Expo Umuarama tem 46ª edição suspensa em decorrência do Coronavírus

Inicio » Agronegócio » Expo Umuarama tem 46ª edição suspensa em decorrência do Coronavírus
01/04/2020 Por
Expo Umuarama tem 46ª edição suspensa em decorrência do Coronavírus

O grande evento agro da cidade paranaense, Expo Umuarama, ocorreria de 12 a 22 de março de 2020, mas, para preservar a saúde do público em razão do surto de Coronavírus, os organizadores decidiram suspendê-lo. Sem dúvida, a maior atração da cidade de Umuarama, a Expo Umuarama, é o local ideal para os interessados no setor de agropecuária no Paraná. O evento reúne as novidades tecnológicas do setor e atrações de grande popularidade, como gastronomia, shows e rodeios.

A expectativa para a edição deste ano da Expo Umuarama era atrair 210 mil pessoas e gerar 65 milhões em negociações comerciais.

Expo Umuarama

O que é Expo Umuarama?

Expo Umuarama com certeza é o maior evento agro da região noroeste do Estado do Paraná. Seu objetivo é demonstrar a força econômica do município de Umuarama, assim como da região que ocupa no Estado.

Pode-se dizer que a Expo Umuarama é o encontro do que há de melhor e mais inovador na pecuária e na agricultura no Estado e também uma celebração da cultura rural.

Além de exposição de recursos tecnológicos modernos relacionados à área, estandes de exposição de produtos, de prestação de serviços e workshops, o evento também promove atrações culturais relacionadas ao mundo agro.

A Expo Umuarama há muito se tornou um evento tradicional e aguardado no calendário não só do município, mas também no setor agro como um todo. A edição de 2020 celebrou, até onde possível, a 46ª edição nacional e a 19ª internacional.

As atrações da Expo Umuarama

A Expo Umuarama pode ser dividida em quatro setores.

Comercial

Área reservada para receber expositores dos mais variados segmentos, principalmente indústria e comércio.

O local de exposição é o parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega, com infraestrutura de ponta e que conta com 2 mil metros quadrados para receber expositores do país inteiro.

No espaço, as inovações tecnológicas do setor agro se destacam, rendendo muitas oportunidades de negócios e networking. O mesmo quanto aos estandes de prestadores de serviços que certamente buscam aproveitar a oportunidade para atrair os melhores clientes com ofertas especiais.

Animal

O setor animal da Expo Umuarama, sem dúvida, é marcado pelos leilões de gados de corte e de corte especial. Também marcam presença os leilões de touros multi raças e de cavalos.

Os leilões do setor animal da Expo Umuarama estão abertos para todos os tipos de criadores, dos mais experientes e abastados aos jovens iniciantes. Estes, aliás, contam com um leilão de gado de corte exclusivo.

Expo Umuarama

Rodeio

Já na parte de puro entretenimento, o show de rodeio sem dúvida é um dos grandes destaques e conta sempre com casa lotada.

São pelo menos 6 dias de muita adrenalina acompanhando o esforço dos melhores peões do circuito country nacional de se manterem em cima de touros e cavalos bravos.

O objetivo dos peões é conseguir boas montarias para receberem as melhores notas dos jurados. O maior desafio é se manter 8 segundos sobre os animais ariscos e evitar ser pego pela fúria destrutiva deles.

Os locutores e a equipe de sonoplastia típicas desse tipo de evento com certeza colaboram para garantir emoção do início ao fim, construindo toda a atmosfera que um bom rodeio deve ter.

Shows

Sertanejo certamente não falta na Expo Umuarama. Os shows do evento costumam atrair milhares de pessoas.

Sem dúvida, um dos grandes méritos da Expo Umuarama é a sua capacidade de fechar shows com a nata do sertanejo nacional.

Na edição de 2020, que teve que se encerrar de maneira precoce, por exemplo, a programação de shows era a seguinte:

  • Thaeme e Thiago: simplesmente a dupla sertaneja do momento. Vem encantando o público com a harmonia afinada e letras que tocam fundo no coração;
  • Marília Mendonça: a Rainha da “sofrência”. Marília Mendonça explodiu no ano passado com os seus hits de letras intensas que atingem em cheio o público feminino. Afastada por licença maternidade, Mendonça agora está de volta e vem com a corda toda;
  • Gustavo Lima: um ícone do sertanejo que consolidou seu nome no cenário musical nos últimos anos com as suas músicas dançantes. Um verdadeiro “arrasta multidões”;
  • Lauana Prado: desde a sua participação no programa musical The Voice Brasil, a carreira de Lauana Prado decolou e não para mais de crescer. Participa frequentemente dos principais shows do país e vem aumentando a sua numerosa legião de fãs todos os dias.

Expo Umuarama: ingressos

Para a edição deste ano, os ingressos da Expo Umuarama, chamados de “passaportes”, foram divididos em “Padrão”, “Vip” e “Camarote”, todas com direito a meia entrada ou uso de cupons promocionais.

A entrada Padrão estava no valor de 70 reais, a Vip, 100 reais, e a Camarote, 220 reais. Todas incluíam o acesso aos shows dos artistas convidados.

O evento estava marcado para ocorrer de 12 a 22 de março, mas necessitou ser interrompido por questão de força maior.

Expo Umuarama

A Expo Umuarama 2020 e o Coronavírus

Infelizmente, o surto de Coronavírus que se transformou em uma pandemia, atingindo vários países, chegou com força no Brasil no começo do ano e atingiu ponto crítico justamente no transcorrer de março, em meio à semana de estreia da Expo Umuarama 2020.

Inicialmente, os organizadores do evento, a Sociedade Rural, emitiu nota no dia 13 de março, um dia após a abertura da exposição, assegurando que a programação da Expo Umuarama não iria sofrer alterações por conta do Coronavírus.

Isto porque, segundo os responsáveis, até aquele momento não havia uma orientação técnica-científica oficial recomendando o cancelamento do evento.

No entanto, 4 dias depois, com o agravamento da crise do vírus no país, a manutenção do evento ficou insustentável e o governo do Paraná recomendou, por decreto, a suspensão de atividades que reunissem grande concentração de pessoas.

Ainda está em estudo a forma de devolução dos valores dos ingressos já vendidos, mas a Sociedade Rural informou que a devolução será feita tão logo a situação no país se normalize. Também está em estudo a continuidade do evento em outra data.

Eventos agro

Vários eventos agro ficaram comprometidos com a crise do Coronavírus, que promete durar meses e afetar drasticamente a economia. Muitos já foram suspensos, como a Expo Umuarama, ou estão sob ameaça.

A seguir, uma lista dos principais eventos agro, que podem ou não acontecer:

  • Agrishow;
  • Megaleite;
  • Expointer;
  • Festa do Boi;
  • Expo Londrina;
  • Expogrande;
  • Tecnoshow;
  • Expozebu;
  • Show Rural Coopavel;
  • Expoinel;
  • Tecnoteste.

Com certeza, a Expo Umuarama está presente no calendário de principais eventos do setor agro brasileiro. Vale a pena ficar de olho nas próximas edições.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo