Ervilha torta é rica em vitaminas e produzida em larga escala em MG

Inicio » Agricultura » Ervilha torta é rica em vitaminas e produzida em larga escala em MG
13/09/2019 Por
Ervilha torta é rica em vitaminas e produzida em larga escala em MG

Plantio de ervilha torta possui baixo custo com mão de obra

A rigor, a ervilha torta é parte da família das leguminosas, não da família dos vegetais. Isto é, elas pertencem às plantas que produzem vagens com as sementes dentro. Outras leguminosas são o feijão, o grão de bico e o amendoim.

A ervilha torta é uma variação de ervilha. A ervilha, por sua vez, começou a ser cultivada no período neolítico (8.000 a.C. a 5.000 a.C.). Nessa época, a produção agrícola começou a avançar e os seres humanos foram organizando-se em pequenos povoados.

Ervilha torta

O que é ervilha torta?

Ervilha torta é uma variação da ervilha de vagem. A leguminosa possui um alto teor nutritivo, sendo fonte de potássio e outros minerais, como ferro e enxofre. Além disso, possui fibras e vitaminas A, B e C em sua composição.

De fato, esta variedade de ervilha é um cicatrizante excelente e um estimulante para o apetite. Não menos importante, a vagem tem um efeito tônico que fornece benefícios ao pâncreas.

Origem da ervilha torta

A ervilha torta é uma vagem oriunda do Oriente Médio. Desse modo, suas variedades foram se disseminando ao redor do mundo.

Assim, a leguminosa passou a ser também conhecida ervilha torta da flor roxa, ervilha tsuruga e ervilha de cavaca.

Ervilha torta

Tipos de ervilha

Existem muitos tipos de ervilha disponíveis que variam em sabor, textura e composição. Além disso, algumas variedades de ervilhas amadurecem muito mais cedo que outras.

Atualmente, algumas empresas de sementes vendem uma série de variedades de ervilha em um único pacote. Sem dúvida, essa pode ser uma ótima maneira de experimentar diversos tipos sem gastar muito dinheiro.

Afinal, acredita-se que existam hoje mais de duzentas variedades de ervilhas catalogadas. Algumas das espécies mais conhecidas são Rondo, Majestic, Jumbo, Bolero, Imperial, Mikado, Flávia e Marina.

Receitas com ervilha torta

Na culinária, são várias as receitas com ervilha torta. Afinal de contas, esta vagem tem diversos usos. Sem dúvida, o ingrediente pode ser consumido em empadas, tortas, omeletes ou recheio de panqueca.

Além disso, pode ser o protagonista em saladas de ervilha torta e guarnições. Em pratos com peixes, aves e carnes, pode figurar acompanhada de demais hortaliças.

Ervilha torta

Cultivo no Brasil

O cultivo dessa variedade de ervilha, em solo brasileiro, ocorre mais no centro sul. De fato, seus produtores brasileiros principais se encontram no estado de Minas Gerais. Já a nível mundial, os maiores cultivos da vagem acontecem nos Estados Unidos, China e Índia.

A planta é de cultivo simples e rápido, com cerca de quarenta dias entre o plantio e a colheita. Seu plantio pode ser feito ao longo do ano todo. Em suma, a cultura exige menos custo com a mão de obra e melhor preço nas vendas. No entanto, é preciso saber cultivá-la da forma correta.

O clima apropriado é tropical e subtropical. Contudo, as temperaturas devem ser amenas, acima de 4° e abaixo de 24°C.

A ervilha torta prefere estar exposta à luz solar ou à meia sombra. O solo para seu cultivo deve ser rico em matéria orgânica, leve e profundo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo