Escavadeira é máquina versátil empregada no meio rural e urbano

Inicio » Agronegócio » Escavadeira é máquina versátil empregada no meio rural e urbano
18/04/2019 Por
Escavadeira é máquina versátil empregada no meio rural e urbano

Uso da escavadeira facilita construções de infraestrutura no meio rural e urbano

Utilizada há tempos e com grande frequência, a escavadeira é uma máquina de grande utilidade para o setor rural e o de construção civil. Facilitando trabalhos fundamentais na estruturação de construções que possibilitam uma infraestrutura urbana e rural mais adequada; esta máquina é essencial para ambientes de obras.

A escavadeira destaca diferentes tipos e funções; tornando-se uma ferramenta versátil e eficiente. Por exigir investimentos altos na sua aquisição, ela faz parte do tipo de maquinário que é comumente disponibilizado para aluguel – o que traz vantagens ao produtor rural.

Isso porque, levando em conta que a sua necessidade é considerada mais pontual no campo, a possibilidade de pagar pelo seu uso no lugar da sua compra é mais vantajosa e econômica.

Escavadeira utilizada para remoção de terra

O que é escavadeira?

A escavadeira – também chamada de pá mecânica, escavador ou escavadora – é uma máquina que tem a remoção e o deslocamento de terra entre as suas principais funções; fazendo parte do maquinário voltado para a construção civil e a implementação de infraestrutura no meio rural.

Além de cavar grandes quantidades de terra – otimizando o tempo e o serviço do trabalhador que realizaria tais tarefas de forma manual – este poderoso implemento também é capaz de içar objetos.

Parte do maquinário considerado como de grande porte, a escavadeira merece atenção e cuidado no seu manuseio; que, inclusive, requer uma licença específica.

Enquanto é mais usada para suas funções clássicas no ramo da construção civil – removendo, compactando e cavando a terra em locais que necessitam de preparação para a estruturação de obras; no ramo da agricultura, além destas, também executa a função de melhorias relacionadas ao cultivo.

Isso porque é capaz de remover terras inférteis para o plantio, possibilitando, na quele solo, a produção de novas culturas e a produtividade agrícola no futuro.

História da escavadeira

Embora a sua necessidades já tivesse sido notada pelos profissionais que atuavam com serviços de terraplanagem; foi com o surgimento das máquinas a vapor que as primeiras escavadeiras com pás foram criadas, em uma época próxima do fim do século XIX.

Com o passar do tempo e o surgimento dos motores movidos a combustão interna, o maquinário passou por evoluções importantes, que permitiram tanto uma diminuição no seu tamanho físico como uma eficiência maior; além do aumento da suas funções.

Tipos de escavadeira

Conforme citado anteriormente, há diferentes tipos de escavadeira disponíveis no mercado; sendo que cada um deles contribui para a otimização de um aspecto específico dos trabalhos de construção. Os quatro principais tipos de escavadeira são os expostos a seguir.

Escavadeira hidráulica

  • Escavadeira hidráulica

Bastante potente e considerada econômica em função da baixa quantidade de óleo diesel que consome para exercer as suas funções; a escavadeira hidráulica é muito usada em projetos de construções de grande porte; tendo a remoção de grandes quantidades de terra como principal função.

Aterros sanitários, áreas de construção e de mineração são espaços que costumam ter necessidade no uso desta ferramente de modo frequente.

  • Escavadeira de arrasto

Também conhecida pelo nome de dragline, a escavadeira de arrasto não é dos tipos mais utilizados nos dias de hoje; tendo sido mais popular nas décadas de 1960 e 1970.  Composta pela caçamba e um conjunto de cabos – que ajudam a impulsionar máquina e executar a sua função de escavar -; também é voltada para obras de grande porte.

No entanto, vale lembrar que, embora seja capaz de atingir uma área maior de trabalho (principalmente, em função da combinação entre o comprimento dos seus cabos e a sua lança); é uma máquina pouco indicada para trabalhos que exijam níveis altos de precisão ou força.

  • Escavadeira a cabos

Impulsionada por motores elétricos, a escavadeira a cabos funciona com cabos de pequeno porte. Nos últimos anos, vem sendo substituída pela escavadeira hidráulica ou elétrica com certa frequência. Isso porque estes modelos oferecem mais praticidade e eficiência em razão de cabos de maior porte.

  • Retroescavadeira

Considerada uma máquina derivada do trator agrícola, a retroescavadeira é o resultado da junção entre a escavadeira hidráulica e uma caçamba frontal. Assim, permite o carregamento de materiais em grande quantidade. Entre todos os tipos de escavadeira, esta é a mais utilizada no ambiente rural.

Isso porque sua versatilidade é grande, podendo auxiliar na abertura de valas e valetas que podem ser usadas para a construção de tubulações para água e esgoto; além da estruturação de pequenas obras. Sem contar que a máquina também tem a vantagem de facilitar o carregamento de materiais dos mais diversos.

  • Escavadeira manual

A escavadeira manual é mais comum em espaços e empreendimentos de pequeno porte e que sejam de difícil acesso para maquinário pesado. Usada tanto no meio rural como no urbano, ela é operada pelo próprio trabalhador; e empregada em escavações pequenas e pontuais.

Muito usada em atividades agrícolas e que não exigem a remoção de grandes quantidades de terra; a escavadeira manual tem vantagens como o baixo custo e o fato de dispensar alugueis e contratações de maquinário extra ou especialistas.

Vantagens e desvantagens da escavadeira

Embora a escavadeira seja uma máquina bastante útil, também é preciso levar em consideração as desvantagens que podem existir na sua compra. Entre os mais úteis aspectos da máquina, podemos destacar:

  • Profundidade: por contar com braços longos, consegue cavar em grande profundidade; indicando possíveis problemas no solo a ser trabalhado.
  • Velocidade: a velocidade de trabalho possibilitada pela máquina ajuda a otimizar a produtividade e garantir o atendimento da demanda.
  • Corte de gastos: contar com uma máquina de muitas funcionalidades ajuda a economizar; tanto no aluguel ou compra de maquinário quanto na contratação de diferentes serviços especializados.

Entre as principais desvantagens da máquina, no entanto, podemos citar:

  • necessidade de grandes espaços (de trabalho e para armazenamento posterior)
  • preço elevado da máquina escavadora

Escavadeira na grama

Como operar uma escavadeira

Conforme citado anteriormente, o manuseio de uma máquina como esta é algo que deve ser feito de maneira bastante cautelosa. Por isso, cursos específicos para operador de escavadeira são comuns no mercado; ajudando para a obtenção da licença exigida no mercado e para que sejam evitados quaisquer tipos de acidentes no dia a dia.

Além de estar a par das instruções contidas no manual de instruções, o operador também deve testar a máquina e sinalizar adequadamente o local a ser trabalhado.

Distrações como conversas, celulares e o consumo de cigarros na hora do manuseio também devem ser evitados; assim como a escavação em terrenos próximos a grandes inclinações ou linhas elétricas.

Vale lembrar que as condições e os limites da escavadeira também devem verificados e respeitados pelo seu operador. Além disso, é válido citar que o operador do maquinário deve sempre estar devidamente equipado; usando capacete, protetores auditivos, botas e luvas de segurança.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo