Maria fedida é inseto responsável por danos a cultura de soja

Home » Agricultura » Maria fedida é inseto responsável por danos a cultura de soja
27/09/2019 by
Maria fedida é inseto responsável por danos a cultura de soja

Maria fedida é o nome do inseto que exala um odor desagradável

Maria fedida, percevejo verde, fede fede, percevejo da soja ou Nezara viridula, todas essas nomenclaturas dizem respeito a um inseto de coloração verde e com odor desagradável.

Apesar do cheiro não muito agradável, a maria fedida é inofensiva para seres humanos. No entanto, algumas culturas, dentre elas, soja e girassol podem sofrer danos devido a presença do parasita.

maria fedida em planta no jardimO que é maria fedida?

A maria fedida, nada mais é do que um percevejo pertencente a família dos pentatomídeos, conhecidos assim por apresentarem cinco segmentos em sua antena. O percevejo ataca, principalmente as culturas de soja, por isso, as vezes é chamado de percevejo da soja. Mas, o parasita tem provocando danos as lavouras de algodão.

O percevejo verde pode ser encontrado em todo o país, contudo, devido a adaptação, ele se encontra em maior abundância em regiões mais frias. Durante os meses de outubro a dezembro e entre março e abril é mais fácil encontrar a Nezara viridula.

Além da soja, do algodão e do girassol que já citamos acima, a fede fede pode ser encontrada também em jardins, isso porque se alimenta das seivas de plantas.

Porque o percevejo verde é fedido?

O odor desagradável que a maria fedida solta ao se sentir ameaçada, funciona como um mecanismo de defesa. A maria fedida produz um líquido fétido em suas glândulas do tórax ou abdômen, graças aos hidrocarbonetos presentes nestes órgãos.

Os hidrocarbonetos, por sua vez, irão se acumular em um tipo de reservatório que é ligado as glândulas. Ao se sentirem ameaçados, os percevejos-verde liberam o cheiro desagradável para se proteger de predadores ou de outros perigos.

Quais danos a maria fedida provoca na cultura de soja?

A maria fedida provoca prejuízos a cultura de soja, isso porque ataca vagem, grãos e folhas. Dentre os danos causados pelo ataque do inseto também conhecido como percevejo da soja temos a produção de grãos atrofiados e pequenos, além da transmissão de doenças a semente da planta, o que reduz sua germinação.

Outro prejuízo causado pela manifestação é o fenômeno conhecido como soja louca, que acontece quando as vagens da cultura amadurecem, no entanto, as folhas ficam esverdeadas e acabam caindo.

maria fedida

Como controlar a maria fedida?

Para fazer o controle correto do inseto é de suma importância estar atento a sua manifestação nas culturas. Uma das melhores soluções para afastar a maria fedida é a realização de um controle químico. No entanto, antes de adotar qualquer método, busque identificar qual tipo de percevejo atacou a lavoura; visto que existem:

  • maria fedida verde
  • maria fedida marrom
  • maria fedida preta 

Geralmente, o controle deste percevejo é feito com o uso de pulverizadores não tóxicos a saúde humana. De preferência, utilize produtos de carência curta, principalmente se a cultura for consumida verde. Mas, além do controle químico, existem ainda métodos caseiros para se livrar da praga.

Misturar água e sabão, aplicar spray de cabelo no inseto, fazer uma mistura de água e alho, além de usar óleo de citronela são só alguns exemplos para se livrar do inseto. Hortelã, detergente e pó de fumo misturado a água também são dicas caseiras para afastar a maria fedida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo