plantações são utilizados os próprios insetos;
  • Produção de mel, que auxilia tanto na alimentação quanto no aumento da imunidade;
  • Prevenção de doenças através do Própolis;
  • Procedimentos de estética.

Engana-se quem pensa que é um estudo e uma profissão boba. Muitos profissionais entomólogos são membros e professores de Universidades extremamente renomadas mundo afora. Logicamente, para assumir essa posição, é necessário muito estudo e, geralmente, Doutorado. É uma área que o profissional deve sempre buscar aperfeiçoamento e novidades.

Isso ocorre pois o mundo dos insetos é sempre surpreendente e novas espécies estão sempre surgindo. Logo, um Entomólogo que estuda com afinco estará sempre um passo a frente na sua carreira profissional.

Além disso, muitos desses profissionais também trabalham para agências e empresas que incluem segmentos federais, estaduais, agrícolas, florestais, etc. As organizações de saúde e empresas de biotecnologia, além dos grupos de pesquisa, costumam solicitar de forma frequente a presença desses profissionais.

Outrossim, os Entomólogos também podem trabalhar em escritórios e realizar trabalhos de campo fora os laboratórios ou escritórios de atuação. De qualquer forma, esse tipo de trabalho envolve grandes mudanças na rotina do profissional, afinal, envolve viagens e muitas vezes condições extremas de trabalho, além de ser fisicamente exigente. Dessa forma, fica mais fácil de entender o que esse profissional faz e também o que é Entomologia.

Entomologia

Áreas de atuação da Entomologia

Como podemos observar, é uma área extremamente necessária. Os tipos de Entomologia mais procurados são:

Entomologia agrícola

Na Entomologia agrícola, são estudados os insetos de maneira voltada para o setor agrícola, como os insetos praga e os seus inimigos. Um belo exemplo é quando as lagartas atacam as plantações de algodão e os parasitoides atacam as lagartas.

Assim, é possível aplicar um controle biológico de pragas que possibilita o uso de químicos no agronegócio e beneficia o ambiente com baixa contaminação de solo e água. Além disso, dessa forma, é possível produzir alimentos sem resíduos tóxicos.

Entomologia Forense

Provavelmente a área mais “pesada” dento da Entomologia. No estudo da Entomologia voltada para a área Forense, é feito o estudo dos insetos e de suas fases de vida. A partir disso, quando uma pessoa vem a falecer, é possível encontrar insetos no seu corpo e, assim, verificar por estimativa o momento de falecimento e também auxiliar de forma muito positiva para os estudos e investigações forenses.

Dentro disso, é possível utilizar-se do conhecimento da Entomologia Forense a respeito da entomofauna tanto do local da morte quanto do corpo. A entomofauna é o estudo da totalidade dos insetos encontrados em uma região. Assim, é possível auxiliar na identificação do corpo, causa da morte, se ele foi movimentado ou não, intervalo pós-morte, etc.

Além disso, dependendo dos insetos presentes no corpo e na cena do crime, é completamente possível descobrir se a pessoa utilizava drogas e tóxicos em geral, pois isso afeta diretamente no desenvolvimento dos insetos.

Entomologia

Entomologia médica

Nesse segmento da Entomologia, os insetos criam laços com o ser humano. Assim, é possível conhecer quais os ciclos dos insetos nas doenças.

Exemplo disso é a própria dengue, que é transmitida através da picada do Aedes aegypti, a doença de Chagas que é transmitida pelo Barbeiro ou Chupança (Triatoma infestans) e, provavelmente o mais comum e próximo de nós, o piolho. O piolho suga o sangue humano, geralmente da cabeça.

De qualquer forma, um entomólogo desempenha funções de extrema importância para as profissões em geral e, consequentemente, para a vida na Terra. Afinal, realiza diversas contribuições importantíssimas para o conhecimento científico. Um exemplo são as maneiras de conservar espécies importantes para a cultura.

Além disso, podem estudar maneiras de proteger árvores e animais do ataque de pragas. Compreender o papel que os insetos desempenham no ambiente é extremamente importante. Afinal, dessa forma também é possível restaurar ecossistemas que estão desequilibrados. Não só isso, também é importante para proteger o ser humano de futuras doenças que podem dizimar em grande quantidade os humanos e animais.

Por isso, é tão importante respeitar e valorizar essa profissão, pois os Entomólogos da Entomologia médica prestam um grande serviço para a sociedade ao fornecer informações e visões de maior amplitude para com a evolução da Ecologia e todo o comportamento social desses animais.

A importância da coleção de insetos

A atividade da coleção de insetos é extremamente importante, pois registra as espécies extintas no mundo, além de ser imprescindível para a identificação correta dos animais. Algumas atividades como a manutenção, preservação e desenvolvimento dos acervos científicos são importantíssimas e não podem ser negligenciados e nem interrompidos.

As coleções são provas reais da fauna de áreas desprotegidas e impactadas. Ou seja, são indispensáveis para realizar pesquisas sobre diversidade e evolução. A maior coleção entomológica da América Latina se encontra no Instituto Oswaldo Cruz. A exposição recebeu o título de maior exposição, pois possui uma infinidade de amostras, além do alto valor científico, educativo e histórico.

Além disso, a Entomologia já serviu de base para grandes estudos voltados para a saúde pública. Por esse e também por muitos outros motivos é que é tão importante formar profissionais capacitados nessa área.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo