A ervilha traz vantagens para a saúde e para o agricultor

Inicio » Agricultura » A ervilha traz vantagens para a saúde e para o agricultor
03/04/2019 Por
A ervilha traz vantagens para a saúde e para o agricultor

A ervilha é um alimento indispensável para quem procura boa saúde

A ervilha destaca uma série de vantagens para quem a consome e também para o produtor do campo rural. Agricultores investem na leguminosa pelo seu baixo custo de cultivo e fácil manejo durante todo o período da plantação. Os lucros acerca da safra são garantidos e não há muitas incidências de perdas na colheita pelo caráter resistente do alimento.

A ervilha é um tipo de leguminosa ideal para quem busca qualidade de vida. O alimento é rico em vitaminas, fibras e minerais. Por isso, ele propicia um melhor funcionamento de vários órgãos do corpo. Por exemplo, é um agente que fortalece os ossos, melhora a quantidade de sangue, ajuda na digestão e melhora a visão, entre outros benefícios.

Ervilha

O que é ervilha?

A ervilha é uma planta leguminosa de pequeno tamanho e a sua apresentação mais conhecida é a de cor esverdeada. Existem cerca de 200 variações de ervilhas e, em todos os casos, é possível retirar de suas vagens um tipo diferente de grão. É uma planta trepadeira e contém gavinhas em suas terminações.

Na maior parte do mundo, é muito comum que seus grãos sejam utilizados como complemento da salada ou dentro da sopa. Existem algumas tradições acerca do alimento em razão de seus benefícios. No Brasil, por exemplo, é típico comer sopa de ervilha com lentilha na virada no ano, como forma de buscar mais saúde e prosperidade no ano que está chegando.

Além disso, este alimento é hipocalórico, ou seja, não contém quantidades grandes de calorias totais. A propriedade que mais chama atenção é o alto nível de potássio em sua composição. Em razão disso, o legume é buscado como suplemento alimentar por pessoas adeptas do veganismo.

Tipos de ervilha

Existem dois principais tipos de grãos de ervilha: o liso e o rugoso. O tipo liso é mais comum nas plantações, pois amadurece mais cedo. Além disso, é mais resistente e não estraga tão fácil durante o desenvolvimento. O rugoso é maior que o liso, além de doce e mais amarelado.

Os dois tipos são alimentos de fácil digestão e comercializados tanto em forma de vagem como em latas em conserva, e até mesmo em sacos lacrados à vácuo. Embora seja uma leguminosa muito nutritiva, a maneira como é vendida em grandes supermercado pode não ser tão saudável. As ervilhas em conserva podem contar alto teor de sódio para fazer com que o alimento não estrague com facilidade, sendo assim tenha uma durabilidade maior. Contudo, não é muito recomendada para pessoas que possuem pressão alta.

Os nutricionistas recomendam a ingestão da ervilha fresca, diretamente da vagem. Deste modo, é possível consumir o alimento ainda com todos os seus nutrientes e aproveitar todos os benefícios para o organismo. Além disso, consumir o alimento em seu estado mais natural ajuda a emagrecer. Suas enzimas pragmáticas ajudam a fortificar o metabolismo do indivíduo e, por conseguinte, melhora no processo de emagrecimento.

Benefícios da ervilha

Os benefícios da ervilha chamam a atenção do consumidor pelo número de proteínas que o alimento contém. É um legume diurético, portanto, rico em fibras e auxilia em um melhor funcionamento da flora intestinal. Apresenta uma lista de vitaminas e minerais, entre eles:

  • zinco
  • ferro
  • cálcio

Além de estar presente nos pratos dos brasileiros há muitos anos, as receitas com ervilhas fornecem uma melhor qualidade de vida.

O auxilio que a ervilha oferece na prevenção da diabetes é um ponto importante do alimento, pois contém baixo teor glicêmico. Ela atua tanto na prevenção da doença como na melhora as condições de quem já sofre com ela. Este fenômeno acontece em razão dos níveis de antioxidantes no alimento. A substância ajuda a regular os índices de açúcar no sangue.

O alimento beneficia a saúde do coração pois contém em grande quantidade uma substância conhecida como niacina. Ela auxilia na redução dos níveis de colesterol do tipo LDL do organismo e ainda apresenta flavonoides. Este elemento é de caráter anti-inflamatório e ainda previne que hajam coágulos na corrente sanguínea.

Outro ponto de destaque é o benefício que oferece à pele. O alimento contém antioxidantes, por isso, auxiliam na redução de radicais livres, ou seja, substâncias que à longo prazo pode destruir células. Deste modo, ela também ajuda na manutenção de células benéficas ao corpo e na produção de colágeno, portanto, previne o envelhecimento precoce.

Entre os benefícios da ervilha também pode ser citada a melhora que promove no sistema imunológico. Os agentes antioxidantes assim como as vitaminas – em especial a vitamina C – que ela contém, são grandes aliados. Além de fortalecem o sistema imune, ela ainda auxilia na melhor absorção de ferro pelo organismo.

Plantação de ervilha

A plantação da ervilha é fácil e muito barata. Portanto, muitos produtores brasileiros fazem investimentos em seu comércio para gerar renda. Para os agricultores, a maior vantagem da plantação deste grão é em razão da redução de pragas e doenças na lavoura. A ervilha não contém folhas, apenas as gavinhas, e isso permite que o produtor aumente a população de plantas ao criar um clima mais favorável à planta e não às doenças.

Outro ponto de destaque no cultivo da ervilha é a melhora que esta planta fornece ao solo. Ela é uma espécie que consegue retirar nitrogênio por meio das bactérias do ar, este fenômeno é chamado de simbiose. Deste modo, este processo beneficia o solo, pois o fertiliza com maior facilidade e garante que a planta se desenvolva com maior rapidez. Estas características tornam o manejo da plantação mais fácil e prático de conduzir durante o período de crescimento do alimento.

Ervilha

Já no período da colheita da ervilha, é feito um processo diferente das demais leguminosas cultivadas no Brasil. Os grãos maduros ainda frescos já estão prontos para a colheita, contudo, são muito sensíveis e necessitam de um equipamento especializado, uma que vez o produtor é de grande porte e realiza uma grande colheita. O processo que leva a colheita da ervilha deve ser feito com cautela em razão do alimento ainda estar úmido.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo