Expoflora, maior festa de flores da América Latina, ocorre em Holambra

Inicio » Agronegócio » Expoflora, maior festa de flores da América Latina, ocorre em Holambra
01/09/2020 Por
Expoflora, maior festa de flores da América Latina, ocorre em Holambra

Mais de 300 mil turistas visitam todos os dias do evento conhecido como Expoflora. O evento Expoflora ocorre há mais de três décadas na cidade paulista de Holambra, local que conheceu a técnica do cultivo de plantas e flores por meio de imigrantes holandeses. Esse aprendizado deixou marcas profundas na cidade que hoje é conhecida como a Capital Nacional das Flores, por ser o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país.

Holambra responde por 50% das vendas do mercado de floricultura e abriga a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina: a Expoflora.

Expoflora

O que é a Expoflora?

Expoflora é um evento anual que marca o início da primavera, promovendo uma grande exposição dos mais diversos tipos de flores produzidos pelos produtores locais e também de outras regiões de Holambra, cidade que organiza o evento. A 120 km da capital paulista, o município conta atualmente com 14 mil habitantes e reúne mais de 400 produtores de plantas.

A Expoflora teve a sua primeira edição em 1981. No único dia da edição, recebeu mais de 12 mil visitantes. Atualmente, a Expoflora recebe mais de 300 mil turistas.

Tamanha popularidade certamente oferece ótimas oportunidades de negócios aos expositores que, com certeza, aproveitam o evento para apresentar os seus melhores trabalhos, realizar vendas, obter contatos, fechar parcerias, além de se inteirarem sobre as principais novidades do setor.

A principal atração, sem dúvida, é o hall de exposição das flores. A quantidade de espécies impressiona pela beleza do colorido e riqueza de detalhes. São mais de 2500 variedades que apresentam para os visitantes da Expoflora um verdadeiro mundo de flores.

Mas o local de exposição não é a única atração do evento. Todo final de tarde há um evento marcado no palco conhecido como “Palco do Moinho”. Neste local ocorre um espetáculo chamado de “Parada das Flores”. Reúne-se todos os artistas expositores para um desfile que atravessa todo o recinto.

Atrações da Expoflora

Outra atração popular na Expoflora é a “Chuva de Pétalas” que ocorre ao chegar no Palco do Moinho para assistir à Parada das Flores. O trajeto até o local é marcado pela marcha do público que se desloca ao som de muita música calcada na cultura holandesa e de clima muito descontraído.

Ao chegar no local do espetáculo, um equipamento dispara 150 quilos de pétalas de flores que se espalham no ar, inaugurando o início do show com uma cena certamente inesquecível.

Além desses eventos, a Expoflora oferece ao público outras atrações ligadas ao universo das flores:

  • Exposição de arranjos e florais;
  • Mostra de paisagismo e jardinagem;
  • Mini sítio;
  • Museu.

A região ainda conta com passeio turístico e parque de diversões, entretanto, essas atividades não estão inclusas no ingresso de acesso ao parque onde ocorre o evento da Expoflora.

Expoflora

Origem da Expoflora

A Expoflora nasceu da iniciativa de produtores de flores e plantas filiados a Agropecuária Holambra em 1981.

Holambra, antiga colônia holandesa, herdou dos colonizadores a cultura pelo cultivo de plantas e flores, atividade que se mantém forte na cidade até os dias atuais. Metade das vendas do mercado de floricultura tem origem na cidade paulista.

Com a intenção de atrair turistas, realizar vendas e fechar negócios, os produtores da cidade decidiram fazer um evento para marcar o início da estação, sem dúvida nenhuma, mais amigável para as flores: a primavera.

O sucesso foi sentido logo de cara: mais de 12 mil pessoas compareceram ao evento no seu único dia de exposição.

Nas edições seguintes, novas atrações, expositores e dias foram adicionados no evento de forma gradual até chegar ao modelo na qual ficou consagrado e que reúne todos os anos mais de 300 mil turistas. A Expoflora inicia no final de setembro e se estende até o fim de agosto, anualmente.

O nome “Holambra” certamente tem influência do vínculo que a cidade tem com a cultura holandesa, mas reúne outros elementos. O nome é derivado da junção de “Holanda”, “América” e “Brasil”.

Apesar do passado de ligação holandesa, a cidade não se constitui uma reprodução integral da estética e hábitos da nação europeia. É um típico município brasileiro de vida pacata, apesar de próximo de grandes centros urbanos, mas com alguns aspectos que remetem à cultura holandesa, especialmente na época da Expoflora.

Expoflora

Mercado de flores no Brasil

O setor de floricultura no Brasil com certeza tem mostrado desempenho animador apesar da crise econômica dos últimos anos. O setor teve crescimento de 7% em 2019, gerando 209 mil vagas de trabalho.

As vagas criadas pertencem principalmente ao varejo (54%), seguido pela produção (39%), atacado (4%) e em outras funções (3%).

O Brasil tem cerca de 8.300 produtores de plantas que contam com 60 centrais de atacado (nesta categoria pode-se se incluir as cooperativas). O número de atacadistas e prestadores de serviço chega 680 e os pontos de comércio varejista chegam a 20 mil.

O país tem à disposição 15.600 hectares de áreas cultivadas, número que coloca o Brasil na oitava posição entre os maiores produtores de plantas ornamentais do mundo.

Na edição de 2019, dados do instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) estimaram lucro de 8,5 bilhões de reais da Expoflora. Calcula-se que a exposição anual movimenta cerca de 24 milhões de reais na economia dos municípios localizados próximos à cidade sede do evento, Holambra. Durante o festival, são geradas 1500 vagas de trabalhos diretas e 5 mil vagas indiretas.

Expoflora 2020

A Expoflora 2020 está marcada para iniciar em 28 de agosto e encerrar em 27 de setembro. O horário de programação é das 9 às 19h.

O valor de ingresso da Expoflora varia conforme o período de aquisição e os serviços a serem solicitados. Ingressos adquiridos até 27/05, por exemplo, estão saindo pelo valor de 16 reais, mesmo valor do passeio turístico (preços do passeio turístico estão sujeitos a reajustes sem aviso prévio). As refeições até essa data saem no valor de 31 reais.

Depois do dia 27, os ingressos de entrada e do passeio turístico aumentam para 20 reais e as refeições para 39. Conforme o avançar das datas, os preços são reajustados e,  para adquirir ingresso no dia do evento, terá que desembolsar 56 reais para entrar no parque que sedia a Expoflora, 30 para o passeio turístico e 46 reais para a refeição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo