Esportes com cavalos são praticados desde a antiguidade

Inicio » Agronegócio » Esportes com cavalos são praticados desde a antiguidade
07/12/2020 Por
Esportes com cavalos são praticados desde a antiguidade

O cavalo é um dos animais mais antigos domesticados pelo homem, ao lado de animais leiteiros como cabras e vacas por exemplo. Assim, ao longo do tempo, a relação de proximidade com os equinos foi se estreitando, e surgiu a prática de esportes com cavalos.

Os esportes com cavalos são possíveis graças à inteligência e docilidade dos animais, além de seu excelente porte físico.

Esportes com cavalos

Quais são os esportes com cavalos?

Os cavalos acompanham o ser humano em muitas atividades, principalmente no dia a dia no campo, para organizar o gado e mais algumas atividades agrícolas. Porém, os cavalos também fazem parte de atividades de lazer, para passeios nas fazendas, terapias e é possível até praticar esportes com cavalos.

Uma das principais e mais conhecidas atividades é o hipismo. Essa prática compreende todas as atividades desportivas que envolvam o cavalo. Dessa forma, essa atividade agrega sete modalidades, das quais três delas são olímpicas: Concurso Completo de Equitação (CEE), salto e o adestramento.

As outras provas com cavalos são de rédeas e atrelagem, enduro e volteio, que também são reguladas pela Federação Equestre Internacional (FEI). Já o polo equestre é orientado pela Federação Internacional de Polo.
Conheça melhor algumas dessas provas de cavalos:

Provas equestres

  • Polo: na competição de cavalos, é uma das provas mais conhecidas. É praticado em equipe, com quatro cavaleiros de cada time. O jogo consiste em bater em uma bola com um taco para levá-la até a baliza do adversário. Alguns cavalos de competição utilizados nessa prática são o Puro-Sangue Inglês, Quarto de Milha, Mangalarga e Crioulo;
  • Volteio: essa é uma modalidade que envolve técnica e equilíbrio. Durante a prova, o chamado volteador faz algumas acrobacias se equilibrando em cima do lombo do cavalo enquanto o mesmo galopa. Essa prova demonstra muita cumplicidade e respeito entre o animal e o cavaleiro;
  • Saltos equestres: é um dos mais populares dentre as provas equestres. Nesse esporte o cavalo deve realizar movimentos sincronizados, pulando alguns obstáculos que seguem um trajeto determinado;
  • Doma clássica: chamada também de adestramento, onde o animal deve realizar provas com equilíbrio e harmonia, atendendo aos comandos do cavaleiro;
  • Cross-country: essa prova integra a doma e o salto. Porém, pode ser praticada separadamente em competições locais. No cross-country, são testadas em uma corrida de obstáculos a velocidade, capacidade de salto e resistência.

Esportes com cavalos

  • Corrida a galope: talvez seja um dos esportes mais antigos, datando da Antiga Grécia. Nesta corrida, quem assiste pode apostar nos animais preferidos. As raças que normalmente participam desta modalidade são os Puro- Sangue e Quarto de Milha;
  • Enduro: essa modalidade leva em consideração a velocidade, habilidade e resistência, não só do cavalo mas também do cavaleiro. No enduro é preciso percorrer longas distâncias em um dia. Porém, é realizado em etapas, tendo obstáculos naturais pelo caminho. Ao fim de cada etapa, veterinários devem examinar o cavalo para avaliar se estão em condições de seguir a prova.

Por fim, esses são alguns exemplos de esportes com cavalos, praticados por várias civilizações ao redor do mundo desde a antiguidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo