Expolondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina)

Inicio » Agronegócio » Expolondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina)
01/04/2020 Por
Expolondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina)

2020 marcaria a 60ª edição da Expolondrina, o evento agro mais importante da cidade de Londrina. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do agronegócio nacional, a Expolondrina é um dos principais eventos do setor no Estado do Paraná e o mais importante da cidade de Londrina e região. Tradicionalíssimo, a edição de 2020 marcaria o 60ª ano do evento.

Com muita informação e atividades comerciais, a Expolondrina também é marcada por grandes espetáculos musicais e entretenimento para toda a família. O evento estava marcado para ocorrer em abril, mas com a epidemia do novo Coronavírus, teve que ser cancelado.

Expolondrina

O que é Expolondrina?

Expolondrina é um evento agro que ocorre na cidade de Londrina, um dos principais municípios do Estado do Paraná.

O evento tem como proposta promover o desenvolvimento do agronegócio nacional ao propiciar o encontro de importantes players do setor, organizar palestras, workshops, comercialização de produtos e serviços, apresentação de novas soluções, além de oficinas e debates sobre a área.

A Expolondrina tem como objetivo não só estimular a especialização e profissionalização dos produtores, mas também fornecer uma experiência agradável para toda a família.

Há atrações mais técnicas para os trabalhadores do meio, mas há atrações de entretenimento voltadas para todos os públicos, contudo, ainda dentro do tema country.

Milhões de reais são comercializados todos os anos dentro da Expolondrina e o evento favorece não só o setor agro, mas outros setores do Estado do Paraná, como a hotelaria, trabalhadores autônomos, comércio local e o circuito cultural da região.

A Expolondrina ocorre tradicionalmente durante 10 dias no primeiro semestre do ano. O local do evento é o Parque Governador Ney Braga, localizado na Av. Tiradentes, 6275, na cidade de Londrina, Paraná.

A Expolondrina 2020

O ano de 2020 estava marcado para ser o ano que celebraria uma data expressiva: a 60ª edição da Expolondrina. O número deixa claro o sucesso do evento e sua importância econômica e cultural na cidade.

A sua longevidade demonstra sua capacidade de gerar grandes negócios e, ao mesmo tempo, fornecer entretenimento não só para os empreendedores rurais, mas para todo o círculo familiar.

No entanto, o festejo de data tão expressiva e simbólica teve seus planos interrompidos de última hora.

O novo Coronavírus que eclodiu na China em novembro de 2019 começou a se espalhar rapidamente para outros países devido ao contexto globalizado que vivemos.

Não demorou para aportar no Brasil já em meados de fevereiro e veio a ganhar força nos meses de março e abril.

O surto do novo Coronavírus virou uma epidemia e logo foi classificado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, quando há focos de transmissão de doença contagiosa em mais de um país.

Apesar de ter letalidade baixa, a doença se transmite muito rapidamente com o contato entre pessoas, facilitando a propagação, aumentando índice de mortalidade e colapsando sistemas de saúde.

Como ainda não há vacina que combata esse vírus, não há como impedir a sua propagação e seus efeitos, no máximo retardar o seu ataque.

A ideia é mitigar o contágio para tornar possível o atendimento público das pessoas que vierem a apresentar sintomas da doença ou que precisarem dos serviços de saúde para tratar de outros problemas.

Expolondrina

Cancelamento

Uma das poucas medidas para se prevenir contra a dramática proliferação do vírus é higienizar mãos e objetos e assegurar o distanciamento social. Tal medida requer a restrição de grande número de pessoas reunidas em um mesmo lugar, característica típica de eventos de qualquer natureza.

Por esse motivo o mundo dos negócios e entretenimento teve que adiar ou cancelar planos no país e no mundo, como foi o caso de shows de música, eventos esportivos e eventos agro.

A Expolondrina 2020 foi mais uma das exposições que tiveram de ser canceladas em razão do novo vírus.

Apesar do evento marcado para ocorrer de 9 a 19 de abril, mais de um mês depois dos primeiros casos de contágio do novo Coronavírus no país e das primeiras ações das autoridades públicas para minar a epidemia, abril é o mês previsto para registrar o pico de contaminações no Brasil.

Acresce o fato da previsão desse problema se estender por meses. Colocando todos os fatores em consideração, os organizadores da Expolondrina se viram obrigados a cancelar a exposição.

Tanto o Ministério da Saúde como o prefeito da cidade recomendaram a não realização desse tipo de evento.

Futuro incerto

Ainda não se sabe se a Expolondrina será realizada ainda em 2020. É uma possibilidade, mas os organizadores do evento já admitem tal opção ser muito difícil de vir a se concretizar.

Os custos de bancar uma nova exposição de tamanha magnitude sem dúvida são elevadíssimos e não se há certeza quanto à resolução da crise epidemiológica.

A hipótese mais provável e á de realizar a Expolondrina em 2021 e deixar 2020 passar em branco.

Ainda não se sabe como e quando vai ser a devolução do dinheiro de quem já comprou ingressos e espaços publicitários.

Expolondrina

Ingressos Expolondrina

Os ingressos Expolondrina estavam sendo comercializados por lotes e de acordo com o tipo de evento pretendido.

Por exemplo, havia ingressos para os shows de rodeio.

O lote 1 para o dia 17 estava no valor de 18 reais.

O lote 1 para rodeio do dia 18 de abril estava custando 20 reais.

O rodeio do dia 19, de 22 reais.

Certamente se tratava dos ingressos mais econômicos, pois os de shows estavam um pouco mais salgados.

Marília Mendonça era uma das artistas convidadas para cantar na Expolondrina. O valor de entrada para o seu show era de 35 reais.

Os shows de Lauana Prado e da dupla Maiara e Maraisa, no dia 11/04, custavam 30 reais.

O cantor Thiaguinho e o DJ Dennis tinham os ingressos de suas apresentações com valor de 25 reais.

Gusttavo Lima era outro nome forte a participar do evento. Entraria no palco no dia 12/04 com ticket de entrada com valor de 30 reais.

Nomes como Zé Neto e Cristiano e Henrique e Diego eram outros confirmados para a Expolondrina.

Já os ingressos para participar da feira Expolondrina tinham valor de entrada de 14 reais, inteira, e 7 reais meia entrada, no meio da semana. Nos finais de semana, esses valores aumentavam para 16 e 8 reais, respectivamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo